Negócios do Esporte

Santos e Fla: o jogo que justifica nossas escolhas

Erich Beting

Geralmente não discuto, aqui, o esporte na sua essência. Mas depois do que vi e vivi ontem, não poderia deixar a oportunidade passar. Santos 4×5 Flamengo foi daqueles jogos que nos permitem ter a certeza de que acertamos em algumas escolhas na vida.

Amo o meu trabalho e fico feliz quando posso constatar isso como foi ontem à noite. Jornalista que tem na essência a profissão geralmente não se contém quando se depara com algum espetáculo grandioso. É uma questão de gosto, não se explica, apenas se sente.

Foi essa a minha sensação ainda durante o primeiro tempo de Santos x Flamengo. Estava comentando a partida pela BandNews FM. Antes de começar o jogo o prognóstico foi de que poderíamos ter o melhor confronto até agora do Brasileirão. Felizmente errei. E muito. Santos e Flamengo talvez tenha sido daqueles melhores duelos da década, da vida, de uma geração.

Um dos motivos de me apaixonar pelo esporte e, principalmente, pelo futebol, era poder ouvir as histórias de meu pai e meus tios sobre os grandes jogos da vida deles. Eu era chato, falava muito, perguntava cada detalhe, queria saber simplesmente sobre como tinha sido cada um daqueles jogões do Santos de Pelé, do Palmeiras de Ademir, do São Paulo de Leônidas, do Corinthians de Claudio, do Vasco, do Flamengo, do Grêmio e por aí vai.

Para piorar, eles estimulavam a curiosidade contando algumas partidas que viveram. Uma delas, em especial, sempre me fascinava. A história daquele Palmeiras 6×7 Santos pelo Campeonato Paulista de 1958 era uma que não bastava o que me contavam, eu queria sempre ir atrás, saber mais, conhecer melhor os detalhes do jogo. O que mais me impressionava era saber que o Santos havia vencido o primeiro tempo por 5 a 2 e, depois, sofreu a virada e só foi ganhar a partida aos 41 do segundo tempo, num gol de Pepe. Ah, Santos de Pagão, Pelé e Pepe, completíssimo, campeoníssimo de 1958.

Como isso era possível? Ah, o futebol de antigamente…

Até que o mesmo Santos voltou a protagonizar um feito semelhante ontem, na Vila Belmiro. Não, malas de plantão, não vamos ficar nas picuinhas, nas falhas individuais, nos erros defensivos. Nada disso!

Santos 4×5 Flamengo foi daqueles jogos que, se eu fosse professor de educação física, obrigaria os alunos a verem todos os detalhes para aprenderem um pouco sobre técnica, tática, superação, preparo psicológico, treino de fundamentos e tudo o mais que cerca uma partida dentro de campo.

Sim, para quem ainda não viu, saiba que teve de tudo um pouco nesse megaclássico. Um Santos arrasador nos primeiros 30 minutos. Um Ronaldinho Gaúcho inspirado como há pelo menos cinco anos não se via para não deixar a sua equipe ser goleada. Um erro bisonho de Elano na cobrança do pênalti que provavelmente decretou a sorte da partida.

Sorte em todos os sentidos!

Foi épico, marcante, inesquecível. Tanto que foi muito difícil conseguir comentar a partida. A bola não parava, os times não arrefeciam a vontade, o jogo seguia imprevisível a cada lance. Não foi um jogo em que claramente os erros superaram os acertos. Pelo contrário.

A genialidade do gol de Neymar (o primeiro dele), numa arrancada desde a esquerda, um drible da vaca na entrada da área e o toque por cima de Felipe. A sagacidade de Ronaldinho ao bater a falta rasteira, para empatar o jogo em 4 a 4, enquanto os jogadores santistas saltavam como se estivessem sobre brasas.

Foi demais! E foi um jogo que me deu a certeza de que, lá pelos meus cinco ou seis anos de idade, já tinha feito a escolha certa. Trabalhar com futebol é uma delícia! Principalmente quando, dentro das quatro linhas, ele nos remete aos tempos de infância.

Num dia que começou com a ideia de fazer o #foraricardoteixeira prosperar, vocês fecharam com chave de ouro. Nos deram a certeza de que, mesmo com o que há de mais errado na gestão do futebol, ele ainda vale a pena quando proporciona espetáculos como esse. Mas, mais do que isso, obrigado por me fazerem sentir como o crítico de restaurantes no filme Ratattouile. A volta às boas sensações da infância é o que alimenta nossas paixões adultas.

Obrigado, Santos. Valeu, Flamengo!

  1. Marcelo Scofano

    04/08/2011 16:54:52

    Olá, todos.Me peguei revendo o jogo agora e rindo de todas as jogadas e gols... Mesmo os do Santos e sou Flamengo; realmente foi um jogaço atemporal, vimos história acontecer. Certos eventos não acontecem à toa; tenho esperança que este jogo, assim como o título mundial da Espanha, marquem o início de uma nova era em nosso futebol, em que técnicos cheios de volantes destruidores não mais sejam usados... Aquela vitória do Brasil força de Dunga em 1994 e a derrota daquela geração arte de 1982 nos fez muito mal. Espero que estejamos saindo do luto.E saudações a todos os amantes do bom jogo. Teria tido orgulho de meu rubro-negro ter participado desta partida mesmo que o placar tivesse sido inverso.PS: Calma com Neymar. É gênio em estado bruto, tem que ser lapidado ainda. Aquele drible no Angelim, é a definição do improviso em formato humano. Vamos ter paciência com os erros dele, pois é impossível que não nos dê muitas alegrias ainda...

  2. Marcos

    02/08/2011 21:48:49

    Muito bom!

  3. Denilson de Oliveira Biffi

    28/07/2011 17:34:39

    É. Você diz isso porque todo mundo tem parabólica, né?E é facinho de instalar quando vc mora em prédio...

  4. Denilson de Oliveira Biffi

    28/07/2011 17:28:06

    Com um ataque desses, vc faria diferente? Eu não.

  5. Denilson de Oliveira Biffi

    28/07/2011 17:25:50

    Os clubes tiveram a chance de fazer isso. O que fizeram? Quebraram os acordos de décadas e correram para as asas da Globo.

  6. Reis

    28/07/2011 16:04:28

    Todos estão comentando tal jogo, e não é pra menos.Jogão à moda antiga, à década de 80. Nem precisamos comentar as duas defesas que se mostraram bem frágeis, precisamos sim é enaltecer um belo futebol que não se via há tempos. Muito Obrigado ao meu amor Flamengo, muito obrigado ao Santos...Valeu Neymar, valeu Ronaldinho!Sou Flamengo até o osso, mas se o Santos tivesse ganhado não seria nada injusto. Injusto aliás, foi esse jogão não ter sido televisionado.Abraço a todos.

  7. carlos

    28/07/2011 16:02:00

    Olha meu caro curinthiano, não sou fã da globo, mais quando tiver jogo do flamengo, a globo transmite para todo o brasil via parabolica, como foi o jogo de ontem. se você tivesse ligado na parabolica e não na globo regional, você teria visto o grando jogo que foi falmengo x santos;

  8. marcelo sollon

    28/07/2011 16:00:45

    Me lembrei daquele antologico Flamengo x Atletico MG, na final do campeonato Brasileiro no inicio dos anos 80....coisa linda de se Vêr...é como um cometa raro que só passa de tempos em tempos....Este jogo serviu para mostrar (entre outras coisas), como o bom futebol, engrandeçe esta arte... nem o desastre da arbitragem foi comentado, erraram muito para os dois lados (talvez prejudicando mais o Flamengo), mas o espetaculo superou tudo isso... Esse é futebol brasileiro.Ressalva: Neymar ainda continua mascarado, cuspiu, tentou bater e xingou muito...não precisava....

  9. Luiz Claudio

    28/07/2011 14:54:34

    Prezado amigo,Estive na vila e lá não se notou nada realmente grande, infelizmente pequenas manifestações racistas ocorrem em todos os lugares.Não desrespeite a torcida do Santos, aqui vimos Pelé, Coutinho, Pepe, Clodoaldo, Carlos Alberto Torres, Geovanni, Pita, Robinho, Diego, Neymar, Ganso e etc...e os grandes jogos do Santos foram no Maracanã contra Milan e Benfica quando ganhamos nossos dois titulos mundiais e temos identificação com os Cariocas.Saiba curtir a vitória do Flamengo, que jogou muito, mas respeitando a história do adversário, muito antes do Flamengo ser a maior torcido do Brasil (com méritos pela magia da sua camisa que já foi de Zico, Adilio, Junior, Mozer e etc...) o Santos já era conhecido no mundo através dos feitos do time de Pelé e companhia.

  10. FLT

    28/07/2011 14:45:23

    Mais um ótimo texto do erich!Sempre os leio para ver tb um pouco do "outro lado" do esporte, mas esse texto de hoje fala do lado mais importante do esporte: a emoção que nos porporciona.Parabéns pelo excelente trabalho!!!

  11. Renan

    28/07/2011 13:58:05

    Ronaldinho não mostrou o mesmo talento do passado? Lógico que não será como no Barça, mas teve uma atuação melhor que a do Milan. Dificil achar um centroavante fazer um gol de falta igual aquele. Sem sombra de dúvidas Ronaldinho voltou a mostrar porque era conhecido como Show Man...

  12. Diogo

    28/07/2011 13:48:44

    verdade ROBERTO, muito bom! muitos problemas Globais! RECORDar é viver!

  13. Marcio Teixeira

    28/07/2011 13:37:49

    Belo texto!!!E viva o futebol!Mengo!!!

  14. Roberto

    28/07/2011 13:34:46

    Erich, sou saopaulino mas, apesar dos 7 gols entre Coritiba e SPFC, gostaria de ter assistido a Santos e Flamengo(não passou na TV aberta). Algo me dizia que esse era o jogo. Depois que vi os melhores momentos tive certeza que foi o jogo do campeonato, apesar de Ricardos, Andreses, Juvenais e outros problemas Globais.

  15. Olímpio

    28/07/2011 13:29:36

    Não são da Escandinávia (óbvio). São santistas,paulistas,brasileiros, que são um povo ao mesmo tempo cordial,amigo,hospitaleiro, mas também preconceituoso e racista. Qualquer manifestação semelhante é, ao meu ver, odiosa e deve ser combatida. Se soubessem que, geneticamente, muitas pessoas brancas tem parcela considerável de DNA negro, parariam um pouco para refletir...Um abraço e saudações rubro-negras,parabéns pelo melhor jogo do ano.

  16. Olímpio

    28/07/2011 13:26:21

    Moro no interior do Rio de Janeiro (Barra Mansa), e o jogo passou na TV Globo.

  17. Edson

    28/07/2011 13:14:42

    Um erro não justifica o outro. Você acompanha futebol? Quem é o último campeão das Américas, ou melhor, quem ganhou o último tricampeonato das Américas? Na ânsia de nos defendermos ou ofendermos um grupo, fechamos nossos ouvidos ou apagamos boas lembranças, um erro não justifica o outro.

  18. Vagner

    28/07/2011 13:12:53

    E aqui em SP só na TV fechada.

  19. joao martins de Osasco

    28/07/2011 13:03:51

    REALMENTE SOU CORINTHIANO, E ENQUANTO DURAR O IMPERIO DA GLOBO/RICARDO TEIXEIRA, DEIXAREMOS DE VER JOGOS RAROS COMO ESTE, MESMO AS 22:00 HORAS DA NOITE.

  20. leandro

    28/07/2011 13:00:53

    nao acredito que vou assistir um outro jogo assim na minha vida. espero que eu esteja errado...

  21. alvaro

    28/07/2011 12:41:49

    Fui a Vila ontem e presenciei um ótimo espetáculo. Não consigo entender a reclamação do Paulo quanto aos insultos racistas da torcida do Santos. Será que nós torcedores do Santos somos da escandinávia?

  22. Paulo

    28/07/2011 12:40:13

    Erich, o que nos faz gostar do futebol são jogos como este. Eu não sou torcedor de nenhum dos dois times, mas ontem fui dormir mais tarde para ver o Ronaldinho e o Neymar. E como foi bonito de ver o respeito entre os dois: o Neymar respeitando o grande ídolo, dele inclusive; o Ronaldinho rasgando elogios ao menino que lembra ele próprio, o outro menino dentuço de 12 anos atrás, que surgiu par assombrar o mundo do futebol. Viva o futebol arte. Viva R10 e Neymar.

  23. JRONALDO

    28/07/2011 12:40:00

    "Um erro bisonho de Elano na cobrança do pênalti que provavelmente decretou a sorte da partida".Erro bisonho foi o gol perdido pelo Deivid...E no filme Ratattouile, o crítico era GASTRONÔMICO e não de cinema.Mas de qualquer forma: FOI UM JOGO HISTÓRICO!!!Pena que um jogo como esse só aconteça uma vez por década...

  24. George A.F. Gessário

    28/07/2011 12:28:12

    Pena pra vc q não viu o jogo, o RG10 fez uma partida INCRÍVEL a la Barcelona mesmo, simplesmente não conseguiam tirar a bola dos pés dele.

  25. Paulo

    28/07/2011 12:20:52

    Vc esqueceu do pênalti sofrido pelo Ronaldinho e não marcado pelo soprador de apito... O placar mais justo seria Santos 4 x 6 Flamengo. O Elano perdeu e perdeu feio, mas eu duvido que o Gaúcho perdesse o dele... O zagueiro santista puxou e derrubou o Dentuço na área, mas parece que a imprensa paulista não viu isso... ps: nota zero para o grupo de torcedores do Santos que ofendeu jogadores do Fla com insultos racistas... coisa de torcidinha pequena, sem expressão nacional...

  26. deivid

    28/07/2011 12:18:35

    Se vc não viu o jogo, como quer opinar sobre a atuação de Ronaldonho? Cada um que aparece...

  27. Bruno Porto

    28/07/2011 12:16:51

    Perfeito O comentário Erich.Traduz , se é possível traduzir, o que foi a partida ou show ou espetáculo.

  28. Simonaldo - Brasilia-DF

    28/07/2011 11:55:40

    Parabens pelo TEXTO, voce foi DEZ, digo, 10...de Zico, Pelé, de Ronaldinho..

  29. Antonio Roberto Queiroga

    28/07/2011 11:54:37

    Erich!!! Que narrativa Maravilhosa a sua, Parabéns!!Que Jogo, que delícia, qtas emoções, prícipalmente se, se é Flamenguista como eu e digo mais, se o FLA perdesse eu não ficaria chateado, isso porque não vejo o meu FLA jogar assim a muito tempo, foi Lindo.Para o Santos, que Beleza, que Lindo, que Time, foi mágico, foi Eletrizante, acho que pelo espetáculo poucos ficaram chateados.Eu confesso que não queria vêr esse jogo, qdo estava 3x0 então, nossa...mas o jogo tava tendo pegada e aí foi o que foi, um JOGASSO, inclusive s/o Ganso que pouco apareceu, ainda bem, pois se aparecesse acho que seria de 6 prá cima.Só podemos agradecer aos protagonizadores dessa Maravilha de Jogo, foi demais, que Vitória Fantástica.Ao Santos, Neymar e Cia. Meu respeito e Admiração, em especial ao Neymar, vá em frente, a partir de ontem te vejo c/outros olhos e vou torcer por ti, ao Ronaldinho, Obrigado, ao FLA que garra, LINNNDO, OBRIGADÃO, Inesquecível.

  30. jorge

    28/07/2011 11:41:43

    É REALMENTE VC NAO DEVE TER VISTO O JOGO, O RONALDO GAUCHO JOGOU DE MAIS , E OLHA QUE NEH SOU FLAMENGUISTA SOU CRUZEIRENSE, O CARA JOGOU ALA BARCELONA, CARA SE NAO VIU O JOGO VC PERDEU O MAIOR JOGO QUE JA VI NA MINHA VIDA.TENHO APENAS 22 ANOS MAS FOI O MAIOR JOGO QUE EU VA VI.

  31. J. Thadeu P. Costa

    28/07/2011 11:39:30

    Acho que o único ponto negativo do jogaço foi o ato de racismo por parte da torcida do Santos que teria ofendido o Diego Maurício. Ele estava atrás de um dos gols fazendo aquecimento. Ouvi isso de um reporter da Rádio Tupi RJ. Fatos lamentáveis como esse não podem ser esquecidos, de forma nenhuma.Entendo que o Flamengo deveria fazer um protesto formal à CBF e ao TJD, e o Santos deveria ser punido exemplarmente, com rigor. Perda do mando de campo por 3 ou 6 jogos.Quanto ao jogo, foi simplesmente >>> E S P E T A C U L A R <<<.

  32. Henrin Bueno

    28/07/2011 11:36:03

    Sensacional sua coluna Erich, este é um jogo que marcará a todos os amantes do futebol para sempre e como vc escreveu, será um jogo que por anos e anos descreveremos todos seus detalhes, todas suas indas e vindas, algo realmente incomparável.

  33. haroldo tupinambá

    28/07/2011 11:33:30

    Prezado Sumaré, este jogaço na verdade foi passado pela Globo pra todo o Brasil, menos para São Paulo, que assistiram o jogo entre bambis e coxas.Quem tem aquela parabólica antiga pode assistir a Globo do Rio transmitir a partida da Vila Belmiro.Quanto ao jogo,prezado Erich, teve de tudo um pouco: goleiro defendendo a cavadinha , gol (des) feito para a galeria do inacreditável futebol, gol de falta no salto da barreira, um outro final para o "Velho e o (Ney) mar" e muito mais.Eu diria que o jogo de ontem, pelo início acachapante do Santos e depois com a virada espetacular do Flamengo, deveria entrar para uma nova galeria de jogos o do "Inusitado Futebol Clube".Eu posso dizer: "Meninos, eu vi"

  34. Zorobabel

    28/07/2011 11:26:38

    Acho q nao foi transmitido para soa paulo, nso outros estados foi transmitido normalmente.

  35. SANTOS MEU ORGULHO

    28/07/2011 11:24:32

    O Sumaré tem razão. Mas fazer o que se os próprios clubes concordam com isso ao assinar com a dona do Brasil.E outra. Digo, como santista, que nesses jogos no final pouco importa se o time perdeu ou ganhou (pelo menos nesse caso de campeonato de pontos corridos indefinido). Valeu o show de futebol!Até pq nó santistas estamos de olho em Dezembro e um jogo desses nos enche de esperanças! Só espero que o Santos tenha laterais decentes até lá e o Rafael esteja em um dia mais inspirado.Aliás Beting, sabe qual foi o jogo mais marcante pra mim que assisti na Vila lotada? Não foi uma final de campeonato nem jogo decisivo. Foi um Santos 4 Atletico MG 4. Perdendo de 4x1, conseguimos empatar nos ultimos minutos.Mas esse jogo de ontem vai entrar na lista daqueles que me remoo de raiva de não ter visto "in loco", assim como aquele Santos x Flu de 1995.Quem torce pelo futebol, e não somente pelo clube em si, aplaudio o jogo de ontem.Abraço e bela narrativa!

  36. Rodney

    28/07/2011 11:16:20

    concordo plenamente com vc....é uma grande sacanagem o que essa emissora faz com os amantes do futebol, e o sportv nao transmite pq a própria RG nao quer concorrência....nao sei q milagre deixou a Band passar um jogo diferente....lamentável, e olha q sou corinthiano mas estava louco pra assistir a SantosxFlamengo, tinha certeza de que seria um jogão..enfim...abs

  37. Scylas Santista

    28/07/2011 11:14:37

    Escreveu tudo, esse é o sentimento de quem mora em são paulo, nos privaram do maior jogo dessa geração. Abaixo o monopolio nas transmissões de futebol, fora globo!!!!!!

  38. Edson L

    28/07/2011 11:11:54

    Texto diz tudo para quem assistiu o jogo, foi um momento fantástico. Ficará na lembrança por muito tempo.

  39. Eliseu

    28/07/2011 11:10:17

    Brillhante. Para corroborar eu me tornei corinthiano em razão do jogo Corinthias 4 x Palmeiras 3. No começo do jogo o Palmeiras ganhava de 2x0 dois gols do Cesar Maluco (Bons tempos em que o jogador não era punido na comemoração) e o Corinthians virou 4x3, O Adãozinho, recem falecido, acabou com o jogo. Eu sou corinthiano mas torço muito para que o Santos ou Flamengo seja campeão, a vitória seria do Futebol.,como a eliminação do time do Dunga foi uma Vitória do futebol. Seria trágico para o Futebol se time do Dunga fosse campeão ao Invéz da Espanha. Parabens pelo artigo.

  40. Luccas

    28/07/2011 11:07:25

    No Rio de Janeiro o jogo na TV aberta foi televisionado pela Rede Globo.Sobre o jogo sem palavras, melhor jogo que vi em anos.

  41. Leonardo - Cabeceira Grande-MG

    28/07/2011 11:02:43

    Erich já acompanho seu trabalho a algum tempo, em especial este blog, sempre com comentários e analises inteligentes e oportunas.E nesta mais uma vez vc conseguiu expressar o que foi o Santos x Flamengo de ontem...Épico, histórico e emocionante do inicio ao fim ao fim.Parabéns pelo seu bom trabalho!

  42. Daniel

    28/07/2011 10:33:48

    O jogo entre Santos e Palmeiras de 1958 foi pelo torneio Rio-SP e causou a morte de alguns torcedores de infarto no estado de sp, e um deles dentro do próprio estádio, o saudoso Pepe pode contar melhor a história.

  43. jose carlos m. santos

    28/07/2011 10:31:59

    Jôgo de TIMES grandes,esse foi o espetaculo que presenciei ontem na v.belmiro onde a essência era atacar o adversario em busca de gols e isso foi a alternativa do flamengo que estava sujeito de tomar uma goleada historica na vila se não contase em seu elenco crak como Ronaldinho que depois que tomou o terceiro numa jogada de Neymar,chamou pra si a responsabilidade e comandou a virada rublo-negra que foi muito valorizada pelo espetaculo que as duas equipe proporcionaram e sem comentário sobre o que o Neymar fez ontem na vila....assistam.

  44. fabricio

    28/07/2011 10:29:05

    Cara ... pelo seu comentário vc não viu o jogo. O Ronaldinho jogou muito. Deu passes, marcou, foi muito inteligente o jogo inteiro.

  45. Raul

    28/07/2011 10:22:55

    Prezado Eric, excelente jogo e excelente texto! Principalmente a parte: "A volta às boas sensações da infância é o que alimenta nossas paixões adultas."

  46. Guima

    28/07/2011 10:19:31

    Pois é, por mais que o jogo do São Paulo tenha sido emocionante, é um absurdo não passarem esse jogo para São Paulo! Nem vou comentar a tristeza que foi o jogo do Palmeiras, ainda mais com a qualidade ruim da transmissão e pior ainda da narração/comentários.SporTV e nada é a mesma coisa, vc tem que pagar a tv paga para assistir aos jogos.Que bom que logo volta a NFL na ESPN, porque lá é transmitido o melhor jogo da rodada, seja lá aonde for e aonde o Galvão estiver.#foraricardoteixeira

  47. Oscar

    28/07/2011 10:11:46

    Muito boa análise, Erich! Parabéns!Realmente, foi um jogo magistral e com todos os elementos que o tornaram inesquecível!

  48. MaisQuerido

    28/07/2011 10:07:18

    Erich parabéns pelos comentários! Caro Sumaré, procure assitir a partida e depois comente a atuação do R10! Obrigado Flamengo e Santos por esse jogo magnífico! O ingresso foi muito barato pelo espetáculo apresentado por Neymar e Ronaldinho! Ficou mais uma vez comprovado que futebol se ganha em campo, 11X11 e a partida tem 90 minutos! Saudações Rubro-Negras!

  49. rubro negro

    28/07/2011 10:05:07

    ja no rio de janeiro foi ao contrario vimos flamengo contra o santos,

  50. Lucas

    28/07/2011 10:04:38

    Jogaço!!!! não foi uma partida de futebol, foi um espetáculo. Sou Rubro-negro, mas me rendo ao encanto do futebol do Neymar, esse muleque vai longe, ao Ronaldinho, fica minha saudação, não o via jogar como ontem desde aquele 3 a 0 sobre o real madrid no santiago bernabeu, a falta que ele recebeu do Arouca, com um corte seco no Edu Dracena foi coisa de genio, além da falta batida por baixo da barreira. Neymar será o melhor do mundo assim como R10 já o foi, o primeiro gol do Neymar foi uma pintura, gol no nível de Messi, deixou dois marcadores para traz...arrancou, tabelou, deu um drible maravilhoso no Ronaldo Angelim, e foi pra dentro com bola e tudo.Quem não assistiu, perdeu o melhor jogo não só desse brasileiro, mas um dos melhores q já vi em emoção, superaçao, disciplina e ARTE!!!, acorda Mano Menezes, R10 ainda esta aí...imaginem ele ao lado de Ganso, do proprio Neymar, e se tivermos sorte um matador 9 no ataque!!! Seleção já tem...agora só falta um técnico!!!!Saudações Rubro-Negras.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso