Negócios do Esporte

Pelé, o embaixador

Erich Beting

Pelé foi alçado ao cargo de garoto-propaganda da Copa do Mundo de 2014. O nome pomposo é embaixador, mas na prática o ''Rei do Futebol'' será uma espécie de promotor do evento aqui no Brasil.

A decisão, pelo que noticiam todos os meios, tem como objetivo dar mais a cara de que a Copa do Mundo é do Brasil. O ex-jogador representará o país em eventos, gravará campanhas publicitárias para serem veiculadas em rede nacional e participará de reuniões sobre a competição.

Mais uma vez o país tropeça na estratégia de comunicação do evento.

Em meio a todas as polêmicas sobre uso de dinheiro público na Copa do Mundo, às exigências e extravagâncias da Fifa em relação ao torneio, aos escândalos de corrupção da entidade máxima do futebol e às declarações soberbas de Ricardo Teixeira, Pelé surge como o bombeiro da competição.

Mas será que Pelé é, de fato, o cara para salvar a imagem da Copa no Brasil?

Para o exterior, sem dúvida, o ex-jogador desempenha uma brilhante função, tanto que até no convencimento de que o Rio de Janeiro deveria ser sede das Olimpíadas Pelé desempenhou brilhante função.

Para o mercado brasileiro, porém, Pelé pode não ser o garoto-propaganda ideal.

Sua imagem não é intocável. Já há muitos anos exercendo a função publicitária (e de maneira nem um pouco criteriosa), a figura do Rei do Futebol está longe de ser uma forma de convencimento para o consumo e de certeza de credibilidade para as pessoas.

Nos últimos anos, a imagem do Brasil mudou substancialmente. O maior mérito em termos de marketing foi a transformação do país em ''do futuro'' para o ''do presente''. O resgate do orgulho de ser brasileiro, de ''não desistir nunca'', de ser possível ganhar o mundo a partir do Brasil marcaram, e muito, as transformações dos últimos anos.

A realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos nos próximos anos foram uma espécie de confirmação desse novo status do Brasil perante o mundo.

Por isso mesmo, Pelé não combina com essa cara. Ainda mais quando se pretende fazer com que a Copa do Mundo seja aparentemente mais do Brasil e menos da Fifa. O país encontra hoje os mesmos problemas que alemães e sul-africanos enfrentaram nos últimos anos antes de organizarem o evento: uma empáfia da Fifa que mexe com a auto-estima do país anfitrião da Copa.

Talvez o Brasil consiga, com a sorte que vem tendo na conjuntura política mundial, viver um momento único, em que a Fifa tente deixar de ser tão dona da Copa, já que em todo o planeta a sua forma de tomar conta do futebol já não é tão bem apreciada.

A oportunidade de o Brasil ser ''a bola da vez'' para mudar a cara da Copa do Mundo é agora. Só não poderia tentar fazer isso colocando Pelé como embaixador do evento. O Rei do Futebol é, sem dúvida, a personificação do que há de mais precioso dentro de campo. Fora dele, porém, é preciso achar uma nova cara.

O melhor embaixador da Copa no Brasil deveria ser o brasileiro. Sem os vícios do futebol.

  1. domingos

    08/08/2011 13:58:27

    BRINCADEIRA,TINHA QUE SER MESMO O PELÉ,É O MAIOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS,AI PODE POR DE COLABORADORES RONALDO FENOMENO,ROMARIO,FICA SHOW,SÃO MUNDIALMENTE MIDIATICOS...FALOU......................

  2. Armando Guerra

    29/07/2011 18:25:31

    Ricardo:Tem muito corrupto,mensaleiro,trambiqueiro, que anda com gente honesta e nem por isso virou ou é honesto!!!!!!!Tem muito pai bandido e o filho é honesto, muito filho bandido e o pai é honesto, não é por aí.

  3. Armando Guerra

    28/07/2011 22:27:54

    Comentarista:Não se esconda. Identifique-se, mostre quem és. A sua vergonha de ser brasileiro, não é por causa do Pelé, mas sim quando você acórda e olha no espelho .

  4. Armando Gomez

    28/07/2011 22:22:25

    Jurandir:Ela só era" filha" biologica,mas,uma desconhecida, fruto de uma "noite de aventura" que êle nem soube do resultado, por que sua parceira "escondeu" por mais de 20 anos(dêle Pelé). A justiça divina já a condenou e que a terra lhe seja leve.

  5. Erich Beting

    28/07/2011 16:18:22

    Luciano, o que coloco no final do texto, se é que você chegou até lá, é de que o ideal é não ter uma cara única a Copa, mas sim ela ser uma Copa dos brasileiros. Um abraço, Erich

  6. NILSON BRAGA- RIBEIRÃO-PE.

    28/07/2011 10:02:59

    QUEM SOMOS NÓS PARA JULGAR PELÉ, NA SUA VIDA PARTICULAR. O REI É, E CONTINUARÁ SENDO, O BRILHO MAIOR DO FUTEBOL MUNDIAL EM TODOS OS TEMPOS. AS BOBAGENS QUE ÉDSON COMETEU, TODOS NÓS COMETEMOS. POR EXEMPLO: EU ACHO PERFEITAMENTE NORMAL UM JORNALISTA DO SEU NÍVEL, ESCREVER TANTAS BOBAGENS, COMO AS QUE VC ESCREVEU AGORA. RESPEITE O NOME MAIS IMPORTANTE E POSITIVO NO MUNDO, DE UM BRASIL COM TANTAS COISAS NEGATIVAS.

  7. EDSON RAMACHOTI

    28/07/2011 09:45:44

    Discordo das considerações finais porque Pelé além de um magnífico atleta da história do Brasil e da humanidade é defensor intransigente da seriedade, dedicação, honestidade e eficiência, fatores todos que ditaram o seu esmero e sucesso esportivo. Dizer que tem gente que pode substituí-lo é mero engano. É lógico que ele não será uma referência publicitária quanto a bebidas alcoólicas, cigarros e muito menos droga e maus comportamentos.Se ele é visto como um REI no mundo, porque não o vemos assim no nosso País. Parabéns à Presidenta pela brilhante escolha e, por favor, não o troque e nem o conflite. Um grande abraço a todos e torcer para que o Brasil venha a ser hexacampeão.

  8. alberto barros

    28/07/2011 09:09:30

    Pelé é um Rei,um Deus do futebol,não deveria se misturar com gentalha,não deveria estar envolvido nessa roubalheira toda.Quem com porcos se mistura,farelos come.

  9. Comentarista

    28/07/2011 08:51:48

    Parabéns! Poucas vezes li algo tão lúcido em se tratando desse assunto tão simples, ou seja, a diferença entre o 'rei do futebol' e o cidadão Edson. De fato, fora de campo o Pelé nunca foi exemplo de absolutamente nada para ninguém. Aliás, como pessoa, ele sempre foi um dos motivos motivos que, vez ou outra, me envergonharam de ser brasileiro... É isso, simples assim, queiram ou não os saudosistas que normalmente não sabem diferenciar o homem do ator.

  10. Ricardo marinho

    28/07/2011 08:45:37

    De bom moço esse Pelé não tem nada.Quem anda com bandido...

  11. Satya81

    28/07/2011 08:12:42

    Acho que o embaixador deveria ser o Elano!A qualé, acho ir contra o Pelé assim não tem sentido nenhum. Deveria concentrar seus esforços nos sanguessugas do nosso futebol - Ricardo Teixeira e companhia.

  12. Joyce

    28/07/2011 07:52:07

    Acho que ele quis dizer que a nova cara do Brasil tem que estar além dos campos. O Brasil não é só futebol.

  13. Manuel E. do Nascimento

    28/07/2011 01:27:55

    Sr. JornalistaTenho 70 anos e, desde que me entendo, sou testemunho de que Pelé nunca foi aceito como ídolo do futebol por muita gente na terrinha. Foi preciso que ele saisse do Brasil para adquirir lá fora, de forma inconteste, o título de esportista do século, muito respeito e admiração pelos fãns do futebol no mundo inteiro. Quando Pelé deixou o Brasil para jogar no Cosmos, o título de Rei do Futebol que já era seu a muito tempo. Mas quem sabe o que lhe teria acontecido se o Edson Arantes do Nascimento não tivesse se alçado, não só no campo, mas também fora do campo, a empresário de respeitavel porte, apesar dos golpes de que foi vítima, e a garoto propaganda de muitas empresas multinacionalis líderes no mercado mundial. E, não podemos esquecer, anos depois, a Ministro dos Esportes no Governo Fernando Henrique Cardoso. O cidadão Edson naturalmente teve suas limitações e cometeu seus erros comuns a todos os mortais. Mas, quem viu o esportista Pelé fazendo propaganda de cerveja, de cigarro ou de qualquer produto incompativel com a ética do esporte ou com a moral de qualquer cidadão brasileiro. Convém lembrar que outros brasileiros ilustres também foram vítimas dessa mesquinhez exibida em sua matéria jornalística, Sr. Erich. "Remember", Carmen Miranda. Avante, Pelé, nosso ídolo e heroi. Não se curve a essa gente que o que sabe fazer de melhor é manipular os sentimentos do povo brasileiro tentando fazer valer interesses ocultos numa falsa roupagem de "politicamente correto".

  14. solano

    28/07/2011 00:44:31

    A impatriota tentativa de são paulino de parar as obras do Itaquerão jaz mais tera sucesso imagina se o Supremo tribunal iria permitir uma loucura dessa que iria humilhar oBRASIL perante o mundo sem ter um estadío decente para abrir essa que sera a maior de todas as copas espero que alguem entre no supremo contras eles por traição a PATRIA ! VIVA O BRASIL ! ! ! OUTRA coisa para abrir copa tem que ter mais de 200 suites para os bacanas da FIFA as outras capitais não tem nem 50 !

  15. jurandir

    27/07/2011 22:19:46

    Como jogador de futebol, o Pelé e, sem dúvida, um expoente. Como homem, como cidadão e como pai, nen tanto. Teve seu nome envolvidos em negócios e verbas muito mal explicados. Para culminar, como pai, a filha rejeitada, mesmo com o teste de DNA confirmando sua paternidade, portadora de de câncer em estado terminal, num hospital de Santos, manda chamar Pelé para que se despedisse dele antes de morrer, e o Pelé não foi. Morta no dia seguinte, vão chamá-lo para o sepultamento - DA PRÓPRIA FILHA - e lá, não compareceu. Que dizer de um caráter desse nível? Que pensar de um pai que assim procede?

  16. jose augusto

    27/07/2011 21:35:00

    Ola ErichPelé e seu Reinado fora do atual contexto da Copa, absolutamente certo.Qualquer nova cara para alavancar essa aventura será, irremediavelmente, associada ao famoso Ali Babá. Aliás o Ricardo Teixeira já se candidatou ao título, porém para mim ele não passa de Dom Quixote tendo ao seu lado o AndresSancho Pança.Nós somos do Tronco Tupy, e aqui é o umbigo do Planeta. Europeus, Asiaticos e Americanos, sabem disso e jamais vão dar crédito sobre o que fazem os brasileiros, eles querem o que está em baixo de nós.Quando essa Nação sair do sonho (Itaquerão e tudo o resto junto) fará o Mundo se por de joelhos, como afirmou Nelson Rodrigues um dia, afinal, temos o sangue e espirito do Tronco Tupy, o inicio de tudo.

  17. marcelo guerra

    27/07/2011 21:31:49

    Vocês algo mais importante a comentar, que é a saida de Ricardo Teixeira e família. Chega desse ladrão na CBF.

  18. francisco

    27/07/2011 21:20:18

    é uma grande demagogia...o futebol brasileiro tá do jeito que tá por culpa desse grande jogador, o maior de todos os tempos, que depois que parou, ajudou a criar essa lei pelé, que tirou os jogadores dos clubes e entregou-os de bandeja aos empresários, verdadeiros oportunistas, que não gastam um centavo e lucram milhões, enquanto os clubes que criam os jogadores desde criança, estão falidos. Pelé só serviu dentro de campo. hoje não precisa saber jogar bola, basta ter empresário bom que joga no time que quiser. abaixo essa copa no brasil, que não tem nem atendimento médico decente para o povo dentre outras necessidades básicas. fora fifa.

  19. Paulo Cesar

    27/07/2011 21:05:28

    E a gente que pensava que o Pelé que era eterno né? rsrsrs... Mal sabíamos que o RT estava por vir...

  20. José Moura

    27/07/2011 21:02:10

    Erich BetingCom certeza voce não viu o PELÉ jogar para escrever tamanho absurdo.EU ví e posso dizer que não tem ninguem no Brasil que possa ser o Embaixador da Copa do Mundo aqui, enquanto ele existir. Foi a mais feliz nomeação da Presidenta Dima.Acorde, pelo menos veja os filmes da época que conseguir, depois faça um novo comentário mais feliz.

  21. ronaldo

    27/07/2011 20:10:56

    Pula fora Pelé, é friiiiiiiiiiiiiia!!!

  22. De Vaneyo

    27/07/2011 19:31:34

    Caro Erich:Se Pelé errou na vida - ninguém é perfeito - , assim como você, agora neste Post, onde pode ser constado, pela sua honestidade, sem manipulações, a massacrante crítica que estás recebendo,mostra que o Rei do Futebol ainda tem credibilidade sim, e sua imagem está acima de suas "derrapadas" na vida pessoal, onde o povo e os consumidores não JULGAM o cidadão Edson pois sabem que não podem atirar a primeira pedra. A MARCA PELÉ, mesmo após a sua "aposentadoria" das 4 linhas, a mais de 35 anos, continua mantendo a mesma credibilidade, e você por suas afirmações demonstra estar bem "por fora" do mercado publicitário ou está sendo mal intencionado, para não dizer vingativo.Se o melhor Embaixador da Cópa no Brasil deveria ser o brasileiro(sic)hà que ser personificado em um e você não esta iniciando campanha em favor do Tiririca? Está?

  23. altair marques da silva

    27/07/2011 18:34:59

    QUANTO SERÁ QUE O REI DO FUTEBOL ESTÁ GANHANDO PARA SER GAROTO PROPAGANDA DA COPA PARA O GOVERNO??ELE SÓ NÃO ESTÁ AO LADO DO RICARDO TEIXEIRA E DA CBF PORQUE NÃO ACEITARAM O CACHE COBRADO POR ELE..PELÉ.. DEIXOU DE EXISTIR QDO PAROU COM O FUTEBOL (E MESMO ASSIM ELE NUNCA FEZ NADA EM FAVOR DE SUA CLASSE, OU SEU POVO...) AGORA EXISTE O EDSON ARANTES DO NASCIMENTO GAROTO PROPAGANDA DE QUEM PAGA MAIS...ABAIXO PELÉ, RICARDO TEIXEIRA... CBF.. COPA NO BRASIL...

  24. Ernesto

    27/07/2011 18:25:23

    Erich, não é possível que todas as empresas que contrataram o Pelé até hoje estejam erradas, e você certo.O cara tem mais de setenta anos e não passa duas horas sem sua imagem pintar na telinha no Brasil nos últimos cinquenta anos.E não é qualquer empresa que pode contratá-lo, e quase todas o querem como garoto propaganda. Você tem ideia de quanto custa para contratá-lo? Já tentei fazer isso por uma empresa, brincadeira! Os valores são proibitivos.E tem mais, todas essas empresas que o contratam, ou querem contratá-lo, têm acesso a pesquisas que informam a melhor imagem de atores ou atletas para vender seus produtos.

  25. Joca Prado

    27/07/2011 18:15:33

    Amigo Erich,Leio sempre suas matérias, concordando com a maioria, mas nesta de hoje voce foi infeliz. Quem na sua opinião poderia estar no lugar de Pelé??? Concordo que ele teve alguns deslizes, mas como disse o leitor, Ronaldo Fenomeno, Romario, e outros teriam muito menos condições. Repita a questão, quem poderia estar no lugar do Pelé???Espero que amanhã voce acorde de pé direitoabs Joca Padro

  26. Rodrigo C. Santana

    27/07/2011 18:12:24

    Pelé esta longe de ser o cara ideal.. sua imagem é bem manchada.. é um poeta com a boca fechada...

  27. Zé bedeu

    27/07/2011 18:06:56

    A PRESIDENTA devia nomear o "QUALHADA "

  28. Carlos Brasilício - Santos/SP

    27/07/2011 18:00:31

    Você pisou na bola meu caro jornalista com seus comentários.Como você é humano como o Pelé e todos nós eu talvez o compreenda. Mas você poderia ser mais claro onde queria chegar.

  29. edu

    27/07/2011 17:36:40

    DISCORDO frontalmente de tudo que você escreveu, Beting. Não existe personalidade melhor que o REI DO FUTEBOL, que também foi eleito ATLETA DO SÉCULO, para representar o Brasil quando o assunto é futebol, seja aqui ou lá fora. Essa sua conversinha de "imagem arranhada" não resiste a nenhuma análise, pois Ronaldo e Maradona fizeram e aprontaram de tudo (desde travecos e surubas até cocaína) e nem por isso tiveram sua "imagem arranhada). PELÉ é PELÉ. Não tem o que discutir.

  30. edu

    27/07/2011 17:31:43

    DISCORDO frontalmente de tudo que você escreveu, Beting. Não existe personalidade melhor que o REI DO FUTEBOL,

  31. Henrique

    27/07/2011 16:39:34

    Associar a imagem de Pelé a qualquer evento esportivo no Brasil parece inevitável. Tem sido assim desde a frustrada campanha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2004, com o Rei cantando "Aquele Abraço" em um vídeo promocional medíocre. E é claro que não seria diferente quando chegasse a hora do evento máximo do futebol mundial, no país que, embora não seja o berço do esporte, certamente é onde este é mais venerado.A princípio, não há problema algum nisso. Platini esteve ligado à Copa de 98, assim como Beckenbauer à de 2006. O problema é que a figura pública de Pelé, o ex-jogador, o maior de todos os tempos, é muito diferente daquela de Édson Arantes do Nascimento, o garoto-propaganda sem escrúpulos, que, calado, é um poeta. E é Édson que tem dado o ar da graça desde que o jogador Pelé se aposentou, o que, pro Brasil, é negativo.Foi mencionado no artigo o fato do Brasil já ter sido considerado o "país do futuro" e hoje ser o "país do presente". Mas na hora de divulgar nossa pátria amada lá fora, nosso governo e suas campanhas publicitárias parecem preferir o "país do passado". Nada fazem pra mudar a imagem do "Brasil pra inglês ver". Basta notar o sambinha tocando ao fundo do primeiro vídeo oficial da Copa do Mundo Brasil 2014 (onde foi exibido também pela primeira vez a logomarca) e o fato de todo e qualquer vídeo de divulgação ter a mesma trilha sonora e mostrar sempre as mesmas coisas: "belezas naturais" e carnaval - praias e bundas - como se o país inteiro se resumisse a uma amostra (ruim) do Rio de Janeiro.Escolher Pelé como único embaixador da Copa é se manter atrelado a essa imagem do Brasil colonial, folião, parque de diversões dos turistas sexuais. Imagem, essa, que os estrangeiros cultivam do nosso país desde os anos 60 - coincidentemente, quando Pelé passou a ser conhecido lá fora, como o brasileiro típico, representante do nosso povo.A Copa de 2014 seria a melhor oportunidade pra finalmente mudar esse pré-conceito, de mostrar que nós temos mais do que samba, acarajé e mulatas pra oferecer. De que somos um povo culturalmente diverso, com interesses além do futebol e capoeira. Mas a manutenção de um governo corrupto e retrógrado tem seu preço, a manutenção também do "Brazil" de outrora, que brasileiro nenhum reconhece mais, mas que a ainda povoa o imaginário popular dos "gringos", como nosso governo insiste em tratá-los.Se a ideia por trás dessa escolha era homenagear um ídolo (na teoria, pois sabemos que na prática foi por causa de implicações políticas), por que não escolher um de cada geração? Pelé para 58, 62 e 70, Romário para 94, e Ronaldo para 2002. Bem mais justo que ficar só com o primeiro. Ou, ainda, seguindo o conceito de "passado, presente e futuro", mostrar as conquistas da base da seleção ao lado dos triunfos de ontem. Afinal, o Brasil pode se dar ao luxo de escolher entre diversos craques e conquistas diferentes, ao contrário da maioria dos países-sede. Resta saber se nos próximos 64 anos (tempo que levou pro Brasil sediar novamente uma Copa do Mundo) teremos ainda mais opções, ou se continuaremos apegados ao passado e a seus estereótipos ridículos e incorretos.

  32. Agenor Martins Neto

    27/07/2011 15:23:29

    "Mas será que Pelé é, de fato, o cara para salvar a imagem da Copa no Brasil?"Se ele é o cara para salvar, não sei, mais que ele está entre aqueles, isso eu te afirmo que sim. Poderia ser: O Rai, o Zico, o Fenomeno e outros que não são delinquentes do futebol arte. Vejo essa atitude da Senhora presidente Dilma, uma maneira de dizer para o Ricardo Teixeira e asseclas que a CBF pertence a nós, já é patrimônio nacional, pra calar as baboseiras, asneiras e baixo calão ditas pelo o mal exemplo do representante Mor de nosso futebol. O homem de caminho sujo deve ser varrido junto com sua sujeira, e a sujeira do Ricerdo Teixeira é seu clã e sua patuscada.

  33. Cristina Morais

    27/07/2011 15:04:16

    Caro Erich,Creio que você deixou de tratar um aspecto relevante em seu artigo sobre a escolha de Péle para ser o Embaixador da Copa do Mundo 2014, e que bem mostra a pertinência do uso do termo “GAROTO PROPAGANDA”. No ato público e televisivo a fala/admoestação do Ministro Orlando Silva foi constrangedora, atingiu a imagem de Pelé, não só do futebolista que foi, mas também enquanto cidadão que tem o direito de manifestar críticas ao processo como vem sendo conduzido a realização da Copa 2014 e, evidentemente da preocupação com a imagem do Brasil. O ministro, ao afirmar que não caberia ao “Rei do Futebol Mundial” emitir qualquer declaração sobre a organização/execução da Copa, sobre a FIFA e CBF, pois esta prerrogativa segundo as próprias palavras do ministro “[...] é da pessoa que vos fala”, reduziu a condição de Pelé de Embaixador da Copa 2014 para, como bem você denominou, “GAROTO PROPAGANDA”. Caberá a Pelé falar aquilo para que foi contratado, mesmo que sem remuneração. Creio que Pelé ao se curvar diante da manifestação do ministro aceita que sua imagem seja maculada. Abs.

  34. Mauricio

    27/07/2011 14:11:30

    O maior problema dos nossos ídolos diz respeito a omissão em relação aos rumos ditados pela FIFA e CBF. É o silêncio dos cúmplices e beneficiários das mordomias e mamatas. Uma pena.

  35. P.Guerra

    27/07/2011 13:54:01

    Retifico- COPA 2014.

  36. P.Guerra

    27/07/2011 13:52:18

    Zico!!!!!!!!!!!!!!!!!Quem eh esse jogador. Ele, por acaso eh conhecido mundialmente. Claro que não. Agora não eh hora de procurar um jogador que se identifique com o time que torcemos. Não torço pro santos sou palmeiras mas acho que o PELE eh mundialmente conhecido e sera, sem a menor sobra de duvida, o garoto propaganda da Copa 2034.

  37. leonel

    27/07/2011 13:48:43

    Discórdo de vce meu caro, o que o mundo não iria dizer se o Pelé não estivésse elvolvido na Copa de seu próprio país, aqui no Brasil é assim mesmo, quando temos algo de bom p/ mostrar ao mundo vem jornalistas q déve ser torcedor de algum time pequeno de torcida grande p/ querer desmoralizar o que temos de bom.Pelé é respeitado em todo o mundo e deveria ser mais respeitado aqui no Brasil, principalmente por vces jornalistas.

  38. luciano

    27/07/2011 13:46:37

    Desculpe-me Sr Erich,mas seu comentario é totalmente incorreto,pois Pele realmente,em certas ocasiões,passa dos limites e fala bobagens.Mas daí a não servir para esta tarefa,vai uma distancia muito grande.Portanto acho que vc foi muito infeliz neste cometario.Olha, acho que pra vc, o cara idela seria o Dunga.

  39. alexandre

    27/07/2011 13:19:04

    Parabens pelo texto Erich..concordo plenamente..a imagem do Edson arantes do nascimento,como ele mesmo diz ao se referir a si mesmo em terceira pessoa como uma "entidade" pelé nao poderia ser mais ' queimada' ...Achei a escolha pessima!

  40. jorge hiroshi

    27/07/2011 12:37:23

    Lamento discordar do seu comentario, o "santo" acima do Bem e do Mal que voce procura vai ser bem dificil de encontrar !!!! Pele merece, e, eh pouco o que fazem em reconhecimento.

  41. Paulo

    27/07/2011 12:24:40

    Você rodeou, rodeou, rodeou e não chegou ao ponto que queria. Qual é mesmo o problema com o Pelé??

  42. Alexandro Cruz

    27/07/2011 12:03:45

    Juro que li e reli o seu texto, mas não consegui entender o problema que a imagem do Pelé poderia trazer. Aliás, como voce mesmo disse, no mundo ele é bastante carismático e, pelo que sei, eventos desse porte é feito para mostrar o país sede ao mundo. Com isso, o Pelé é a maior imagem que podemos mostrar. Que outro atleta, que não teve problemas com drogas ou no esporte poderia ser? Não consegui entender o seu raciocínio.

  43. Thiago

    27/07/2011 12:00:55

    O Ronaldo passou por mil problemas, se envolveu com travestis, engordou demais, decepcionou o país em duas copas do mundo (em uma bem gordo), enfim, teve tudo pra jogar o que conquistou pelo ralo. Mas em 2009 ele foi o grande chamariz em nosso futebol, fez diversas campanhas e mostrou que sua imagem estava, no máximo, levemente arranhada.Dá pra comparar as bobagens do Pelé com as do Ronaldo? Acho que não. E os feitos, a importância na história do futebol? Claro que não. E a ligação com o povo brasileiro, um que fez fama la fora e outro que foi eleito o atleta do século, mesmo jogando no Brasil? Pois é...Esse texto me decepcionou bastante. Ficou clara a intenção de colocar alguém representando o Brasil, que não fosse ligado ao governo, que não fosse manchado pela cbf, que fosse reconhecido no mundo inteiro. Tornar a Copa mais atrativa para o brasileiro? Não precisa, em 2014 todos os veículos de comunicação vão fazer os brasileiros engolirem a copa com uma felicidade enorme, esquecendo todos os poréns que vimos até aqui.

  44. Marco

    27/07/2011 11:46:34

    Apesar de ser contrário a realização da copa e das olimpíedas sinto-me na obrigação de opinar sobre a matéria. Veja bem, estamos falando do Pelé e não do Edson...Cada um tem uma opinião e na minha acho um absurdo essa matéria, com todo o respeito. Quem deveria ser garoto-propaganda da copa? Zico? nunca ganhou nada de expressão. Ricardo teixeira? ou quem sabe José Sarney, Fernando Collor...fancamente...

  45. Alan Max

    27/07/2011 11:36:54

    Penso que vc está equivocadíssimo. Pelé sem credibilidade? Achar um nova cara?(Quem?) E o que fazer com quem já fez tanto ao Brasil nesse esporte? Esquecer? É assim que tratamos nossos ídolos de outrora, colocando-os no limbo? Como se fosse um retrato de orgulho do ontem, mas muito cheios de pó para hoje. Isso se chama preconceito (um pelo menos, talvez haja outros).Pelé realmente deve fazer a propaganda que desejar, ele tem direito, porque só compete a ele como pessoa física e pagador das suas próprias contas escolher ao que associar sua imagem. Meu caro Erich, esportistas diversos (em todos os países) ganham dinheiro se associando a produtos que vão do sabonete íntimo ao um carro novo, de pasta de dente a campanhas de ongs, de macarrão a tintura de cabelo. E o que há de mal nisso (e as conquistas? e os recordes? e as alegrias?), eles ficam menores por conta disso, será que a dignidade está em apenas escrever um blog para o portal UOL. Penso que não.Você poderia criticar essa nomeação de Dilma para com Pelé de varias formas, como a de que já foi tarde, que realmente poderia ser melhor ele exercer esse cargo decorativo e de prestígio ao invés de um cargo de comando no COL (de antemão já acho melhor que Teixeira) etc, mas nunca como um pseudo "fora de lugar".Li 10 vezes mas juro que não entendi essa frase: O melhor embaixador da Copa no Brasil deveria ser o brasileiro (Pelé nasceu onde?/ Porque o uso do artigo "o" antes da palavra brasileiro?). Sem os vícios do futebol (Ahh! sim, essa pessoa vc encontra em Marte). Porque pensar que um indivíduo, seja ele qual for, envolvido em uma atividade por várias décadas como é Pelé como o futebol sem vícios dessa atividade é um pensamento de uma ingenuidade incrível meu caro. Somos produtos do nosso meio (tb) gostemos ou não. Será que Marta e Hortência do vôlei são isentas desse vício? E Zico? E Ronaldo? E Oscar? E...?

  46. Anderson

    27/07/2011 11:26:02

    Caro Erick, Sempre se fala que o Brasileiro não tem memoria, não lembra dos seus ídolos, a Presidente fez o que devia, mesmo com os desmandos do Sr. RT e da Fifa, nomeou Pelé com Embaixador da Copa 2014, e se o maior jogador de futebol de todas as copas, e de todos os tempos, não servir para este cargo, então o mundo vai mesmo acabar em 2012.

  47. Jose Carlos

    27/07/2011 11:20:03

    Gostaria de saber se no Brasil não tem ma autoridade de vergonha que tire este sr. Ricardo Teixeira do comando da cbf, não é possível que este sr. passe o resto da vida comandando o futebou brasleiro e enchendo seu bolso com dineiro desonesto. Será que as pessoas que teriam poder para retira-lo recebem dele para deixa-lo lá na cbf? E o ministério público não investiga este sr?É lamentável.....

  48. PAULO GUERRA

    27/07/2011 11:15:55

    Me desculpe Erich em discordar do seu comentario. Acho suas palavras preconceituosas com respeito ao Pele, sou de opinião que devemos nos ater ao que ele representa futebolisticamente falando, outros fatos de sua vida alheios ao futebol deverão estar fora de discussão. O marketing que sera feito sobre a Copa usara a imagem do Atleta do Seculo para ser exibida para o Mundo e não somente para o Brasil. Em pesquisas, em varios paises quando perguntaram as pessoas o que conheciam do Brasil, a resposta imediata era PELE, e continua assim ate hoje. A escolha da Presidente Dilma do Pele para garoto propaganda (embaixador) da Copa 2014 foi providencial pois com a arrogancia, desmandos, roubalheiras e maracutais do Ricardo Teixeira a imagem do Brasil no exterior seria maculada e prejudicaria a realização do evento.

  49. Rubao

    27/07/2011 11:07:39

    Querem saber a realidade, o Brasil não esta preparado para nada. nem nas reformas do Estádios, e nem preparados para receberem os de fora. e muitos menos no próprio futebol, pois os que estão escalados são horríveis.

  50. Marcos Pontes da Silva

    27/07/2011 10:56:28

    MEU CARO ERICH, VÁ ESCREVER NA REVISTA DO PT.VC FICOU COM VONTADE E NÃO DISSE, MAS TODOS ENTENDEM QUE VC ACHA QUE DEVERIA SER NOMEADO O LULA. VC ACHA QUA IMAGEM DO PELÉ NÃO TEM MUITA CREDIBILIDADE, VÁ TE CATAR.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso