Negócios do Esporte

O desempenho finalmente ajuda o Fla a faturar

Erich Beting

Vice-líder do Campeonato Brasileiro, com Ronaldinho Gaúcho como artilheiro da competição, o Flamengo finalmente consegue colher os louros do bom desempenho dentro de campo. Demorou quase oito meses (e uma baixada de bola na pedida rubro-negra) para que os negócios engrenassem de fato.

Hoje o clube deve anunciar acordo com a Procter & Gamble até dezembro, além de outros dois patrocínios com um ano de duração (leia mais a matéria na Máquina do Esporte).

Os negócios mostram o quão importante é o desempenho esportivo na hora de fechar grandes acordos de patrocínio. E revelam, também, como o mercado de patrocínio no futebol no Brasil já começa a se encaminhar para o estabelecimento, mesmo que informalmente, de um teto de valores.

A P&G deve pagar, segundo o próprio Flamengo, R$ 6,5 milhões por quatro meses de contrato. Se a conta valesse pelo ano inteiro, o valor do patrocínio máster da camisa rubro-negra estaria na casa dos R$ 19,5 milhões. Um preço justo.

O único porém é o tempo de duração do acordo. Apenas até o final do ano, mostrando que a cabeça das empresas ainda está voltada apenas para a exposição da marca. Isso explica também porque só agora, com o clube dando a resposta dentro de campo, é que surgiu um patrocinador.

Num mercado em que patrocínio ainda é visto só como exposição na camisa, o desempenho esportivo conta, e muito. Está mais do que provado que não basta ter ''o melhor do mundo no maior do mundo''. Até porque o tamanho e os valores, quem dita, é o mercado.

  1. Erich Beting

    05/08/2011 17:12:10

    Meu caro, acho que o Corinthians pode vir a ser o maior do mundo quando souber, exatamente, quem e quais são os seus torcedores/consumidores. Se analisarmos friamente, o Brasil pode vir a ser o maior mercado de futebol do mundo, mas precisa saber explorar isso. Um abraço, Erich

  2. Timão Grandão

    05/08/2011 17:01:51

    Erich, vc concorda com o Andrés Sanches ,quando ele diz que o corinthians vai ser o maior time do mundo, pode ter algo de verdadeiro nessa afirmação, uma vez que o Corinthians se encontra na cidade mais populosa e mais rica do mundo futeboliístico ,onde a população é ´paixonada por futebol, analisando que Nova Yorque e as cidades chinesas e Indianas. as populações locais não são fanáticas.

  3. Erich Beting

    05/08/2011 16:51:51

    Bruno, acho que o Flamengo tem um problema ainda maior. Simplesmente qualquer contrato no Flamengo tem de ser aprovado por 1000 conselheiros!!! Aí fica difícil trabalhar com agilidade... Um abraço, Erich

  4. edvaldo almeida

    05/08/2011 16:47:14

    R$ 19,5 milhões um preço justo? Tu é louco cumpade? Tu tem noção que tá falando da marca Flamengo? Piadista, ha, ha, ha faz-me rir Erich. É lógico que vale muito mais.

  5. Erich Beting

    05/08/2011 16:35:38

    Martín, é só olhar no histórico as minhas opiniões sobre isso. É um retrocesso e falta de visão dos clubes e empresas. Um abraço, Erich

  6. Erich Beting

    05/08/2011 16:34:52

    Gabriel, acho que houve uma supervalorização do próprio potencial de mercado do clube, independentemente de a Traffic participar ou não. Agora o negócio é fechar um acordo. Um abraço, Erich

  7. Gabriel Kaufman

    05/08/2011 16:03:21

    Erich, você não acha que o grande culpado do fato de o Flamengo não conseguir patrocínio este ano foi o acordo com a Traffic para a contratação do Ronaldinho Gaúcho? Explico: O acordo inicial previa que qualquer valor arrecadado acima de 30 milhões seria dividido entre a Traffic e o Ronaldinho. Isso fez com que a Traffic barrasse empresas que estavam oferecendo menos de 30 (no começo do ano, aqui no Rio, falava-se muito que uma montadora chinesa teria oferecido mais de 25 mi). Eu acho que a Patrícia Amorim já deve ter gastado todo o valor recebido pela Globo pela transmissão do Brasileiro do ano que vem e, não tendo mais onde arrumar dinheiro, começou a aceitar todas as propostas que chegaram.

  8. Martín Ravanelli

    05/08/2011 15:02:50

    Erich,Que pensa deste excesso,de marcas, nas camisas de futebol? Não seria mais interessante,fechar um contrato master somente na frente,valorizando e unindo a marca, a marca do clube.Fato é que se eu tivesse uma grande empresa não pagaria,para expor minha marca numa camisa cheia de outras marcas.vide Corinthians e os clubes mexicanos. e voce que pensa?

  9. renato

    05/08/2011 14:50:39

    Erich, vc acha que se o flamengo deixasse o uniforme limpo ate o final do ano isso não valorizaria mais a sua camisa? Trazendo outros lucros futuros. Mais ou menos como o galo fez em 2009 por nao achar interessante os valores oferecidos. Abraço.

  10. CARLOS

    05/08/2011 11:32:03

    Então a botavo deve ter faturado muito o ano passado .Por que o Flamengo não saia das pagina dos tele jornais de todos os canais com o caso Bruno kkkkk.

  11. edu

    05/08/2011 10:05:34

    O Corinthians usou o fenômeno para ganhar patrocinios altos, mas queria saber qual ficar maior o do Fla ou do Cor contando todos os patrocionios de uniforme juntos

  12. Davi

    05/08/2011 09:56:16

    Há também a questão das administrações dos clubes, que ainda geram muita desconfiança por parte das empresas, que preferem não firmar contratos longos.

  13. carlos eduardo

    05/08/2011 07:47:17

    Erich, pensa quanto uma empresa lucraria em exposição da marca nos ultimos dias com o flamengo, se não me engano foram 5 minutos em pleno jornal nacional na quinta e mais 5 minutos no fantastico domingo, quanto custaria esse horario nobre !!?? Além das outras redes abertas e fechadas que exibiram lances do jogo exaustivamente !!

  14. raphael

    05/08/2011 06:01:46

    Erich,Apenas por exposiçao de marca no Flamengo e Corithians sempre é um bom negocio. Me lembro nos 3 anos que o Fla namorou com a segunda divisão a cobertura na mídia era até maior que quando estava bem. O numero de telespectadores torcendo pra não cair junto com os que torciam para que caisse faziam dos jogos sempre os de maior audiência.A diferença quando o time esta na ponta é a possibilidade de abrir outros mercados como libertadores e sul americana.Sobre o patrocionio no Corithians valer mais que Flamengo acho que depende do tipo de produto/mercado do anunciante. Como o Corithians é maior em SP (um mercado mais encorpado e com um campeonato regional com maior audiência em numeors absolutos) para produtos que tem uma presença no Sudeste o Corithians é melhor. Se o produto vai ser comercializado em todo o país o Flamengo leva vantagem.

  15. Bruno Leite

    04/08/2011 19:21:35

    Erich, não vou analisar a questão se é justo ou não o Flamengo receber menos que o Corinthians . Eu lhe pergunto uma coisa: você acha que o departamento de marketing do Flamengo ou o setor do clube que lida com o valor da marca Flamengo é não tem a competência que os outros clubes tem, como por exemplo, Corinthians, São Paulo, Internacional? Abraços!

  16. kemer, de Manaus

    04/08/2011 18:05:05

    Tem clubes que fecham bons contratos sem mostrar qualidades dentro do campo. O departamento de marketing do "mais querido do Brasil" tem se mostrado muito fraco na busca pelo convencimento de patrocinadores. Acho que não estão vendendo bem o peixe do Mengão.

  17. Débora Silveira

    04/08/2011 18:02:02

    Informação de qualidade. Infelizmente as empresas não veem o marketing esportivo como um grande negócio, mas sim exposição em camisa apenas. Mas acredito que um dia iremos evoluir a mentalidade de todos!

  18. Erich Beting

    04/08/2011 17:55:56

    Bruno, tudo é questão de negociação. E aí a justiça, quem dita, é o mercado. Um abraço, Erich

  19. Bruno

    04/08/2011 17:50:20

    Erich, vc acha justo o Flamengo receber menos que o Corinthians?

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