A internacionalização dos clubes e o drama brasileiro
Erich Beting
Ontem, no Canadá, o time do Manchester City anunciou um acordo com a EA Sports para a criação da primeira plataforma de games de um clube. O negócio envolve o desenvolvimento de jogos com os atletas do City, que poderão ser consumidos pelos torcedores em todo o mundo. O anúncio foi feito durante a pré-temporada que o clube inglês realiza em solo canadense, quando a EA Sports aproveitou a presença dos atletas do time para montar os bonecos que serão usados nos jogos virtuais. A situação vivida pelo City mostra exatamente o quão distante os clubes brasileiros estão de um projeto de internacionalização.
As recentes matérias publicadas pelos jornais estrangeiros sobre o Corinthians (a enquete do Guardian sobre o clube ou a CNN considerando o Timão um clube pequeno) revelam o drama que os clubes brasileiros encontram hoje para serem marcas internacionais. Quase ninguém conhece o futebol que é praticado no Brasil, mesmo com toda a fama da seleção brasileira mundialmente. Os problemas que levam a esse cenário são vários. Vai da incompatibilidade de datas para o time brasileiro excursionar no exterior, passa pela falta de divulgação dos campeonatos da América do Sul nos outros mercados e, claro, envolve também a falta de um projeto claro de fortalecimento de marca dos clubes.
Há cerca de 20 anos o Manchester United começou um projeto para fazer com que sua marca se tornasse mundialmente conhecida. Jogar a Liga dos Campeões da Europa, apostar na internacionalização da Premier League e passar a levar o time para fazer pré-temporadas no exterior foram as principais medidas adotadas. Junto a isso, o clube adotou um projeto para venda de produtos em toda a Europa. O que mais motivou o Manchester a fazer isso? Dinheiro. Na Inglaterra, os Diabos Vermelhos estavam muito longe de serem os donos de maior torcida e, mais do que isso, de maior arrecadação com patrocínios e venda de produtos. Nem mesmo em Manchester eles eram dominantes. Com a estratégia de ampliação global de sua marca, impulsionada anos depois com o surgimento de David Beckham, os Diabos ganharam o mundo e o topo do ranking de faturamento entre todos os clubes de futebol do mundo.
O modelo do Manchester passou, então, a ser copiado pela maior parte dos grandes clubes que atualmente são famosos no futebol mundial. Barcelona, Real Madrid e Milan foram os mais eficientes nessa estratégia. Depois vieram, com certo atraso, os times ingleses que estavam derrubados financeiramente, sendo Chelsea e Arsenal os dois melhores exemplos desse processo de expansão de marcas, e clubes de outros países, como Internazionale e Bayern de Munique.
Como marcas globais, esses clubes passaram a realizar os mais diferentes tipos de acordos. Geralmente, seus patrocinadores são empresas de alcance global, que pagam dezenas de milhões de euros para estamparem suas marcas na camisa dos times. Outras companhias unem-se a esses clubes para explorar novos mercados, como fizeram recentemente Concha y Toro e Manchester, numa estratégia de ampliação da marca dos Diabos Vermelhos na América do Sul.
Durante esse processo, esses clubes agiram como empresas em busca de novos mercados. Estudaram a força de suas marcas, montaram um plano de expansão para o exterior e passaram a levar seus produtos até esses países. Foi assim que o continente asiático gerou fortunas para Manchester, Real Madrid e Barcelona, principalmente. Com a estagnação da Ásia (os clubes já se estabeleceram por lá, não há muito mais o que ser feito), a estratégia mudou um pouco. Até por interesse dos patrocinadores, o foco passou a ser a América do Norte e a África, dependendo do clube e da empresa que o patrocina. Agora, o foco passa a ser a América do Sul e, especialmente, o Brasil.
Enquanto isso, os clubes brasileiros não conseguiram descobrir qual o seu real mercado consumidor dentro do próprio país. Pesquisas sobre tamanho de torcida podem ajudar a dar uma base para os clubes trabalharem, mas não são eficientes para conhecer quem é, de fato, um consumidor de produtos de um clube. Depois dessa etapa ser cumprida é que poderemos, de fato, começar um projeto de expansão da marca dos clubes para o exterior. Só que a primeira coisa que precisa mudar é a mentalidade do clube. A ida para o exterior não pode significar status, mas sim estratégia comercial. O torcedor pode querer tirar sarro do rival por ele disputar um torneio no exterior e o outro não, mas dentro do clube a mentalidade tem de ser completamente diferente.
Do contrário, continuaremos a confundir internacionalização com jogar uma partida fora do Brasil. Enquanto o Campeonato Brasileiro de futebol for totalmente desconhecido do estrangeiro, de nada vai adiantar, durante uma ou duas semanas, um time do país atuar noutro lugar. Será mais ou menos como um Al Nasr ter disputado o Mundial de Clubes da Fifa em 2000 aqui no Brasil. Um completo estranho que esteve aqui como figurante de uma competição.
Para ser uma marca global os clubes precisam ter projetos globais. Mas, antes disso, precisam conhecer qual o seu mercado interno. Ainda levará um certo tempo para todos terem a consciência disso.
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Cristiano Sapata
23/07/2011 23:55:26
Sensacional!!! Parabéns Melk, você conseguiu expressar o que penso tbm... Parabéns!!!
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Cristiano Sapata
23/07/2011 23:39:45
Meu Deus!!!!Se o Real Madrid, tem figo, Zidane, Raul, Roberto Carlos, Ronaldo, Beckham e etc. Eles são os melhores, se clubes brasileiros fazem isso é tiro no pé, SENSACIONAL!!!!
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Cristiano Sapata
23/07/2011 23:34:49
Como internacionalizar uma marca, se o nosso campeonato não passa lá fora. Aqui somos obrigados assistir um bando de pernas de pau em "grandes jogos" como Málaga x Villarreal (Super empolgante) Portuguesa x Vitória - BA pela 2º divisão é melhor que isso. Alguém poderia me explicar, como o inter vai expandir o seu mercado dentro do Brasil?? - Não é nada contra o inter, acho espetacular o seu plano de sócios, estrutura e camisa, mas como o cara que mora no Pará, vai deixar de comprar a camisa do seu time para comprar a de outro. Eu não faço isso!!! Nem de estrangeiros compro, imagina de um concorrente!!!
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Erich Beting
22/07/2011 18:10:36
Alexandre, depende demais de estudo de mercado. Com certeza o Chivas estudou o mercado para fazer isso. Não dá para achar que é possível fazer uma filial sem estudar antes qual o potencial de negócio desse novo clube. Os clubes europeus perceberam que o melhor é, na verdade, levar o time "original" para lá, já que na verdade é ele o objeto de desejo do torcedor. Um abraço, Erich
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Erich Beting
22/07/2011 18:07:14
Lázaro, realmente não me lembro de ter escrito sobre isso. Um abraço, Erich
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Erich Beting
22/07/2011 18:03:51
Eduardo, quem vende o campeonato é o dono dele, não é a TV. O responsável pela venda para o exterior é o clube. O embasamento para isso não é lógico, é legal, mesmo. A TV não pode vender algo que não seja dela. Um abraço, Erich
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Gledson
22/07/2011 17:39:19
Erich, mais uma vez brilhante a sua análise. Parabéns. Só que não vejo saída no Brasil, uma vez que todos os clubes dependem único e exclusivamente do dinheiro de verbas da TV, e com isso, se submetem a tudo que essa emissora eles desejam, campeonatos regionais, campeonato nacional longuíssimo, além é claro da vontade de não aceitar qualquer alteração que possam criar uma concorrência dentro da grade de televisão. Viveremos eternamente dos restos que sobrar do mercado, infelizmente.
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marco matheus
22/07/2011 17:36:28
Erich Beting - Soluções para o futebol em termos de MarketingSou publicitário. E fico pensando em como em termos de Marketing a Copa do Brasil e o Brasileirao sao atrasados. NAO EXISTE um logo oficial do evento!!!-Campeonato Brasileiro: A Abertura do Campeonato Brasileiro Poderia ser sempre com o TIME CAMPEAO do Ano Anterior no primeiro fds de MArço. -Copa do Brasil: FINAL poderia ser no estádio Nacional de Brasilia no dia da independencia do Brasil em jogo único. Seria um evento excitante.-Times que participam da Libertadores deveriam sim participar da Copa do Brasil. [Poderia sim se condensar o campeonato estadual]-Abertura da copa do Brasil poderia ser com o Time Campeão da copa Anterior.-campeonato estadual: A Padronização da formula, padronização da Taça, [todas as taças seriam iguais, mudando apenas o Logo]. E padronização das Datas.B Criaçao de logos, e mascotes fixos. Entre outras.
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Wilson Toshiro Nakamura
22/07/2011 17:06:06
Erich,Parabéns pelo excelente texto. Até que enfim vejo alguém com projeção na mídia falar sobre internacionalização de clubes de futebol. Na condição de membro do Conselho Deliberativo da S.E. Palmeiras e professor e consultor de finanças, tenho essa questão da internacionalização como uma das minhas bandeiras para levar o Palmeiras para cima. Mas, concordo com você, antes que fazer a lição de casa internamente. Male mal conhecemos nossos torcedores locais. O que dizer dos simpatizantes do exterior.
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Manu Corinthianu
22/07/2011 15:51:25
Ah é, meu amigo Roberto? Então diz ai qual time brasileiro é realmente conhecido lá na Europa. Eu quero dizer realmente conhecido, e não simplesmente lembrado por ter sido rival de um europeu em algum torneio, ou mesmo por ser um bom fornecedor de pé-de-obra pra eles.Ah mas eu quero ver quando o Timão ganhar a Libertadores, todo esse papinho ir por água baixo.....
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Miranda
22/07/2011 15:19:53
Prezado Danilo,o Brasil não é o pais do futebol. Os clubes brasileiros são pouco conhecidos lá fora. E sem um investimento pesado da CBF e dos proprios clubes para reforçarem a imagem, o descaso será imenso.O que o Erich postou é a mais pura verdade. O amadorismo que impera nos clubes ´4e impressionante. Quando eu ver uma apresentação de jogadores e patrocinadores como o Milan faz, ai eu poderei começar a mudar de opinião
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alexandre
22/07/2011 15:08:16
Seu texto é verdadeira mas o Corintians nao é referencia lá fora.Nao digo isto para diminuir o Timao mas porque o clube é mesmo regional, no maximo nacional, pois nunca ganhou nada fora do Brasil. Ninguem conhece . Inter, Cruzeiro, Flamengo, Sao Paulo são infinitamente maiores que o Corinthians la fora, digo isto proque ja viajei ao exterior varias vezes e é publico e notorio que o corintians nao tem nenhum apreço lá fora. Alguns sequer o conhecem de ouvir falar.No mais, os clubes brasileiros precisam sim, buscar fazer com que os torneios internacionais sejam prioridades e os campeonatos estaduais fiquem somente para time B ou C ...
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Danillo
22/07/2011 14:42:42
O brasileiro em geral tem uma ideia ingênua sobre o marketing no futebol. Acham que porque o clube disputa um torneio internacional ele é conhecido lá fora. Não é bem por aí.Conforme mostrado na matéria, os clubes europeus fazem todo tipo de merchandising possível com suas marcas e expandem para um mercado global, que vai a todos os países, sobretudo naqueles que o futebol não tem muita força. A estratégia deles é consolidar a marca nestes países e em outros com um forte mercado consumidor, fazendo com que se tornem muito conhecidos em todo o mundo e gerem uma receita muito extensa.É claro que o torcedor não se importa muito em ver seu clube como potência financeira, prefere vê-lo campeão, o que de fato é muito importante. Mas as estratégias de marketing são uma forma de tornar o clube forte e aumentar seu patrimônio. Elas ainda são incipientes no Brasil.
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Eduardo Porto
22/07/2011 12:24:26
O dono dos direitos de transmissão é a TV. Para isso ela paga quase 1 bilhão de reais por ano aos clubes. Criticar é muito fácil. Com todo respeito, mas você adora criticar clubes, cartolas, jogadores e principalmente investidores sem muitas vezes ter um embasamento lógico.
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eury Luiz
22/07/2011 09:35:56
Morei 03 anos na Africa (Africa do sul, Moçambique, Angola e Namíbia) e nunca vi passar jogos do campeonato brasileiro, exceto se voce contrata os serviços da TV globo internacional em Angola.A África portuguesa passam o campeonato portugues diretamente na TV aberta, pra saber os resuiltados do Brasil, somente via internet.Nunca vi camisas de clubes brasileiros, em compensação há muitos de Barcelona, Milan, Manchester United.Realmente fora do Brasil, o campeonato brasileiro perde até do campeonato português !realmente não há interesse e nem conhecem os nomes de times daqui.
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edu mengão
22/07/2011 09:29:54
O nosso grande problema é nossa copa intercontinental (libertadores) permeada de times feios, estádios vazios e campos maltratados, não tem jeito de vender que o futebol da america do sul está no mesmo nível que o da Europa, a copa dos campeõs transmite um charme e superioridade que a Libertadores não tem. O Consumidor de futebol de países sem tradição (oriente, africa, america do norte e oriente médio) querem ver o melhor visualmente, o que é o caso do torneio europeu. por isso sou a favor de houvesse de fato um torneio que envolvesse toda a América, do Canadá até a Argentina, fazendo a Sulamericana ficar no estilo Liga Europa e a Libertadores só com 24 times para se ter apenas a elite mesmo
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neto
22/07/2011 03:41:15
ErichGostei muito do post e concordo com vc dando uma rápida olhada nos comentários em sua grande maioria a paixão clubística e pseudo conhecimento do assunto e gritante o legal e q vc expõe uma nova ótica q já provou ser no minimo eficiente em captação de recursos,e uma área onde realmente os clubes brasileiros gatinham.Parabéns.(Com sua licença #foraricardoteixeira).
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Vinicius - Americana / SP
21/07/2011 22:55:06
acho que antes de vc fazer faculdade...vc deveria fazer o primário...pq seu português é de analfabeto..abraços..
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Valdir
21/07/2011 22:13:35
As Americas deveriam se unir, acabar com esta porcaria de libertadores e criar a Americas CUP, inluindo os times dos EUA, sem lideranca da comebol e gerenciado por um liga Americas dos grandes clubes, nos temos a faca e o queijo para ganharmos o mercado dos EUA, mas deixamos os ratos tomarem conta do queijo.
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Valdir
21/07/2011 22:01:16
O campeonato brasileiro nao existe no mundo. Eu viajo muito para fora do Brasil e "e praticamente impossivel assistir um jogo fora com excessao de ouvir pelo radio ou TV pirata na internet, alias o mesmo vale para a libertadores, ninguem ve, nao passa em nenhuma canal e os horarios dos jogos nao ajudam ( quem ira assistir um jogo que comeca as 3 da manha na europa?). Quando viajo o unico time do Brasil conhecido e o Santos e ainda devido ao Pele, alias os europeus se espantam que o Santos nao e a maior torcida do Brasil. Nota: Sou corintiano e no ano passado o unico jeito de assistir Corinthians e Flamengo na libertadores foi pelo radio, pois eu estava viajando.
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Marcos
21/07/2011 19:28:32
Você sabia que já foi feito isso, em 1987? Pois é; só que ninguém quer reconhecer o real campeão, por pura inveja...
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Marcos
21/07/2011 19:26:25
E os outros 5% são de gaúchos que vivem fora do RS.
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Walter
21/07/2011 19:01:48
Acredito que o problema dos clubes brasileiros são os dirigentes. Todos eles estão num patamar bem inferior em relação aos seu congeneres na Europa e até na América Latina, em termos sócio cultural e escolaridade mesmo (não vou nem falar de ética, indole, honestidade, negociata, etc etc). Se compararmos (é não ousaria fazer isso) com dirigentes da NBA dos EUA, passa a ser cômico. Se compararmos a estrutura de nossos clubes (e vamos nos ater apenas aos 4 ou 5 mais bem preparados - mas os outros fazem parte dessa cultura e temos que carrega-los) vamos ver que não somos nada. Sem paixão clubística alguma, o Corinthians, esboçou uma pequena reação para este objetivo, montando um departamento de Marketing, mas em relação a Real Madri, Barcelona, Manchester, Roma, etc etc não é nada. Estamos uns 50 anos atrás.
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luciano
21/07/2011 17:51:28
5 coisas para melhorar o fut. brasileirotodas as emissoras de tv passarem os jogospatrocionio de alguma marca em que todos possam e utilizem do mesmo sendo que os valores que ele pague irão para a liga em que será para a melhora do campeonato, dos estadios e no tratamento dos torcedoresque seja criado uma liga e não fique nas mãos da cbftodos os times irão receber a mesma quota DE VALORES tanto da liga quanto da tv ou empresas que patrocinem o campeonatotirar das mãos a cbf do ricardo teixeira e outras demais federações de alguns corruptos e colocar com ex jogadores, jornalistas e empresarios que querem ganhar, informar e fazer com que o campeonato seja conhecido no mundo afora.* BONUS - pensar o que fazer com os camp. regionais pois nao vejo diferença alguma em te-los pois a maioria dos times querem ganhar a c. do brasil e o brasileiro e libertadores e sul-americana. camp. regional seriam mais para os times que não estão nas series A ou B. PENSO EU
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Marcelo Testa
21/07/2011 17:42:54
Erich, já pensou em fazer uma matéria pra esse portal mesmo, revelando a falta de investimento em imagem dos clubes brasileiros em relação aos clubes do exterior?? Isso daria uma bela primeira página em tudo quanto é revista especializada, revista Marculina, Jornal, TV e muitas outras midias. Vc sabe inde estão os gargalos pelo que fala na sua postagem de ontem. E muitagente conhece a familia Beting, o que poderia abrir várias portas e mostrar ao grande público esses emaranhados do esporte predileto pelos brazucas!! Sou Torcedor / Sofredor e Fanático do São José Esporte Clube - Águia do Vale.Um grande abraço.Marcelo
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Ademir
21/07/2011 17:41:46
Quando falamos de grandes times no mundo, sempre falamos de times Europeus e sempre os mesmos. Real Madrid, Barcelona, Milan, Internazionali, Manchester, Liverpool.Se levarmos em consideração quantos times existem no mundo, vemos que apenas uma ínfima fatia sabe aproveitar este mercado. Claro que não basta apenas Marketing, um time vive também de suas conquistas, títulos. O Santos, que acredito seja o time mais conhecido fora do Brasil, por causa da era Pelé, teve um momento mágico em sua história e quem sabe com dirigentes competentes volte a ser o que foi na década de 60. O investimento para formar grandes times é a forma inicial de se tornar aos poucos conhecido no mercado internacional. Conquistar títulos importantes, como Libertadores e Campeonato Brasileiro dão destaques na mídia internacional. Mudança no calendário, permitindo ao Clube excursionar na mesma época dos Europeus também vai ajudar. Diminuir o número de campeonatos no ano. São muitas disputas paralelas.Enfim, reorganizar tudo.
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Jonatas
21/07/2011 17:02:13
Ganha prestigio e dinheiro e ainda por cima, coloca seu jogadores na vitrine para possiveis negociacoes com clubes estrangeiros, por isso conta e conta muito para clubes os brasileiros, que vivem infelizmente estrangulados no que diz respeito a dinheiro.
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Raphael
21/07/2011 14:59:45
Erich, sempre acompanho seu blog e realmente é vergonhoso o atraso dos clubes brasileiros nesse aspecto.Um clube como o Flamengo por exemplo, deveria ser muito mais conhecido no exterior do que o Boca Juniors. Além de toda história de conquistas, o Flamengo tem algo que nenhum outro clube brasileiro possui: sua marca tem ressonância com quase todos os atributos da marca Brasil (alegria, espontaneidade, paixão, festa etc). E ainda, situa-se na cidade brasileira mais conhecida no exteiror, símbolo do nosso país e a que mais recebe turistas estrangeiros. Sua imagem está intimamente ligada a um ícone do futebol mundial, o Maracanã.A música brasileira, tão famosa lá fora quanto nosso futebol, possui inúmeros artistas rubro-negros que já cantaram o Flamengo em diversas músicas.Por tudo isso, é impressionante o fato da marca Flamengo não estar entre as maiores do futebol mundial. O mais triste é que dentro em breve, começará a perder espaco até mesmo aqui dentro do país, por mérito dos outros clubes, que trabalham suas marcas de maneira muito mais profissional, mas principalmente, por incompetência de seus administradores que ano após ano não contentes em simplesmente não agir, ainda ajudam a dilapidar este patrimônio maior do Clube de Regatas do Flamengo.Grande abraço
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Danilo Angeloni
21/07/2011 13:00:43
Você só carrega o nome do teu pai mesmo. Vai se basear que ninguém conhece o corintians? Não seria melhor falar de algum time com prestígio internacional? O corintians é um time pequeno com torcida grande, SÓ!
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Henrique Sarmento
21/07/2011 12:28:43
Todos os clubes brasileiros entraram numa arapuca. A marca brasileira mais vendida no mundo é a da seleção, diferentemente de outros países. Enquanto a situação for essa, dificilmente qualquer clube terá sucesso em criar marca no exterior. Quem manda no futebol brasileiro é que mais fatura, competindo com os clubes, sufocando-os com calendário "do soldado do pé certo" e usando os seus jogadores sem custo nenhum. Essa estrutura, de jogos da seleção com mão-de-obra gratuita (para a CBF), recebendo por jogo, venda de jogo para TV, e outra coisa que esteja esquecendo, é de uma rentabilidade astronômica. Os clubes não tem mais uma organização que a represente, assim fica difícil conciliar a ganância da entidade CBF com a sobrevivência dos clubes, até por que cada clube, independente que seja, acha que seus interesses vem na frente dos interesses de outros clubes, olhando o seu próprio umbigo, e não se unir para que exista um calendário racional, que a CBF não seja uma "empresa" apenas pensando em faturamento, até por que não é o objetivo final dela.
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Lázaro Filipe de Souza
21/07/2011 12:06:34
Olá Erich,Souo leitor assíduo do seu blog e me lembro que uma vez você escreveu sobre o site "Bolão Vip".Revirei o blog para ler novamente mas não encontrei.Saberia me dizer quando mais ou menos você escreveu pra eu procurar melhor?Abraço
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Diogo
21/07/2011 11:51:09
Eu nao estou duvidando. Acredito que na loja da Nike haja camisas do Corinthians. Acontence que eu tenho certeza que alguém passando por lá nao saberá de que time é.
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Zuza
21/07/2011 11:29:25
Não tinha pensado nisso. Acho que a camisa do Corinthians ser vendida (ou exposta) em lojas esportiva da europa é por causa do contrato com a Nike que tem, claro, todo interesse.
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Zuza
21/07/2011 11:22:12
O que eu vi Diogo e repito, é que em lojas esportivas quando havia alguma camisa de clube brasileiro era do Corinthians e penso ser isso resultado do marketing corinthiano.
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Gil
21/07/2011 11:12:58
Rapaz, seu comentário está equivocado na parte em que diz que campeonato italinao, inglês e espanhol têm 5-6 clubes disputando o título.Esses 3 campeonatos são rídículos em termos de competitividade.Fica-se um ano inteiro disputando na Inglaterra Manchester United e Chelsea para ver quem será o campeão, Milan e Inter na Itália e Real e Barça na Espanha.Um ano inteiro para o mesmo de sempre.É pior até que o carioca e o paulista, onde temos 4 clubes disputando um troféu em 3 meses.
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brasuca
21/07/2011 11:03:33
Ainda que se concorde que o resultado operacional das agremiações determina o seu tamanho, o corinthians e o flamengo, principalmente, agiram como pequenos no episódio que determinou a extinção do clube dos 13. Este tinha a estratégia (longo prazo) adequada para reverter a pequenez dos grandes clubes brasileiros e, a reboque, levantar os pequenos e médios. Nada a estranhar, entretanto, face à mediocridade dos seus respectivos comandantes (presidentes).
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Cleber
21/07/2011 11:01:51
O Santos F.C é até hoje o time Brasileiro mais conhecido no mundo justamente pelas excursões realizadas mundo afora no anos 60 e 70, excursões estas que lhe custaram várias participações em Libertadores. Prova disso são os constantes convites para inaugurações de Estádio mundo afora; ano passado foram dois, um no México e um nos EUA.Então creio que a Internacionalização dos clubes Brasileiros passa primeiramente pelas excursões pelo exterior, depois divulgações pontuais e fortalecimento do Brasileirão lá fora.
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Cláudio Gouveia
21/07/2011 10:37:54
Erich, nesse caso é um pouco complicado expandir o mercado, já que a mídia se concentra apenas em divulgar massivamente os times de São Paulo e do Rio de Janeiro. Times com grandes torcidas, principalmente de Minas Gerais e Rio Grande do Sul vão continuar potências regionais enquanto essa política de divulgação continuar.Como exemplo, basta citar a transmissão da final da Libertadores de 2009, 2010 e 2011, em que as duas primeiras não foram transmitidas para o país todo, enquanto a última foi.
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Carlos Lira
21/07/2011 09:43:09
Caro,Concordo em grande parte com você. Principalmente quando diz que temos que mudar a nosa mentalidade sobre a realidade regional. Para mim, uma das primeiras atitudes era reformular o Campeonato Brasileiro. Alguns acreditam que vinte clubes é o suficiente para o Brasileiro, mas o Brasil é um país continente (não um minúsculo país como Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha). Daí que defendo duas coisas:1) Acabar com sem vergonhice desses times de empresário e sem torcida (é uma vergonha assistir jogos do São Paulo com 5 mil pessoas, imagina ver 300 pessoas para assiatir um partida desses grêmios Barueri da vida). Em outras palavras, deve-se valorizar equipes com torcida, fazer esses times ressurgirem em nosso país exemplo: Santa Cruz, Paysandu, Remo, Fortaleza e Sampaio Correa. Clubes com torcida, mas que foram excluidos devido a localização geográfica e a economia do futebol (A tv paga 20 milhões para o São Paulo e 900 mil para o Fortaleza na primeira divisão).2) Deveríamos fazer um campeonato semelhante a NBA, criando as ligas (norte e nordeste e centro-oeste e Sul e Sudeste). Realizando, ao final, um play-off entre os campeões de cada liga (seria demais). Assim, estariamos desenvolvendo o futebol em todo o país. Descobririamos mais talentos e gerariamos mais receitas.
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Roberto
21/07/2011 09:37:49
Não quero criar polemica, mas é exatamente pensando dessa forma que os clubes brasileiros de futebol não vão chegar a lugar algum em materia de marketing mundial. Não tive a intenção de criticar o SCCP e sim a "tentativa" de implacar sua "marca" no mundo com 6 contratações virtuais, somente para jornais e TV. Hoje não tem tanta gente idiota como antigamente. Tem que ter titulos internacionais sim, caso contrario não vai ser conhecido.
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Miranda
21/07/2011 09:27:30
Prezado Erich. Concordo integralmente e adiciono um item. Apresentação de jogadores e patrocinadores. É lamentável ver o descaso e a falta de "timming" numa apresentação de jogadores. Corinthians e São Paulo até conseguiram fazer algo proximo do que os clubes europeus fazem quando da apresentação do Ronaldo e Luis Fabiano, respectivamente, mas ainda estamos muito longe do que poderia ser considerado uma campanha de marketing com patrocinadores, vendas de camisa "in loco", sessão de autógrafos, etc, etc, etcEm relação aos patrocinadores, a coisa piora. Não há eventos que privilegiem a empresa numa festa de lançamento, onde o mesmo poderia oferecer seu produto para que haja uma maior socialização e fidelização com o cliente, torcedor. Poderiam reunir a imprensa e apresentá-la ao produtos/empresa para que a mesma divulgasse isso em TV's, jornais, radios e internetO Brasil ainda é um país onde o amadorismo imperaAbraço
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George
21/07/2011 09:23:08
Erich, o futebol brasileiro é "internacionalizado". A "internacionalização" pressupõe um sistema orgânico mundial. Nesse sentido, o que ocorre é que o papel do futebol sulamericano é o de suprir a Europa com seus jogadores fantásticos criados na escola do "futebol arte". Até os anos 60, era frequente clubes brasileiros excursionarem pela Europa (e por outros locais) exibindo o vistoso futebol tupiniquim. Com o tempo, tornou-se mais prático e interessante simplesmente vir aqui e levar esses craques prá jogar nos clubes da Europa. Até mesmo o Mundial Interclubes deixou de ser disputado com uma partida em cada continente, diante da recusa dos europeus em viajarem à América do Sul. Acabou o espaço para a divulgação dos clubes propriamente ditos, manteve-se o status do futebol brasileiro como o de melhor qualidade técnica.Infelizmente, a politicagem nunca permitiu que se formasse uma autêntica "elite de clubes" na América do Sul, tornando a Libertadores um torneio deficitário (menos para os cartolas), ainda que empolgante. Na última edição, tirando o campeão (clube brasileiro), os demais semifinalistas tinham uma estrutura comparável à de clubes de série B ou até C do Brasil. Diversos jogos ao longo do torneio foram disputados em estádios que lembram os de torneios varzeanos do Brasil.
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Marcio
21/07/2011 08:53:17
Assino embaixo, perfeita definição ao termo utilizado pelo jornalista da CNN e sobre as negociações que não deram certo, mas como se trata de Corinthians ganham maior repercução, recentemente um time que se gaba de ser diferenciado tentou contratar o Dunga e o Thiago Melo e receberão um não mas pouco se fala.
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Diogo
21/07/2011 07:33:04
O Corinthians é completamente ignorado aqui. A primeira vez que alguém ouviu falar nesse time na Europa foi quando o Ronaldo se aposentou. Ninguém nem sabe a cor do uniforme do Corinthians aqui na Europa.Infelizmente, a situaçao nao é muito diferente para os outros times.... Somos todos completamente ignorados.
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Diogo
21/07/2011 07:29:04
Moro na Espanha, já morei na França, jogo futebol duas vezes por semana e também posso garantir que ninguém sabe quem é o Flamengo, Corinthians, Cruzeiro... O SPFC e o Santos às vezes (poucas) sao conhecidos de ouvir falar. Nada mais. Ninguém jamais reconheceria uma camisa de um time do Brasil aqui. Sinceramente, o futebol brasileiro é ignorado. A única coisa que sai na TV sao lances muito fantásticos tipo o gol 100 do RCeni, a aposentadoria do Ronaldo, a estréia do Rivaldo e um ou outro lance do Ronaldinho. Se o Adriano voltar a jogar bem talvez comentem aqui alguma coisa. Nada mais, deve dar uns 3 minutos por ano de TV. Se der...
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Diogo
21/07/2011 07:24:47
Sou sao-paulino e reconheço que, embora o corinthians seja muito pequeno em títulos internacionais, é obviamente um time grande do Brasil. Concordo que a CNN, no espírito da matéria, chamaria qualquer time de pequeno fosse os grandes vitoriosos Santos e Sao Paulo FC também chamariam pequenos. Moro na Europa e posso dizer que o futebol brasileiro é completamente ignorado aqui. Ninguém nem sabe qual a diferença entre campeonato estadual e o Brasileiro. Além disso a LIbertadores é vista com desconfiança. Os torcedores e times daqui tem essa mentalidade de que jogar no Brasil é fácil, quero ver jogar na Europa. Será complicado mudar isso. Se os jogadores continuarem saindo do Brasil, Argentina e Uruguai para vir para cá, nao vai mudar nunca. Embora seja óbvio que a Conmebol e a CBF só fazem complicar a tarefa. Sao ridículas e desvalorizam os próprios campeonatos (vide a Copa América disputada junto com o Brasileiro, devalorizando os dois torneios). É triste.
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Eduardo
21/07/2011 06:07:23
Concordo com o Paulo. Eu moro na Holanda e jogo futebol 2 vezes por semana aqui... e, mesmo nesse público, ninguém conhece os clubes brasileiros... Semana passada uma pessoa veio me perguntar se o Ronaldinho ainda estava no Milan... isso porque estamos falando do Ronaldinho e não do Ibson! Muitos sequer sabem quem foi o Zico...
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Eduardo
21/07/2011 06:04:42
Erich, vc acha que necessariamente é preciso explorar o mercado interno primeiro? Ou é possível avançar concomitantemente no mercado interno e externo?Não seria interessante aos clubes negociar os direitos de TV para o exterior a preços "simbólicos", como estratégia de penetração? Devido ao fuso, teriam que ser partidas durante a tarde (o que acontece só de fim de semana). Não me parece dificil ter um "classico nacional" em todos os fins de semana para ser transmitido no exterior.Mas tenho que concordar que se fazer conhecido e expor a marca pode ser condição necessária, mas não suficiente para "ganhar mercado" e gerar receitas, como a estratégia do mercado interno tem mostrado.Forte abraço e parabens pelo blog.
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grendel
21/07/2011 04:54:40
Rafael,Interessante você mencionar a Nike em relação ao Flamengo. Isso é o maior exemplo de fracasso comercial. A fornecedora do Flamengo, já há 2 anos, é a Olympikus (inclusive durante um título brasileiro!). Mas, a maioria das pessoas ainda associa o Fla à Nike. Quando o contrato com a Olympikus acabar, poucos vão lembrar que a Olympikus, um dia, forneceu material esportivo para o Fla. Nada contra uma empresa brasileira fornecendo material esportivo, desde que a empresa monte uma estrutura adequada para promover o clube. No caso do Fla, é o clube que promove a empresa.Mesmo caso aconteceu com o Vasco e a Champs, que não conseguia nem fazer a camisa do Vasco chegar às lojas.
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Rafael de Souza
21/07/2011 01:20:52
Comentando alguns comentários...- O campeonato brasileiro fora do Brasil não é produto. Deixe a ESPN exibir de graça, por uns 5 anos... depois vê se dá pra vender...- Alguns comentaram que no exterior aparecem camisas do Corinthians e do Boca, e percebam que ambos são times da Nike. No Brasil, apesar dela também patrocinar o Flamengo, a Nike tem investido muito no Corinthians, que parece ter aberto as portas pra essas ações, e sempre busca atrair a atenção, desde que trouxe o Ronaldo.- Sou corintiano, e achei a proposta pelo Tevez um absurdo... com essa grana dá pra comprar uns 4 jogadores ótimos, ou investir uma baba no terrão e gerar uns 10 jogadores muito bons... Entretanto acho que a idéia aqui foi outra: quanto o nome/marca Corinthians foi exposta no exterior? provavelmente essa proposta trouxe mais exposição do Corinthians do que o torneio que o Internacional vai participar... O Corinthians está se tornando um especialista em fazer espuma... e acredito que isso é bom...
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