Negócios do Esporte

Ainda a tal internacionalização…

Erich Beting

Muitos criticaram aqui o debate que coloquei sobre a internacionalização dos times brasileiros. Calendário, falta de promoção dos campeonatos da América do Sul lá fora e outras coisas foram colocadas como fatores que prejudicam a penetração dos clubes brasileiros no exterior.

Hoje, em entrevista para a imprensa sobre a Audi Cup, em Munique (Alemanha), tivemos mais uma mostra de como é difícil a vida dos clubes brasileiros que desejam ser mais reconhecidos internacionalmente. Os técnicos Massimiliano Allegri e Jupp Heynckes, de Milan e Bayern de Munique, respectivamente, deram sua opinião sobre o que achavam do Internacional, que ao lado das duas equipes e do Barcelona, disputam a competição.

''Conheço bem o futebol da América do Sul. O Porto Alegre sempre tem um time forte, é uma equipe bem treinada. Não seria nenhuma surpresa para mim se jogassem muito bem aqui'', foi a frase usada por Heynckes.

Na sequência foi a vez de Allegri dar a sua opinião: ''Acho que o Porto Alegre sempre tem um grande futebol. É o clube do Pato. E chegam com uma condição física em alto nível, melhor do que a dos clubes europeus. Concordo que não seria surpresa nenhuma se ganhassem aqui'', afirmou o treinador italiano.

Pois bem. Nem mesmo o último time brasileiro a ser campeão do mundo, em 2006, é conhecido dos treinadores de dois dos maiores clubes do mundo. Não é falha apenas do clube, sem dúvida. Mas é uma clara mostra de que ainda é preciso percorrer um longuíssimo caminho para que os clubes brasileiros comecem a ser mais internacionais. E não basta apenas jogar no exterior para isso.

  1. Márcio Souza

    27/07/2011 16:52:48

    O desconhecimento sobre times estrangeiros também é generalizado no Brasil. Aqui, La Liga é LDU e há confusão quanto "o Roma" ou "a Roma". Também chamamos o Manchester United de Manchester e não de United como o mundo todo faz. Real Madrid, aqui é Real e não Madrid (metade dos times da Espanha possuem a expressão Real).

  2. Marcelo Uezu

    27/07/2011 00:16:01

    Em relação a chamar o Inter de "Porto Alegre", qualquer um que jogou FiFa ou Pes sabe o porque. E esse o nome do Inter no jogo de videogame. O PSV da Holanda chama-se Eindhoven. Sobre o futebol brasileiro algumas observações: Desde de 1989 o dono do futebol brasileiro esta cagando e andando, parte da mídia e sócia dele, outra parte não faz nada para tirá-lo, o povo não sabe e nem se preocupa em votar direito, os clubes são dirigidos por empresários. Porque resolvem se escandalizar com o fato do futebol brasileiro ser o que e, um futebol exportador. E de 4 anos pra cá ser exportador de mercadoria de segunda. Querem apostar que semana que vem ninguém fala mais nisso?

  3. Erich Beting

    26/07/2011 15:22:39

    Ricardo, primeiro quero confirmar a notícia para então ver se é isso mesmo ou se o Rosenberg brincou sobre o tema em palestra. Esse pode ser um caminho, é uma ideia no mínimo curiosa. Foi o que o Palmeiras tentou nos anos 90 com o Marco Ozio e o que alguns times ingleses fizeram recentemente com atletas do exterior. E, claro, foi a fórmula que assegurou para a NBA a entrada no mercado chinês com o Yao Ming. Ou seja, não é novidade, mas depende, e muito, da qualidade técnica do atleta. Um abraço, Erich

  4. Helio Silva

    26/07/2011 14:16:20

    Isto nem sempre foi assim, pois me lembro na década de 70 o Palmeiras disputava um torneio chamado Ramon de Carranza, que ganhou duas vezes inclusive, e neste torneio bateu o Barcelona de Cruyf, com o Divino Ademir Daguia dando um show e que acabou levando Leivinha e Luiz Pereira para o Atletico de Madrid. Naquela época os times brasileiros eram lembrados, talvez uma mudança de calendario fosse benefica, alem de uma melhor administração dos nossos clubes que realmente está uma lástima.

  5. Ricardo

    26/07/2011 13:58:44

    Erich, hoje li uma notícia na Gazeta Esportiva (http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/07/corinthians/por-internacionalizacao-corinthians-pode-ter-jogador-da-selecao-chinesa.html) que fala de uma nova estratégia do Corinthians para entrar no mercado chinês, que é a contratação de um jovem jogador da seleção daquele país. Qual é a sua opinião a respeito disso?Abraço!

  6. Joao CWB

    26/07/2011 13:44:44

    Na própria América do Sul não conhecem os nossos times. Quando Morro Garcia estava para vir para o Atlético-PR, os jornais uruguaios anunciavam que ela iria jogar no "El Paranaense"-Apesar que de certa forma não está errado, pois o clube é "O Paranaense", maior força do estado.-AbraçoJoao - Curitiba/PR

  7. Erich Beting

    26/07/2011 12:58:15

    Eduardo, a Globo não compra os direitos internacionais. Quem os detém é o dono da competição. Um abraço, Erich

  8. Luiz

    26/07/2011 11:47:24

    Com certeza não são os campeonatos que fazem um time famoso, pelo menos da grande maioria. Nossos campeonatos, mesmo a Libertadores não é visto fora da America Latina. Para o mundo (tirando nós), o campeonato que vale é a Liga dos Campeões, até por isso nenhum jogador daqui pode ser eleito melhor do mundo. O Mourinho em 2010 disse que a Liga do Campeões vale mais que uma copa do mundo e muito mais que o mundial da FIFA. Um time fica muito mais famoso por participar deste campeonato do que ganhar a Libertadores.Excursões, exploração de midias, negociações milhonárias, jogadores famosos também valorizam marcas.Aproveitando: Nossos clubes são tremendamente amadores no uso da Internet.

  9. Valdir

    26/07/2011 09:44:32

    Aloisio voce tem razao. Um dos fatores que tem tornado esses times famosos e a contratacao de jogadores famosos de diversos paises, apesar dos clubes europeus tentarem minimizar as selecoes dos paises, quando contratam um jogador de selecao de um determinado pais, este pais passa a dar atencao ao clube. Um caso que eu constatei foi quando Tevez e Mascherano jogavam no Corinthians, nessa epoca eu morava na Argentina. Toda semanas nos noticiarios esportivos da Argentina falavam do Corinthians, mostravam os gols nas vitorias e era o unico clube do Brasil comentado, como consequencia era comum ver Argentinos utilizando a camisa do Corinthians prla cidade, eu me lembro que em apenas 1 dia de semana eu vi 5 andando na rua, e efeito nordeste para o flamengo elevado ao nivel global.

  10. Junior

    26/07/2011 09:02:23

    O futebol brasileiro sempre foi para consumo interno. Tirando o Santos de Pelé, que foi reconhecido no exterior, só se percebe por lá a seleção.

  11. Ana

    26/07/2011 08:20:13

    Nenhum consegue.

  12. Eduardo Porto

    25/07/2011 23:34:55

    Volto a dizer que questão é simples e passa pelo direito de transmissão dos jogos. O dia que os detentores dos direitos (Globo) passar a negociar esses direitos para outros países, esse problema será amenizado em questão de tempo.Mas é interesse da Globo internacionalizar os clubes brasileiros? Creio que não, pois isso tornaria mais caro o seu produto que é o futebol nacional.

  13. Manu Corinthianu

    25/07/2011 22:54:53

    O problema é que torcedores inocentes pensam que dizer que os titulos internacionais não fazem quase diferença nenhuma nesse aspecto de reconhecimento é o mesmo que desmerecer ou desvalorizar as conquistas dos times pelos quais eles torcem. Experimente falar isso para um são-paulino, por exemplo....o cara vai te responder com 3 pedras na mão. Aparições na CNN, BBC, nos sites da FIFA e dos times gringos por causa do Mundial de Clubes, são os famosos 15 minutos de fama, e nada mais do que isso.Como eu já falei no post anterior, hoje é o "Porto-Alegre" o convidado para participar do torneio de pré-temporada dos gigantes Europeus. Ontem era o São Paulo. Amanhã pode ser o Cruzeiro e até o Coringão, mas independentemente de qualquer coisa, o conhecimento dos gringos em relação ao nosso futebol e aos nossos times segue nulo, não indo além do que é superficial.

  14. Junior

    25/07/2011 21:08:33

    Pois é, e ficaram fazendo piada do Corinthians. Pode apostar que lá fora nunca vão chamar o Corinthians de "São Paulo", ao contrario do que fizeram com o "Porto Alegre".

  15. Junior

    25/07/2011 21:05:36

    o Timão pode apostar que eles conhecem!! aliás, a noticia é sobre o Inter. não sobre o Corinthians, mas tem sempre um infeliz que quer lembrar do Corinthians. Incrivel

  16. Timão grandão

    25/07/2011 20:32:02

    O Corinthians que infinnnnnnnnnnnitas vezes maior, eles figem que não conhecem, imagina o clubinho do cantinhooooo do pais, eles realmente não tem como conhecer mesmo, Inter, quem é Inter, capaz de não saberem nem que Porto Alegre é uma cidade.

  17. Aloisio

    25/07/2011 20:20:40

    É interessante observar que a maioria das pessoas entende como internacionalização algo ligado diretamente ao sucesso do time dentro das quatro linhas. Até o brincadeira expressa no comentário Rodrigo (às 18:55) dá uma ideia disso. Situações como a menção do Corinthians "pequeno" na CNN e o quiz do GUARDIAN, mesmo desmerecendo o clube em alguns aspectos, repercutem a favor do time. De certa forma, no que diz respeito a fixação da marca no mercado, a tentativa de contratação do Tevez pelo Corinthians é algo tão importante quanto a conquista de um campeonato. O próprio Manchester City é exemplo disso. Um time que estava 35 anos na fila, que já foi rebaixado várias vezes para segunda divisão do campeonato Inglês, é mais conhecido no mundo do que qualquer time brasileiro. O Chelsea é outro exemplo. Enfim, pode até parecer chato para o torcedor, mas para ser conhecido em outras praças o clube deve ser notado, comentado. Não adianta apenas ser lembrado durante os jogos do mundial de clubes.

  18. Mauro

    25/07/2011 19:30:21

    Sou testemunha ocular de que quem diz que clubes brasileiros são mundialmente conhecidos, ou é um mentiroso de primeira linha ou quer ganhar algo contando "lorota".Morei na Espanha por cinco anos, e em um pais que tem um idioma muito similar ao nosso, é facilimo compreender que de futebol brasileiro eles já ouviram falar de Pelé( as novas geraçoes, só ouviram falar!) , diferente do que os santistas pensam, pois acreditam ser o Santos muito conhecido. Não é verdade, pois reafirmo que cita-se Pelé, sem associar a imagem do ídolo ao clube.Flamengo foi um nome que ouvi várias vezes, particularmente na Espanha, pois soa muito semelhante ao bailado típico de uma região daquele pais, e várias pessoas me perguntaram o porque de escrever o nome de maneira errada: Flamengo, ao invés de Flamenco, o que para eles soa exótico. Nada mais.Alguns ( os mais velhos evidentemente) lembram da seleção de 70, e citam até(muito poucos) os nomes de Rivelino e Tostão, junto com o de Pelé, lógico.Na Catalunha , onde encontra-se Barcelona, ouvi algumas pessoas citarem o São Paulo, mais como referencia do que simbolo de futebol, pois está associado a derrota do time daquela cidade na disputa do mundial de 93, e que vale esclarecer que eles dão importancia sim aquele titulo, e que se sentiram enganados e ludibriados em 2001pois a Fifa convidou o Real Madrid, dizendo-lhes que viriam ao Brasil para um torneio de verão, e que depois um clube daqui ( Juro que na Espanha nunca ouvi citarem o nome do Corinthians!) foi aclamado campeão mundial de um torneio de verão. Eles não entenderam a FIFAPara finalizar: Os clubes brasileiros, não existem lá fora! Isso eu vi e ouvi!.Os clubes

  19. Rodrigo

    25/07/2011 18:55:11

    se nem o ultimo campeao mundial conhecem imagine o Curintxa, uauahuhaauahuh

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso