Ainda a tal internacionalização…
Erich Beting
Muitos criticaram aqui o debate que coloquei sobre a internacionalização dos times brasileiros. Calendário, falta de promoção dos campeonatos da América do Sul lá fora e outras coisas foram colocadas como fatores que prejudicam a penetração dos clubes brasileiros no exterior.
Hoje, em entrevista para a imprensa sobre a Audi Cup, em Munique (Alemanha), tivemos mais uma mostra de como é difícil a vida dos clubes brasileiros que desejam ser mais reconhecidos internacionalmente. Os técnicos Massimiliano Allegri e Jupp Heynckes, de Milan e Bayern de Munique, respectivamente, deram sua opinião sobre o que achavam do Internacional, que ao lado das duas equipes e do Barcelona, disputam a competição.
''Conheço bem o futebol da América do Sul. O Porto Alegre sempre tem um time forte, é uma equipe bem treinada. Não seria nenhuma surpresa para mim se jogassem muito bem aqui'', foi a frase usada por Heynckes.
Na sequência foi a vez de Allegri dar a sua opinião: ''Acho que o Porto Alegre sempre tem um grande futebol. É o clube do Pato. E chegam com uma condição física em alto nível, melhor do que a dos clubes europeus. Concordo que não seria surpresa nenhuma se ganhassem aqui'', afirmou o treinador italiano.
Pois bem. Nem mesmo o último time brasileiro a ser campeão do mundo, em 2006, é conhecido dos treinadores de dois dos maiores clubes do mundo. Não é falha apenas do clube, sem dúvida. Mas é uma clara mostra de que ainda é preciso percorrer um longuíssimo caminho para que os clubes brasileiros comecem a ser mais internacionais. E não basta apenas jogar no exterior para isso.
-
Márcio Souza
27/07/2011 16:52:48
O desconhecimento sobre times estrangeiros também é generalizado no Brasil. Aqui, La Liga é LDU e há confusão quanto "o Roma" ou "a Roma". Também chamamos o Manchester United de Manchester e não de United como o mundo todo faz. Real Madrid, aqui é Real e não Madrid (metade dos times da Espanha possuem a expressão Real).
-
Marcelo Uezu
27/07/2011 00:16:01
Em relação a chamar o Inter de "Porto Alegre", qualquer um que jogou FiFa ou Pes sabe o porque. E esse o nome do Inter no jogo de videogame. O PSV da Holanda chama-se Eindhoven. Sobre o futebol brasileiro algumas observações: Desde de 1989 o dono do futebol brasileiro esta cagando e andando, parte da mídia e sócia dele, outra parte não faz nada para tirá-lo, o povo não sabe e nem se preocupa em votar direito, os clubes são dirigidos por empresários. Porque resolvem se escandalizar com o fato do futebol brasileiro ser o que e, um futebol exportador. E de 4 anos pra cá ser exportador de mercadoria de segunda. Querem apostar que semana que vem ninguém fala mais nisso?
-
Erich Beting
26/07/2011 15:22:39
Ricardo, primeiro quero confirmar a notícia para então ver se é isso mesmo ou se o Rosenberg brincou sobre o tema em palestra. Esse pode ser um caminho, é uma ideia no mínimo curiosa. Foi o que o Palmeiras tentou nos anos 90 com o Marco Ozio e o que alguns times ingleses fizeram recentemente com atletas do exterior. E, claro, foi a fórmula que assegurou para a NBA a entrada no mercado chinês com o Yao Ming. Ou seja, não é novidade, mas depende, e muito, da qualidade técnica do atleta. Um abraço, Erich
-
Helio Silva
26/07/2011 14:16:20
Isto nem sempre foi assim, pois me lembro na década de 70 o Palmeiras disputava um torneio chamado Ramon de Carranza, que ganhou duas vezes inclusive, e neste torneio bateu o Barcelona de Cruyf, com o Divino Ademir Daguia dando um show e que acabou levando Leivinha e Luiz Pereira para o Atletico de Madrid. Naquela época os times brasileiros eram lembrados, talvez uma mudança de calendario fosse benefica, alem de uma melhor administração dos nossos clubes que realmente está uma lástima.
-
Ricardo
26/07/2011 13:58:44
Erich, hoje li uma notícia na Gazeta Esportiva (http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/07/corinthians/por-internacionalizacao-corinthians-pode-ter-jogador-da-selecao-chinesa.html) que fala de uma nova estratégia do Corinthians para entrar no mercado chinês, que é a contratação de um jovem jogador da seleção daquele país. Qual é a sua opinião a respeito disso?Abraço!
-
Joao CWB
26/07/2011 13:44:44
Na própria América do Sul não conhecem os nossos times. Quando Morro Garcia estava para vir para o Atlético-PR, os jornais uruguaios anunciavam que ela iria jogar no "El Paranaense"-Apesar que de certa forma não está errado, pois o clube é "O Paranaense", maior força do estado.-AbraçoJoao - Curitiba/PR
-
Erich Beting
26/07/2011 12:58:15
Eduardo, a Globo não compra os direitos internacionais. Quem os detém é o dono da competição. Um abraço, Erich
-
Luiz
26/07/2011 11:47:24
Com certeza não são os campeonatos que fazem um time famoso, pelo menos da grande maioria. Nossos campeonatos, mesmo a Libertadores não é visto fora da America Latina. Para o mundo (tirando nós), o campeonato que vale é a Liga dos Campeões, até por isso nenhum jogador daqui pode ser eleito melhor do mundo. O Mourinho em 2010 disse que a Liga do Campeões vale mais que uma copa do mundo e muito mais que o mundial da FIFA. Um time fica muito mais famoso por participar deste campeonato do que ganhar a Libertadores.Excursões, exploração de midias, negociações milhonárias, jogadores famosos também valorizam marcas.Aproveitando: Nossos clubes são tremendamente amadores no uso da Internet.
-
Valdir
26/07/2011 09:44:32
Aloisio voce tem razao. Um dos fatores que tem tornado esses times famosos e a contratacao de jogadores famosos de diversos paises, apesar dos clubes europeus tentarem minimizar as selecoes dos paises, quando contratam um jogador de selecao de um determinado pais, este pais passa a dar atencao ao clube. Um caso que eu constatei foi quando Tevez e Mascherano jogavam no Corinthians, nessa epoca eu morava na Argentina. Toda semanas nos noticiarios esportivos da Argentina falavam do Corinthians, mostravam os gols nas vitorias e era o unico clube do Brasil comentado, como consequencia era comum ver Argentinos utilizando a camisa do Corinthians prla cidade, eu me lembro que em apenas 1 dia de semana eu vi 5 andando na rua, e efeito nordeste para o flamengo elevado ao nivel global.
-
Junior
26/07/2011 09:02:23
O futebol brasileiro sempre foi para consumo interno. Tirando o Santos de Pelé, que foi reconhecido no exterior, só se percebe por lá a seleção.
-
Ana
26/07/2011 08:20:13
Nenhum consegue.
-
Eduardo Porto
25/07/2011 23:34:55
Volto a dizer que questão é simples e passa pelo direito de transmissão dos jogos. O dia que os detentores dos direitos (Globo) passar a negociar esses direitos para outros países, esse problema será amenizado em questão de tempo.Mas é interesse da Globo internacionalizar os clubes brasileiros? Creio que não, pois isso tornaria mais caro o seu produto que é o futebol nacional.
-
Manu Corinthianu
25/07/2011 22:54:53
O problema é que torcedores inocentes pensam que dizer que os titulos internacionais não fazem quase diferença nenhuma nesse aspecto de reconhecimento é o mesmo que desmerecer ou desvalorizar as conquistas dos times pelos quais eles torcem. Experimente falar isso para um são-paulino, por exemplo....o cara vai te responder com 3 pedras na mão. Aparições na CNN, BBC, nos sites da FIFA e dos times gringos por causa do Mundial de Clubes, são os famosos 15 minutos de fama, e nada mais do que isso.Como eu já falei no post anterior, hoje é o "Porto-Alegre" o convidado para participar do torneio de pré-temporada dos gigantes Europeus. Ontem era o São Paulo. Amanhã pode ser o Cruzeiro e até o Coringão, mas independentemente de qualquer coisa, o conhecimento dos gringos em relação ao nosso futebol e aos nossos times segue nulo, não indo além do que é superficial.
-
Junior
25/07/2011 21:08:33
Pois é, e ficaram fazendo piada do Corinthians. Pode apostar que lá fora nunca vão chamar o Corinthians de "São Paulo", ao contrario do que fizeram com o "Porto Alegre".
-
Junior
25/07/2011 21:05:36
o Timão pode apostar que eles conhecem!! aliás, a noticia é sobre o Inter. não sobre o Corinthians, mas tem sempre um infeliz que quer lembrar do Corinthians. Incrivel
-
Timão grandão
25/07/2011 20:32:02
O Corinthians que infinnnnnnnnnnnitas vezes maior, eles figem que não conhecem, imagina o clubinho do cantinhooooo do pais, eles realmente não tem como conhecer mesmo, Inter, quem é Inter, capaz de não saberem nem que Porto Alegre é uma cidade.
-
Aloisio
25/07/2011 20:20:40
É interessante observar que a maioria das pessoas entende como internacionalização algo ligado diretamente ao sucesso do time dentro das quatro linhas. Até o brincadeira expressa no comentário Rodrigo (às 18:55) dá uma ideia disso. Situações como a menção do Corinthians "pequeno" na CNN e o quiz do GUARDIAN, mesmo desmerecendo o clube em alguns aspectos, repercutem a favor do time. De certa forma, no que diz respeito a fixação da marca no mercado, a tentativa de contratação do Tevez pelo Corinthians é algo tão importante quanto a conquista de um campeonato. O próprio Manchester City é exemplo disso. Um time que estava 35 anos na fila, que já foi rebaixado várias vezes para segunda divisão do campeonato Inglês, é mais conhecido no mundo do que qualquer time brasileiro. O Chelsea é outro exemplo. Enfim, pode até parecer chato para o torcedor, mas para ser conhecido em outras praças o clube deve ser notado, comentado. Não adianta apenas ser lembrado durante os jogos do mundial de clubes.
-
Mauro
25/07/2011 19:30:21
Sou testemunha ocular de que quem diz que clubes brasileiros são mundialmente conhecidos, ou é um mentiroso de primeira linha ou quer ganhar algo contando "lorota".Morei na Espanha por cinco anos, e em um pais que tem um idioma muito similar ao nosso, é facilimo compreender que de futebol brasileiro eles já ouviram falar de Pelé( as novas geraçoes, só ouviram falar!) , diferente do que os santistas pensam, pois acreditam ser o Santos muito conhecido. Não é verdade, pois reafirmo que cita-se Pelé, sem associar a imagem do ídolo ao clube.Flamengo foi um nome que ouvi várias vezes, particularmente na Espanha, pois soa muito semelhante ao bailado típico de uma região daquele pais, e várias pessoas me perguntaram o porque de escrever o nome de maneira errada: Flamengo, ao invés de Flamenco, o que para eles soa exótico. Nada mais.Alguns ( os mais velhos evidentemente) lembram da seleção de 70, e citam até(muito poucos) os nomes de Rivelino e Tostão, junto com o de Pelé, lógico.Na Catalunha , onde encontra-se Barcelona, ouvi algumas pessoas citarem o São Paulo, mais como referencia do que simbolo de futebol, pois está associado a derrota do time daquela cidade na disputa do mundial de 93, e que vale esclarecer que eles dão importancia sim aquele titulo, e que se sentiram enganados e ludibriados em 2001pois a Fifa convidou o Real Madrid, dizendo-lhes que viriam ao Brasil para um torneio de verão, e que depois um clube daqui ( Juro que na Espanha nunca ouvi citarem o nome do Corinthians!) foi aclamado campeão mundial de um torneio de verão. Eles não entenderam a FIFAPara finalizar: Os clubes brasileiros, não existem lá fora! Isso eu vi e ouvi!.Os clubes
-
Rodrigo
25/07/2011 18:55:11
se nem o ultimo campeao mundial conhecem imagine o Curintxa, uauahuhaauahuh
Leia os termos de uso