Negócios do Esporte

A necessidade de o futebol falar com todos os públicos

Erich Beting

O Corinthians comercializa para o torcedor o direito de jogar na Fazendinha por R$ 900. O Vasco lança um relógio que custa R$ 899. As ações, para ficar nas duas mais recentes entre os clubes brasileiros, mostram uma realidade muito interessante do marketing no futebol.

Talvez nenhuma empresa no mundo tenha de ser tão diversificada para atender ao seu consumidor como é o futebol. Coca-Cola e McDonald's, dois exemplos de companhias que teoricamente atendem todos os públicos, na essência não precisam, necessariamente, oferecer produtos para consumidores que vão das classes A até E.

Mas com o futebol isso não acontece. Um torcedor da classe E tem o mesmo direito de consumir o clube de um da classe A. Daí a discussão sobre o futebol ter de falar com todo tipo de público.

Com a profissionalização da gestão dos clubes, a tendência é de que os clubes comecem a buscar diversificar a oferta de produtos e serviços para os diferentes tipos de público que consomem o clube. Invariavelmente o preço do ingresso para os jogos será artigo de luxo, enquanto produtos licenciados e transmissão mais barata pela TV serão as ofertas para o torcedor com menor poder aquisitivo.

Uma Coca-Cola é um produto que pode ser consumido pelas classes A, B e C. As classes D e E aspiram, muito mais do que consomem. Um time de futebol não pode se dar ao luxo de não ser consumido pelo torcedor.

A boa notícia é que os clubes no Brasil começaram a se dar conta disso. Existem diversos tipos de consumidores para o futebol. E os times precisam oferecer serviços para todos eles. O marketing está cada vez mais dentro de campo. Para o cenário ficar melhor, porém, é preciso que os clubes conheçam cada vez mais quem é o seu público.

  1. Ivan Maia

    17/08/2011 14:52:10

    Departamento de MKT no futebol só serve para fazer promoção e lançar produtos. Quem estudou MKT sabe que o conceito é muito mais amplo, envolve outros 3 p que não promoção. Não vejo por exemplo os departamento de mkt preocupados em oferecer um estádio limpo, ainda vemos bilheterias lotadas para comprar ingresso, os serviços de alimentação nos estádios em geral deixam a desejar. Tudo isso é esquecido, dentre outros aspectos que compõem o mix.

  2. jmanoel

    02/08/2011 23:29:44

    Cara se vc nao e elitista e o q entao , vc tem nojo de dividir espaço com a classe d a classeq se nossa economia continuar nesse patamar sera a classe q + consome no pais demagogia não ,rsrsrsrvc é elitistaburgues e se acha melhor q os outros SIM

  3. jmanoel

    02/08/2011 23:25:31

    cara vejo q vc realmente e um colorado de alma + cego em alguns pontos o barcelona de verdade ta nos eua e a copa audi nunca seria transmitida pela dona dos direitos de transmissao do inter pq o inter nao da retorno televisivo entao continue apaixonado + seja racional o inter e um exemplo na qstao dos socios e so um cble q faz o q fez com o falcãonão e modelo pra ninguem .abraço

  4. Márcio

    02/08/2011 15:31:13

    No meu caso, vibro sim até com torneio de verão, porque já vibrei com TODOS OS TÍTULOS POSSÍVEIS de um time alcançar !!!Seérie B não, mas aí não sei se a carapuça te serve.Quanto ao assunto, uma associação simples no INTER pode ser feita por pessoas da classe C e D, sabem quanto custa para se associar no INTER??E a partir disso, o clube passa a ter uma excelente base de dados e sabe onde seu torcedor está.Então, o INTER acaba atendendo várias classes sim, pois até para ser sócio, no modo mais simples, é possível para quem ganha pouco.E há também nichos para aquele que ganha super bem, classe A, pois os camarotes do beira rio custam mais de 1 mlhao, e aí cabe os relogios de que falei anteriormente.Abraço

  5. Erich Beting

    02/08/2011 14:58:55

    Perfeito, Marcos! É isso daí mesmo! Um abraço, Erich

  6. Marcos Tadeu

    02/08/2011 10:57:13

    Erich, sobre esse assunto, tem uma ação que realmente me intriga: o Palmeiras lançou o boneco do Felipão com preço de quase 400,00. Acho que isso é nao conhecer o público. Quem quer ter boneco do técnico? Alguém quer dar isso de presente para o filho? E se houver algum louco, POR 400 REAIS? Boneco do Neymar, do ídolo, é uma coisa, mas do técnico?

  7. Márcio

    02/08/2011 10:36:31

    Se o SANTOS não tivesse vencido a Libertadores esse ano, muito provavelmente a Copa Audi seria transmitida em rede aberta, pois até entaõ nos ultimos 6 anos só o INTER vence títulos internacionais no brasil!Talvez por isso tenha sido convidado para a COpa audi, assim como foi convidado para a COPA DUBAI em 2008.Ambos torneios amistosos, claro. Mas isso é outra conversa.E eu torci pelo SANTOS na libertadores.Abraço, e saudaççoes

  8. Márcio

    02/08/2011 10:31:48

    Que mágoa jmanoel, o INTER C venceu o Milan titular então, e não foram os jogadores do milan que perderam os gols, e sim o goleiro do INTER que os defendeu.E o Inter jogou com pelo menos 6 desfalques contra o barça C de XAVI e INIESTA e VALDEZ no gol.Era mero torneio amistoso, sem dúvidas, mas a disputa era em 2 dias seguidos e todo o time jogava, o inter jogou com o que tinha no primeiro dia e sem nada no 2º, e o resultado, todos vcs que não conhecem o INTER sabe.Sim, porque lembre-se que nos últimos 6 anos, tirando o SANTOS agora que venceu a libertadores, só o INTER VENCEU títulos internacionais!Não assim jogador caríssimo, não queira desfazer o que os outros fazem.Abraço

  9. Erich Beting

    01/08/2011 17:36:12

    Transmissão pela TV aberta é o que? Um abraço, Erich

  10. Erich Beting

    01/08/2011 17:33:45

    Legal, Deborah, espero que você consiga ver a manifestação tão linda da cultura humana nos dias de hoje sem envolvimento de dinheiro para pagar o salário dos grandes artistas. Um abraço, Erich

  11. Rogerio

    01/08/2011 17:31:34

    Tem gente que vibra e dá importância até com torneios caça niquel, torneio de verão, torneio de amigos do sei lá, eitá lê lê.

  12. JOBERT SP

    01/08/2011 16:05:21

    Com todo respeito gostaria mto de saber como seria na pretica classe E e mesmo D consumir futebol acho isso como diria Dr. Spock FASCINANTE.

  13. Renato

    01/08/2011 14:29:31

    Erich, apenas queria uma opinião sua: O que você diz sobre a equipe de basquete da Universidade (Universidade!) Duke (EUA) ir fazer pré temporada na China e em Dubai? Não é uma mostra de que estamos ainda mais atrasados do que pensamos?

  14. Deborah

    01/08/2011 13:58:03

    quanta besteira. desde quando futebol é mercadoria, para ser "consumida" por torcedores?lugar de marketing é no inferno, não em um jogo de futebol. atitudes como essa, transformando o futebol em mercadoria, logo, clubes em empresas, estão acabando com essa manifestação tão linda da cultura humana. e gente como vc ajuda nesse processo. lamentável

  15. João

    01/08/2011 12:17:36

    Márcio, boa tarde.Em nenhum momento eu disse que não conhecia o Inter. Só disse que não tem a visibilidade que o torcedor acha que tem. É a cegueira da paixão clubística que faz o torcedor de qualquer time pensar que o seu é o maior do universo.Eu conheço sim o Inter, sei de seus feitos e suas conquistas, assim como eu sei os da maioria dos clubes de futebol do Brasil e do mundo, simplesmente por que gosto de futebol e acompanho o máximo que eu posso e meu tempo me permite.Só para finalizar, você tocou em um ponto que me deixou vendido: enquanto meu interesse no futebol dos clubes aumenta, proporcionalmente diminuiu o meu interesse pela seleção da CBF. Se você me disser que o ataque é formado pelo Pato, pelo Ganso e pelo Marreco eu acredito em você. Desde 1994 meu interesse pela seleção vem caindo ano a ano, e hoje está abaixo de zero e diminuindo mais. Naquele ano vibrei sim com o Taffarel (bem como com o Romário, Bebeto, Mazinho dentre outros), mas não fiquei indignado com o seu post não. Só cobrei um pouco de racionalidade.Abraços.

  16. Alexandre J

    31/07/2011 23:06:17

    O problema é a pirataria que pulveriza qualquer boa parceria do clube com os licenciamentos... Os licenciamentos sustentam os grandes clubes europeus que tem dinheiro a rodo para comprar os jogadores sulamericanos, africanos e etc... Aqui o clube vive de bilheteria, da transformação dos mantos sagrados em abadás e da submissão a uma emissora... a receita de um futebol medíocre - com grandes jogadores e uma estrutura tímida para o torcedor.

  17. Pedro

    31/07/2011 20:06:37

    Nao sou nenhum especialista em marketing mas acho que os clubes devem sofrer uma reformulacao administrativa colocar pessoas qualificadas para gerenciar e nao amigos do presidente ou gente nao preparada o futebol aqui no Brasil esta despertando para essa nova realidade , porem em caso algum o povao deve ser deixado de lado , essa e a essencial do futebol , na Inglaterra um ingresso custa uma fortuna , deve na minha opniao criar uma tatica para cada tamanho de bolso . Parabens pelo blog acompanho sempre

  18. ointruso

    31/07/2011 14:01:41

    Beting, infelizmente, os dois times citados, há tempos não ganha nada (copinha não conta).Sendo assim, penso que isso interfere diretamente no desempenho do marketing e na consequente vendas de produtos feitos por esses clubes.O CORINTHIANS por culpa do seu presidente "ANDRES DESMANCHES", ainda não apreeendeu a "dosar", pensa exacebardamente no marketing, sem ter atitudes, na sua maioria de forma efetiva.ou seja: para ter um desempenho satisfatoria nas campanhas de marketing, os clubes tem que primeiramente ganhar titulos importantes dentro de campo!isso é o caso do SANTOS. que está no "PONTO" de fazer uma belissima campanha de marketing para aproveitar que foi campeao da liberta!

  19. Gabriel

    31/07/2011 13:23:02

    Falar com todos os públicos para que? O que um clube ganha oferecendo ingressos e outros produtos para públicos da classe D e E? Se você não sabe, vou lhe falar: ele espanta o públicos das classes A e B, em troca de um público com pequeno poder de consumo! E não venha me dizer que sou elitista, pois sabemos que se a classe D/E começa a adotar de determinada marca (inclusive do clube), a classe A/B acaba aos poucos passando a consumí-la cada vez menos. O mesmo vale para os ingressos: o torcedos que é da classe A/B iria muito mais ao estádio, e estaria disposto a pagar um preço muito mais caro se não tivesse que dividir aquele mesmo espaço com um cara classe D, que por vezes acaba confundido com algum tipo de marginal, e de outras de fato é.

  20. Márcio

    31/07/2011 12:13:33

    Foi simples engano, foi transmitida para 107 países !!! Dpois de postado, percebi o erro mas nao tinha como voltar atrás.Veja a seleção, e veja de onde saíram pato, sandro, lucio, nilmar que até pouco estava na reserva, damião idem. Volce vibrou por tafarel, e se indignou com esse post.Você conhece o INTER, e muito bem.Saudações do Campeão de Tudo!!!abraço

  21. madison brizzi

    31/07/2011 11:52:22

    De graça que é bom não tem nada,por parte dos clubes.Nem sorteio de camisas ou ingressos.Produtos ou serviços gratuitos também fazem parte do marketing.

  22. Jhonas z/l

    30/07/2011 22:23:44

    ESSE *CORINTHIANS DESPERTA DOR DE COTOVELO EM TODOS.

  23. luiz rudge

    30/07/2011 21:30:57

    Por falar em "todos os públicos", o jogo-sensação Fla x Santos foi assistido por 12 mil pessoas, dos quais mais da metade foram torcidas organizadas, gente que é quase coagida a comparecer aos jogos.Foi um jogo-sensação. Pena que não tenha sido um espetáculo, porque espetáculo pressupõe público, muito público.As audiências pífias dos jogos brasileiros tiram dos jogos exatamente esse aspecto, de espetáculo.As tais "organizadas" estão entre as principais responsáveis por estádios vazios. Onde mais no mundo é preciso separar torcidas por um intervalo de 50 metros, quase sempre na arquibancada nobre?Se você observar a plateia de um jogo de futebol, vai reparar que a área ocupada por torcedores é, normalmente, onde estão os ingressos mais baratos. Este público - onde predominam as "organizadas" - consome camisas-pirata, ostenta propaganda de patrocinadores de anos atrás, afasta o torcedor que gasta.São situações que precisam de mais atenção dos dirigentes. Senão, a pobreza continua...

  24. são paulino

    30/07/2011 15:46:33

    Inter e Grêmio têm muita visibilidade na região sul, mas no resto do país predominam outros times. Mas... mesmo assim, Inter teve o segundo maior faturamento entre os clubes brasileiros, perdendo apenas para o Corinthians. E mostra que ter uma boa gestão vale mais que ter uma grande torcida.

  25. MAIS QUERIDO DO BRASIL

    30/07/2011 11:34:29

    kkkkkkkBelo comentário!Realmente, quando falamos de nossos times ficamos cegos, surdos, mudos e ignorantes. Será que ele queria que essa copa audi fosse transmitida ao vivo?!

  26. jmanoel

    30/07/2011 03:35:01

    Concordo nosso "amigo" colorado exalta o time q perdeu para o barça C e ganhou nos penaltis do milan graças a inspiração brazuca, agora para ele o time dele e o "maior"nao leu a noticia q cita que os clubes tem q ter produtos diversificados para todas as classe ou nosso "amigo" colorado acha q a classe E, tem condições de comprar um relogio de 3000,00 reais. abraços e prestem mais atenção ao texto.

  27. Joemilson Guimarães

    29/07/2011 18:26:38

    Olá Erich. Essa visão eu compartilho contigo, mas e para as equipes pequenas que não tem a TV, a mídia, mas tem uma cidade inteira ávida de entretenimento e a mesma paixão pelo futebol como nos grandes centros? Qual ferramenta para conhecer melhor esse público lá do interior que gosta de ver o seu time mesmo que ele esteja jogando a série D do brasileirão? Ou o mercado de futebol no Brasil é apenas a série A e B? Talvez falte olhar melhor para essa cadeia de negócios. Abs

  28. João

    29/07/2011 13:05:46

    Márcio, com todo o respeito o inter não tem visibilidade nem no RS, o que imaginar então no resto do país??E que milagre foi feito com esta transmissão do torneio amistoso? Criaram mais 109 países no mundo, só para passar esses amistosos? Na ONU existem "apenas" 191 países associados.Você sabe me explicar de onde você tirou este número, ou é apenas exagero de torcedor cegado pela paixão clubística, que sempre pensa que seu time é maior do que os outros???

  29. Márcio

    29/07/2011 09:15:50

    O INTER comercializou, no ano retrasado ou ainda antes, uma linha de 500 relógios a preço de 3000,00 reais.Como disse o Joao CWB, pena que não tem a visibilidade do eixo Rio/Sao Paulo, nacionalmente.E que ninguem aki do uol sequer comentou sobre a Copa Audi, enquanto 300 países assistiram aos jogos de INTER e BARÇA e INTER e MILAN, do qual ganhou jogando com uma piazada, time C do INTER contra titulares do MILAN.É uma pena.INTER, continua campeão de tudo !Abraço

  30. Rodrigo

    29/07/2011 09:15:22

    Bom diaSou corinthiano, e posso falar com maior critério a respeito do Corinthians mas, nos últimos tempos, tenho percebido que os clubes estão mais interessados com a nata do futebol. Estão mais preocupados com a margem do que com o giro. Com alguns produtos é fácil de entender, como ingressos. No caso do Corinthians, existem em São Paulo umas 30 mil pessoas dispostas e pagar 30 reais ou mais num ingresso. Mas e os que não podem, não vão nunca ao estádio? Em relação aos ingressos, os clubes precisam entender que cada jogo tem uma importância diferente; que são, por incrível que pareça, produtos ligeiramente diferentes. Assim como colocam mais caro em fases finais, deveriam colocar mais barato em outros jogos. abraço

  31. Joao CWB

    29/07/2011 09:00:15

    O Atlético-PR faz ações de marketing interesantes há muito tempo, pena que não é um time de visibilidade como os do eixo RJ-SP, pois com certeza seria sempre citado em matérias como essa.

  32. nilmar - Jales/SP

    28/07/2011 16:50:31

    Parbéns pela materia!!concordo com seus argumentos, de que o clube de futebol não pode se dar ao luxo de não ser consumido pelo torcedor. afinal os torcedores chamados roxos, em sua maioria são da classe D e E, são aqueles que cantam e vibram!! pelo amor do seu clube!!

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