Brasil, qual é o seu negócio?
Erich Beting
Após três dias no Rio de Janeiro acompanhando o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, uma coisa ficou clara. O Brasil ainda não sabe o que quer com o Mundial. Desde 1994, quando os Estados Unidos organizaram o torneio, os países começaram a perceber a importância da estratégia de comunicação do evento.
Na Alemanha, em 2006, por exemplo, a Copa do Mundo foi chamada de ''Tempo para fazer amigos'', numa clara alusão alemã de acabar com a desconfiança do turista em relação ao povo frio e sisudo. Como reflexo, nos anos seguintes ao Mundial aumentou o fluxo de visitantes no país que havia abrigado de maneira ''quente'' (dentro do que dá para haver de calor no povo alemão) o turista durante os 30 dias da Copa.
No Mundial passado, na África do Sul, foi hora de ''Dizer não ao racismo'', em bandeira levantada pela Fifa e pelo país anfitrião, maculado pelo Apartheid que havia segregado mundialmente os sul-africanos nos últimos 60 anos. A Copa ajudou a quebrar pré-conceitos estabelecidos em relação à África e impulsionar a realização de novos negócios pelo país-sede do Mundial.
Mas o que o Brasil quer com 2014? Isso a gente ainda não sabe. Seja por falta de preparo de quem está no Comitê Organizador, seja pela falta de alinhamento de ideias entre o COL e a direção do país. Queremos e trabalhamos para ser a quinta maior economia do mundo até 2016, isso é um fato.
Mas e daí? Qual o benefício que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos podem trazer para que o Brasil atue dentro desse cenário? Ou será que vamos deixar passar o bonde de termos a imprensa do mundo todo de olho aqui e simplesmente não saber comunicar da melhor forma possível quem somos e o que queremos?
Isso já ficou evidente no sorteio das Eliminatórias da Copa. A não ser pelo discurso da presidente Dilma Rousseff, que tinha um pouco de lógica ao relacionar o evento com o momento sócio-econômico do país, o restante da comunicação estamos claramente ''empurrando com a barriga''.
O slogan prévio da Copa é o ''Bem-vindo à terra de todas as nações''. Legal, a miscigenação é um traço marcante de nossa vida. Mas e o que isso propõe? O que um gringo que chega aqui vai pensar ao ler isso? Qual a mensagem que queremos passar? Nas apresentações da semana, uma projeção feita pelo banco Itaú mostra que o país espera aumentar as exportações depois da Copa. Mas, para que isso seja possível, é preciso que o Brasil mostre a que veio.
Se não soubermos urgentemente responder a essa questão, o bonde da Copa e das Olimpíadas vai passar sem ao menos parar na estação. E, até esses eventos acontecerem, as notícias que veremos serão as mesmas de sempre: atraso nas obras, superfaturamento, uso excessivo de dinheiro público, desvio de recursos, falta de planejamento, etc.
É mais do que urgente definirmos uma linha de comunicação mundial para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no país. É questão de planejamento estratégico. Ou, como diria Cazuza:
''Brasil, qual é o seu negócio''?
-
Márcio
03/08/2011 10:05:06
O nosso negócio são risos debochados, e recorrer ao dinheiro público para salvar clubes como Corintians, Gremio e Flamengo; e ainda reclamar da segurança pública quando acontece com a gente.Abraço
-
Lucas
02/08/2011 18:21:19
E esse estádio do Corinthians, então, o tal ITAQUERÃO, a maior vergonha já vista nesse país. O executivo e o Legislativo já deram o aval rasgando a Constituição. A inconstitucionalidade dessa isenção-DOAÇÂO é flagrante, mas ninguém duvida de q o nó será dado tb no Ministério Público e no Judiciário.QUE ABSURDO !!!
-
Guilherme
02/08/2011 17:30:06
Oi Erich,mas voce já respondeu no post....a imagem que vamos deixar é a da bagunça na organização e superfaturamento das obras.Nossa mensagem aos investidores externos é de que não devem criar expectativas com nossos governantes nem tratá-los com seriedade.
-
Alexandre
02/08/2011 17:09:11
Copa-2014, segundo o RT: "Tempo de fazer dinheiro".
-
rocco-sp
02/08/2011 15:42:10
A Copa já está aí, fazer o que?? Agora Olimpíadas??? Por acaso temos escolas preparatórias para crianças futuros atletas como existe na China??? Esse Cob, que deve ser pior que a CBF, existe prá que??? E a alta dopagem na maioria dos atletas, e nada acontece com os que dão retorno financeiro??? Querem roubar, continuem como sempre, superfaturamento nas devidas pastas da maioria dos Ministérios, mas, abrigar duas competições deste porte?? Quanta irresponsabilidade, e o pior é que a massa de manobra é maior que a população esclarecida, por isso nossa cultura é tão controlada e dificil acesso para todos, igualzinho nos tempos da ditadura, mas com outros modus operantis. Espero que depois deve vendaval de corrupção coletiva, não vamosparecer com a Grécia, e depois culpar a crise mundial.
-
marcelo
02/08/2011 13:59:23
Erich, concordo plenamente com vc, pois afinal o que a população brasileira que sofre com a falta de hospitais, escolas, creches, transporte coletivo, infra-estrutura nas estradas, moradias, etc,etc. pode lucrar com a realização não só da Copa do Mundo mas tbm dos Jogos Olimpicos aqui no nosso amado e idolatrado Brasil???A resposta é muito pouco ou quase nada. É fato que haverá melhoras infimas, no sistema de transporte,por exemplo, que atualmente esta tão sucateado e nas cifras que a vinda dos turistas podem movimentar, mas os beneficios param por ai infelizmente. A partir disso vejo que vc matou a pau a charada quando questiona o que o Brasil tem a ganhar com a realização desses eventos no Brasil. Faz tempo que o futebol virou um negócio que movimenta milhões de dólares, onde a Fifa tem mas paises membros que a Onu, vejam só. A briga entre a CBF de Ricardo Teixeira e o SPFC de Juvenal Juvencio, ilustra bem isso, a decisão de construção de um estadio para abertura da Copa, (quem sabe??) aqui em SP foi 100% politica, e tanto a sociedade como os jornalistas paulistas, ficaram só olhando quase o estado "mais rico" do pais, entre aspas, quase ficar sem ter jogos do mundial, vejam só, por falta de um estádio nos padrões da Fifa.Fica claro infelizmente, que tanto a Copa do Mundo como os Jogos Olimpicos só vão fazer a alegria de empresários e politicos gananciosos, e a nós que somos os peões neste tabuleiro resta apenas ficar assistindo a construção de estádios no meio do nada, e escutando mentiras pela TV e jornais de como a realização destes eventos irão ajudar a desenvolver esta ou aquela região do país.Abs
-
Daniel
02/08/2011 13:46:20
Discordo. Ainda que seja um objetivo velado, é um objetivo muito claro para mim.E até onde observo nas iniciativas dos envolvidos, para eles também é claro. Mesmo que seja um objetivo condenável. Eles estão c*agando, não estão?Minha opinião é que slogan, marca, discurso e até mesmo o futebol e o povo brasileiro são meras roupagens para vestir um objetivo que, acredito, ficou descarado pra todos quando divulgaram que numa festinha de sorteio, gastou-se 30 milhões!Não ficou claro pra vocês isso?
-
Joao CWB
02/08/2011 13:31:31
É hora de definirmos uma linha de moralização nacional.-AbraçoJoao - Curitiba/PR
-
Roberto
02/08/2011 10:56:58
É muito interessante sua colocação sobre o que o pais quer e o que vai ser nas aventuras da Copa e nos Jogos Olimpicos. Os investimentos que estão sendo feitos para receber a Copa são monumentais. A corrupção esta sendo monumental. A desorganização esta sendo desproporciomal e vai por ai. Tenho receio de passarmos uma ideia de baderneiros(desorganizados) e ladrões(corruptos) se, a partir de agora não mudarmos os comportamentos de estados e municipios que receberão os eventos. Talvez a imprensa tenha receio de publicar ostensivamente os problemas reais com os estadios, aeroportos e estruturas basicas necessarias, sob pena de não obter credenciais para cobrir a Copa aqui no Brasil. No sabado houve o evento do sorteio das eliminatorias organizado por uma empresa Global que cobrou R$30 mi tirados do bolso do contribuinte carioca. Ouvi um analista dizer (ESPN) que um evento daquele porte como foi feito não gastaria mais que R$2 mi. Até isso levamos para fora do pais sem necessidade. Não acredito em algum objetivo dessa Copa que não seja beneficiar alguns poucos(em relação a pop brasileira). Ouvi o presidente de um time paulista dizendo que não haveria dinheiro publico na construção de seu estadio particular. Que a cidade de São Paulo tem que agradecer esse time, pois sem ele não haveria copa na capital paulista. O pior que temos um povo que acredita nisso. Depois disso encontrei objetivos em ter a Copa aqui. VAIDADE E ASTUCIA.
-
Junior Lourenço
02/08/2011 10:02:13
Olá Erick, escrevi sobre isso na minha coluna no Trivela.com, também aqui da UOL. Quando puder: http://trivela.uol.com.br/Conteudo.aspx?secao=222
-
Daniel Volcof
02/08/2011 07:48:44
Caro Beting, acompanho sempre seu blog e suas discusoes sobre business no esporte.Hoje, acabou de ler no site da BBC, aqui em Londres, onde moro a alguns anos, sobre os valores e os investments dos teams das tres principais ligas da Inglaterra e a SPL(Scotish Primer League).Mostra que apesar dos altos precos, os fans ainda oculpam 92% da capacidade do Stadium. Mas aqui, ocrreu e ocorre uma coisa que infelizmente sei que o Brazil ainda esta atras, que e "value for money" ao torcedor. Toda a estrutura dos clubs inglesas, as facilidades e ainda um "mistery shopper" que analisa tudo isso. Gostaria muito que nao so meu time do coracao( Sao Paulo), mas todos os outro e principalmente na copa do mundo(que sou contra), possamos fazer algo parecido. Oq seria um grande passo.Segue o link da reportagem:http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/football/14366574.stmAbs.
-
Will
02/08/2011 05:34:25
O negocio do Brasil, e a pilantragem, a injustiça, a corrupção, os conchavos nacionais e internacionais. O Brasil e a grande mentira mundial, a piada pronta, a democracia do avesso.Alguém já te perguntou sobre os subsídios as vadias filhas de milico?Ou as prisões especiais para quem tem diploma superior?O subsidio para as famílias de presos?Os benefícios legais para os bárbaros crimes dos menores de idade?As infames policias militares?Meu, nosso pais e uma merda!!!
-
camisa 6
02/08/2011 05:33:01
O novo slogan devia ser: " Copa 2014 - hora de rapelar o povo ". Ate agora esse parece ser o unico objetivo deste campeonato sem sentido.Se o Brasil investisse o mesmo montante de dinheiro que investe na copa em sua infra estrutura turistica apenas, teria um retorno muito maior do que esse torneio privado vai dar. Por exemplo, ao inves de gastar 1 milhao com estadio gastasse esse valor com curso de hospitalidade e aulas de ingles pras pessoas e seguranca, com certeza o Brasil seria mais hospitaleiro.Garanto pra voce que 50% dos turistas que vierem ao Brasil para o mundial nao recomendarao o turismo por aqui, devido atrasos , criminalidade e estrutura precaria.Talvez seria melhor ter um menor fluxo de turistas, mas garantir que 100% destes recomendassem o Brasil como destino turistico.
-
Leonardo
02/08/2011 00:34:54
O nosso negocio é roubar.......roubar..... superfaturar obras, roubar turistas... e se for preciso roubar no campo...porque só com a juda dos juízes vamos ser campeões!!!!!
-
Luis Galeni
02/08/2011 00:01:56
Eu acho que o slogan deveria ser "The new world starts here" alguma coisa que transmita ao mundo que nos somos o futuro, e que sera um futuro melhor pra todos. (sem guerras, sustentavel e alegre)
-
Alexandro Cruz
01/08/2011 23:49:31
Gostei do slogan proposto pela organização. O problema é que a poeira da podridão está acima de tudo que possa ser tentado a fazer, tanto pelo lado do dirigente brasileiro quanto pela própria FIFA que vive um momento nada favorável. Fico triste em saber que nós teremos sérios problemas de superfaturamento e utilização do dinheiro público indevidamente. Como se é defendido, até agora esse grande evento não tem trazido beneficio algum ao País e, por querer ser reconhecido mundialmente, não vejo que a Copa será necessário para que isso aconteça, já que a economia fez com que nosso cenário fosse melhorado. Gostaria de poder acordar um dia e ver uma nação que fez um evento limpo e coerente com que aquilo que se possa gastar. Além disso, temos o problema da sustentabilidade, ou seja, estamos preparados para o pós evento? Como será a economia, os investimentos, a manutenção produtiva neste país que teve os dois principais eventos esportivos do mundo? Até agora não temos respostas e o que vejo são preocupações com o presente, derivado dos atrasos e a má perspectiva administrativa. As empresas estão vindo, mas o que as fará permanecerem aqui? Talvez saberemos disso após o apito final, com a esperança de uma vitória civica!
-
eder
01/08/2011 23:29:52
Perfeito raciocínio Luiz. O mais interessante de tudo isso é que venderam a ideia de que a Copa do mundo e as Olimpíadas trarão benefícios quando na verdade as coisas não serão bem assim. A sociedade brasileira, omissa como sempre, abraçou a ideia. Um evento como esse seria válido diante de um país serio, o que não é o caso do Brasil. No sábado nós já tivemos um bom exemplo de como superfaturar um evento onde precisou se gastar 30 milhões para a realização de um sorteio de uma eliminatórias da qual o Brasil nem se quer fará parte, pois já tem vaga garantida por ser o país sede. Infelizmente , não temos educação, não temos estrutura esportiva, nem se quer conseguimos organizar um campeonato de futebol decente. A única certeza que tenho é que esse dois eventos gigantescos, fará com que o Brasil quebre todos os níveis de corrupção e desvio de verbas públicas jamais visto nesse país. Porque mais uma vez a sociedade se curvará diante de tal situação.Abraços!!!
-
Luiz
01/08/2011 21:32:40
Erich,Desde o início questionei a realização da copa e olimpiada aqui em seu blog e vc me falou que era uma oportunidade para crescermos; espero que agora, mesmo passado o ufanismo megalomaníaco do nosso ex-presente presidente, todos possam enxergar, mesmo passando os dois grandes eventos do esporte mundial, que continuaremos a ser vistos como um povo ainda em desenvolvimento e taxado como o país do "atraso nas obras, superfaturamento, uso excessivo de dinheiro público, desvio de recursos, falta de planejamento, etc.".É uma pena mas é a realidade de um povo sem educação e cultura.Não adianta um bom slogan, tem que ter trabalho, planejamento, seriedade e ética; coisas muito distantes da realidade dos brasileiros.Na verdade a falta destas três características é o verdadeiro negócio do Brasil.Dizer isto doi demais em quem ainda acredita que podemos mudar, mas os fatos estão todos os dias nos fazendo esmorecer, e nos mostrando que realmente somos bons em slogans pois de trabalho ( como diz o Murici batendo no braço ) ainda deixamos muito a desejar.Abraços
Leia os termos de uso