Negócios do Esporte

O que faz uma empresa se decidir por um patrocínio?

Erich Beting

A pergunta permeia a cabeça de muita gente quando um novo contrato é anunciado. Mas afinal, quais os motivos que levaram àquele negócio? Uma das respostas pode ser o próprio negócio em si. Nem sempre a melhor decisão para um patrocínio é a esportiva.

Um caso recente foi a polêmica promovida por Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians. Numa palestra, o executivo disse que contrataria um jogador chinês ruim de bola, mas que representaria a abertura das portas do clube para o maior mercado do mundo.

Rosenberg confessou, na semana passada, que não esperava que o conteúdo da palestra viesse a público, mas não negou que a estratégia possa vir a integrar o plano de marketing corintiano no futuro. E está coberto de razão.

No Brasil, com o mercado de esporte ainda em fase embrionária, costuma soar como ''pecado'' um patrocínio ser decidido meramente pela questão de negócio, negligenciando-se o aspecto esportivo, ou pelo menos colocando-o num segundo plano.

Não há mal nenhum em uma decisão de patrocínio ser tomada olhando-se, além do aspecto esportivo, o negócio que ele pode representar. Muitas vezes, um patrocínio tem como último motivo para uma empresa o desempenho esportivo.

O mundo ideal, obviamente, é que haja o casamento entre a boa oportunidade esportiva com a geração de um negócio consistente. Mas nem sempre isso é possível, o que não significa, porém, que a escolha não seja acertada.

Na NBA, com a aposentadoria de Michael Jordan, no final dos anos 90, a liga viu-se diante de um problema. Jordan representava a globalização do basquete. Era um atleta reconhecido mundialmente e que inspirava o consumo de todos. Com ele, a NBA conseguiu atingir um status de evento esportivo mundialmente desejado.

Qual a solução encontrada pela liga? A busca por estrelas de diferentes países. Foi o início do processo de globalização da NBA, com a entrada de europeus, chineses e, mais recentemente, latino-americanos. A liga deixou de ser tão americana, ampliando a projeção internacional iniciada na era Jordan.

A aposentadoria recente de Yao Ming, chinês não tão bom de bola, mas com bom desempenho esportivo e imenso apelo comercial em seu país natal, abriu de novo essa dúvida na liga mais poderosa do basquete. Os americanos sabem que é preciso achar um nome de força no mercado asiático. A decisão é baseada no negócio que isso vai representar, mais do que no aporte esportivo que ela pode oferecer.

Nem sempre o melhor negócio é ter o melhor atleta. E, muitas vezes, o melhor patrocínio nem sempre é para o melhor piloto, o melhor jogador ou o melhor time. É esse preconceito que precisa acabar na hora de anunciar um acordo. A essência ainda é o esporte, mas o negócio também tem de ser considerado na hora de fechar um patrocínio. Do contrário, o esporte não conseguirá sobreviver no longo prazo.

  1. ROLA TRICOLOR

    29/08/2011 13:21:08

    Camarada, esse tipo de ação não é pioneira como mencionou, mas, então e somente foi utilizada num momento oportuno em favor do Corinthians...Se pararmos pra pensar, que existe um negócio chamado IRPJ, fatalmente chegaremos a conclusão que a maioria das Empresas poderiam dar um plano de saúde aos seus funcionários e esse benefício poderia ser abatido do IR que as Empresas recolhem e traria aos seus colaboradores uma motivação inimaginável, entende ???Então foi legal o método que o Rosenberg usou, foi, claro, méritos pra ele, mas nada de pioneirismo ou tipo reinventou a roda...Agora te falo uma coisa... se contratar um chinês ruim ou bom de bola, tanto faz, trazer algum tipo de benefício ao clube investidor, pode ter a certeza que esse ou gostará por vontade própria de vestir a camisa do Mengão, ou a camisa do Tricolor Paulista, ainda detentou da maior quantidade de títulos internacionais dentre os clubes brasileiros, acompanhe isso no Japão e verás o que estou falando !!! abc...

  2. Titulo não conta?

    04/08/2011 12:20:05

    O Tião, vem cá, você é acionista ou torcedor?Bem porque se você é acionista do seu time e recebedividendos, royalties ou qualquer outra remuneraçãodo seu clube, acho que ai a sua observação é valida.Caso contrário se você é simplesmente um simples e mortal torcedor como quase todos (exceto os dirigentes)acho que você é um completo imbecil.Torcedor não vive de receita financeira mas de títulos, de história, depaixão pela camisa do clube que você escolheu

  3. Wanderley Bosniak

    04/08/2011 12:03:49

    Caro colega estive no Japão e o Corinthians é muito conhecido por lá sim. Aliás é Corinthians e Flamengo, nem o SPFC é tão conhecido por ter disputado os jogos por lá.

  4. Wanderley Bosniak

    04/08/2011 11:59:40

    Caro colega de outro time, vc esqueceu de dizer sobre o Governo Federal, CBF e FIFA também, todos ligados ao Corinthians!!

  5. Alexandre

    04/08/2011 11:39:20

    Melhor ainda: tem patrocínio das 3 esferas de governo. Governos Federal, Estadual e Municipal bancando o aumento de patrimônio corintiano.

  6. Fernando

    04/08/2011 11:09:12

    Não acho que chines seja melhor que neymar, porém imagine jogos do corinthians veiculados para a china e os chineses começarem a torcer para o clube e comprar camisas, produtos, etc... O campeonato brasileiro foi eleito o 3º mais dificil do mundo isso já é publicidade... Só esperar e ver se isso não vai trazer dinheiro sabendo que um jogador chines joga no corinthians...

  7. Fernando

    04/08/2011 11:03:22

    Dai a importancia do Ronaldo, o cara é foda...

  8. rocco-sp

    04/08/2011 10:54:04

    Aproveitando também o que a CNN disse, bem que o SPEELBERG, poderia aproveitar e lançar o mais novo produto, já que ele é um genio de marketing: O cartão de crédito "SMALL CLUB", o cartão de crédito que todo corintiano deve ter . Taí uma sugestão, é claro com patrocínio da PMSP e Governo de São Paulo.

  9. Marc skildefild

    04/08/2011 10:25:55

    Percebe que você não entende nada de marketing, pois o maior objetivo de uma propaganda, é o resultado dela depois de ser anunciada, se em todas as midias, em todos os papos de bares, e principalmente entre seu publico alvo, que neste caso é o torcedor, se essa propaganda esta sendo comentada, isso é sucesso de marketing, não tenha duvidas que o Marketing do Corinthians é hoje o mais brilhantes do Brasil, e um dos melhores do mundo. E só um aviso não sou Corintiano, mas de Marketing eu entendo um pouco, e por isso posso dizer que varias agências estão usando o Marketing do Corinthians como exemplo.

  10. renato arruda

    04/08/2011 09:15:29

    Em um país onde os clubes vivem endividados, mais pela incapacidade e pouca honestidade de seus dirigentes, falar em patrocínio pelo esporte é utopia.Vide o BMG que emplaca sua marca em dezenas de clubes a troco de pedão de dívidas, juros,e emprestimos em condições fora do mercado.

  11. Max alan

    04/08/2011 09:07:50

    sem duvida club hoje no brasil que faz marketing mesmo e o corinthians ....todos criticaram sua camisa com macacão de formula 1 hoje todos e mitam ......se fose são paulo seria coisa de time enorme ......corinthians ajudou os time a ganha dinheiro com tv e marketing so tem uma coisa ....unico time que vende mesmo no brasil so corinthians o resto não tem sua midia e força ......isso e verdade ...

  12. Erich Beting

    03/08/2011 19:57:12

    Fabio, vi que foi feita, ainda não parei para estudar com calma. O ponto é que é preciso ver qual era o objetivo do clube com isso e aí sim podemos medir o retorno. Mídia, sem dúvida, a iniciativa já conseguiu gerar. Um abraço, Erich

  13. Erich Beting

    03/08/2011 19:56:11

    Luis Carlos, já buscou no histórico a minha opinião a respeito? Nem sempre o melhor negócio é o que gera mais dinheiro. Tem de ver a entrega, a exposição e mais um monte de coisa. Mas a negociação individual dos contratos foi uma grande burrada. Um abraço, Erich

  14. Erich Beting

    03/08/2011 19:54:27

    Wagner, quem fez essa análise foi você. Disse que ele não era o maior craque, mas jogava bem. Um abraço, Erich

  15. Joao CWBj

    03/08/2011 15:54:08

    Acredito que os chineses consumiriam muito mais se algum jogador fosse jogar em alguma liga forte da Europa. Aqui no Brasil não devem conhecer nenhum time, no máximo sabem que aqui é o país da seleção brasileira.-AbraçoJoao - Curitiba/PR

  16. TIÃO

    03/08/2011 13:31:38

    RICO, O CORINTHIANS SÓ TEM O MELHOR PATROCINIO DE CAMISA O MELHOR CONTRATO COM TV E A MAIOR EXPOSIÇÃO DA SUA MARCA ! POR PESSOAS COMO VC !ONDE O ASSUNTO É MARKETING, E TODO MUNDO CHAMA O CORINTHIANS PARA O PAPO ! É POR CAUSA DE PESSOAS COMO VC Q O CORINTHIANS NÃO NECESSITA DE LIBERTADORES ! POIS TIMES QUE JÁ SÃO TRI DA LIBERTADORES NÃO TEM A MÍDIA E A MORAL Q TEM O CORINTHIANS COMO VC MESMO COMENTOU ATÉ O GOVERNO E A PREFEITURA PUXA O SACO DO CORINTHIANS !OBRIGA E CONTINUE ASSIM FALANDO BEM OU MAL MAS FALANDO DO CORINTHIANS !!! POR ISSO Q A NOSSA TORCIDA SÓ CRESCE !!!! MESMO SEM LIBERTADORES, ESTÁDIO, IDOLOS....FILA DE 23 ANOS ETC .....

  17. CARLÃO

    03/08/2011 13:17:40

    O COLEGA, VC AXA Q GANHAR LIBERTADORES É A CHAVE PARA O SUCESSO ???? OU O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DE UM TIME ??????VC AXÁ Q NÁ EUROPA ALGUEM CONHECE O ONCE CALDAS ???? O CRUZEIRO ???? O OLIMPIA ???? O MAZEMBE Q GANHOU COPA AFRICANA !!!????PARA UM TIME SER CONHECIDO INTERNACIONALMENTE, COM CERTEZA A LIBERTADORES AJUDA MUITO ! MAS NÃO BASTA ! POIS VARIOS TIMES CAMPEÕES DA LIBERTADORES SÃO DESCONHECIDOS LÁ FORA ! O PRÓPRIO INTER, Q FOI CHAMADO DE PORTO ALEGRE NA CHINA !!!!O SANTOS Q ACABOU DE GANHAR UMA LIBERTADORES AINDA ESTÁ NA MIDIA POR CAUSA DO NEYMAR ! ASSIM COMO FICO POR CAUSA DO ROBINHO, DEPOIS Q O NEYMAR FOR PARA A EUROPA ACABA TUDO ISSO ! AI VEM OUTRO TIME GANHA A TAL LIBERTADORES E FICA MAIS UNS 2 MESES NA MIDIA INTERNACIONAL !

  18. augusto baptista

    03/08/2011 12:16:02

    Esse ai mais ataca o SP do que faz algo. Alias lancou um comercial com sosias do Kaka e neymar comprando produtos do corinthans. Que falta de criatividade.Viram o video do boca?Olhem que diferença....http://mais.uol.com.br/view/pdlcfx539y51/motivacao-em-campo-0402CC993570DCC11326?types=A&

  19. augusto baptista

    03/08/2011 12:12:09

    Erich,Não compare a NBA com CBF....Pelo amor de Deus.Os jogadores da NBA, os latinos, chineses e europeus, sã ode excelente qualidade. Ganham titulos para suas equipes (Ginobili, Novitski, entre outros).Portanto trazer uma simples chines para fazer negocio na China, melhor trazer um Kaka da vida e realizar jogos na China, negociar contratos de TV etc....Ter um chines no banco ou se nem for relacionado, o povo chines nao assistira os jogos e não consumirão a marca.Park (Coreano) do Manchester joga demais!!! Leva o Manchester para o Oriente e marca gols.

  20. Wagner

    03/08/2011 11:47:53

    Desculpe, mas dizer que o Yao Ming não jogava bem e estava na NBA só pelo marketing é brincadeira, hein? Procure se informar melhor antes de sair escrevendo asneiras. Só porque ele é chinês, não pode ser bom jogador? Preconceito isso ai...

  21. Ntomita

    03/08/2011 11:44:28

    Perfeito.Vamos imaginar que a globo comece a transmitir jogos do Corinthians para a China devido o mesmo ter um jogador da seleção Chinesa em seu elenco de jogadores e que o mesmo jogue por uns minutos e faça um gol atraves da ajuda de outros jogadores que sabendo que o Timão vai faturar mais, podem ter seus contratos mais valorizados por aumento salarial.Imaginem quase 1 bilhão de telespectadores na telinha da Globo. Quanto de dindin o Corinthians não iria faturar.

  22. Eduardo

    03/08/2011 10:45:55

    O melhor patrocinador do Corinthians é o estado brasileiro!!!

  23. rocco-sp

    03/08/2011 10:33:23

    Quer dizer agora que vai investir na China?? O honorável ANDRÉS SHANG CHIS, e o futuro assessor de imprensaCHI FU LANG, junto com o Diretor de marketing e efeitos especiais LUIS SPEELBERG,de lá anunciarão a LISTA DE SHINDLER 2. Pois a primeira não deu OSCAR: LUIS FABIANO.... GANSO..... MIRANDA..... SEEDORF.. TEVEZ......... Até aqui o melhor patrocinio é da Prefeitura e Governo do Estado, aí fica fácil fazer piruetas e contratações bombásticas.

  24. Marcelo Pereira dos Santos

    03/08/2011 10:11:18

    Caro Josm ,Não adianta ganhar libertadores e disputar o muindial , como o Erich já deu exemplo o Inter ganhou nos ultimos 5 anos 2 libertadores e não mudou nada !!!!! 95% dos seu produtos são vendidos no Rio grande do Sul , e fora o episodio do "POTO ALEGRE"

  25. Val

    03/08/2011 10:07:48

    É deixa o Corinthians ganhar dinheiro com seus negócios da China. Não ganhando a Libertadores ja anima bastante nosso marketing !

  26. Márcio

    03/08/2011 10:03:44

    Como venho falando do INTER aqui no blog, cabe uma anállise da dupla grenal no sul do país.Um time acaba "freando" o outro com relação a patrocínio. Quando o Gremio estava no auge, bi da libertadores, campeao brasileiro e varias copas do brasil, o patrocínio era quase o mesmo que o do INTER.O mesmo ocorre com o INTER, que conquistou vários titulos agora, e mantém praticamente o mesmo patrocínio que o gremio.A rivalidade aqui no RS acaba prejudicando os clubes nesse sentido.É lógico que se a COCA patrocinar o GREMIO, mtos colroados não irão consumir, assim como outras marcas.Abraço

  27. josm

    03/08/2011 09:58:51

    O que me parece é que esse Rosemberg anda desesperado tentando fazer acontecer, entretanto, aproveitou a fama agora a roseira secou, convenhamos que deu mais sorte do que outra coisa com o Ronaldo todo estropiado. O Corinthians é um clube desconhecido no exterior, e o mercado chines o maior do mundo. Trazer um chines para jogar no Corinthians não vai transferir recursos desse mercado porque um chines vai jogar aqui. Na Europa existem jogadores de todas as nacionalidades e nada de especial aconteceu por esse motivo. Não é uma boa idéia. O Real Madrid, o Bracelona, o Milan, O Manchester United, são conhecidos na Asia por seus títulos da Champions League, etc, e uma mídia bem feita, com seus jogadores famosos. O passo a passo é ganhar a Libertadores, o Mundial de Clubes, ter jogadores famosos e ganhar a mídia mundial, não dá para pular etapas.

  28. Marcelo Mussarelli Corghi

    03/08/2011 09:22:22

    Erich, concordo com teu post, exceto na parte do Yao Ming. Ele era MUITO bom de bola, pena que com 2,29m jogando 82 jogos por ano, o corpo dele sofreu, prejudicando a carreira dele.

  29. carlos eduardo

    03/08/2011 09:12:58

    Um bom exemplo de perda de exposição foi o caso do flamengo que deve ter conseguido ficar muitas horas aparecendo em todos os canais de televisão e sem nenhuma marca exibida no patrocinio master, só no jornal nacional que da um destaque de poucos segundos ao futebol foram mais de 5 minutos !!!

  30. Luis Carlos

    03/08/2011 09:10:23

    Por esse seu argumento, então os clubes foram corretos em acertar os direitos de transmissão com a Globo ao invés da Record, que pagava mais, certo?

  31. ciro cesar

    03/08/2011 07:19:46

    Isto não é uma especulação, mas uma afirmação. E se baseia no estudo dos últimos dois anos e meio de apostas na Timemania. Mesmo que você seja, em princípio, a favor ou contra essa afirmação, peço-lhe que não diga nada antes de analisar números e evidências que transcrevo a seguir. Sabendo-se que a Timemania traz uma lista de 80 clubes, em ordem alfabética, para que o apostador aponte o seu “time do coração”. Sabendo-se ainda que em 2009 foram feitas mais de 55 milhões de apostas; que em 2010 foram feitas outras 54 milhões e que neste ano de 2011 até agora já foram realizadas 44 milhões de apostas, diga-me com sinceridade: Qual a probabilidade de os mesmos dez times se manterem entre os mais votados nesse período que corresponde a dois anos e sete meses? E qual a probabilidade de que estes dez times ocupem exatamente a mesma posição nesses 31 meses, ou 124 apostas? O santos e 3 maior torcida do pais Blog Odir cunha.

  32. Fabio

    03/08/2011 00:32:51

    Erich, o que você acha sobre a nova campanha de marketing iniciada pelo Corinthians ("Eleição do presidente da República Popular do Corinthians") visando alavancar sua projeção em redes sociais, deixando o nome do clube em evidência?Esse tipo de estratégia traz retorno ao clube?abs

  33. Carlão tripé

    03/08/2011 00:32:47

    Você quer dizer que o chinês é melhor negócio que o Neymar? Só pode ser ideia de corintiano.Depois não reclamem das piadas na rede.

  34. ADVOGADO do DIABO

    02/08/2011 23:54:05

    Perfeito, post. Não tem o que tirar, nem por.O Corinthians, desde 2008, com o Rosenberg a frente do marketing tem feito ações inéditas e pioneiras no Brasil. abs.

  35. JMANOEL

    02/08/2011 23:43:04

    Bela visão Erich,porem acho que para a visibilidade + rápida e a curto prazo o caso do Corinthians com Anderson silva é o mais acertado, pois para abrir mercado nos paises asiatiacos os clubes brasileiros teriam q excursionar pela asia e o calendário da CBF não permite isso, o caso do inter na copa Audi prova isso o clube fez dois jogos e foi chamado de porto alegre.Os clubes europeus levam vantagem nesse ponto, pois o calendário permite essa "excursãozinha" as vezes ate em dois continentes, diferente do brasileiro onde falta planejamento por parte da CBF , e dos clubes também volto no exemplo do inter q adiantou jogos tem a 7ª colocação e não acrescentou em nada, sua visibilidade nos mercados internacionais pois foi referido como porto alegre e não com internacional. Abraços.

  36. Dudu d'Almeida

    02/08/2011 21:20:41

    Esta aí uma bôa pergunta aos grandes do mercado publicitário, e as emprêsas que procuram contratar o Pelé - garôto propaganda.Isso só para o mercado nacional. Para o mercado internacional, com certesa o "cachê " será bem diferente.Tudo isso em razão de seu Post, desqualificando a imagem de Pelé no mercado nacional, em face da sua credibilidade.Deves saber que a MARCA PELÉ no Brasil, é a ÙNICA que está registrada em TÔDOS os ítens no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.Um bom desafio. Aceitas? Então aguardemos.........

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