Negócios do Esporte

O álbum da Superliga vai dar liga?

Erich Beting

O movimento foi encabeçado pelo Twitter com torcedores e o jogador Gustavo. E, aos poucos, vai ganhando corpo. A Panini, principal fabricante de álbuns de figurinhas do país, está sendo pressionada para que seja criado o álbum da Superliga de vôlei. O negócio ainda está sendo estudado pela empresa, mas teria tudo para dar certo e mostrar que não somos apenas o país do futebol.

O vôlei é um produto que, se bem explorado comercialmente, pode render grandes frutos às marcas a ele atreladas. Quase todas as pesquisas a que tive acesso nos últimos anos dão conta de que a modalidade consolidou-se em segundo lugar na preferência do público. Mais do que isso, boa parte de seu consumidor está concentrada nas classes mais ricas da população.

O que impede o lançamento de um álbum de figurinhas da principal competição do esporte no país? Além disso, com os grandes nomes da seleção em atuação em solo brasileiro, fica ainda mais fácil de a ideia ''pegar''. Para melhorar, a própria promoção que os atletas fazem nas redes sociais ajudaria a emplacar um eventual álbum.

Muitas vezes falta ao investidor no esporte coragem para fazer uma boa ideia ser colocada em prática. Ainda mais quando o tema não é futebol, qualquer ação de licenciamento tende a ser pensada muitas vezes antes de ir a público. Mas, quando vemos diversos cadernos escolares com a marca do UFC, principal torneio de lutas do mundo, à venda nas papelarias brasileiras, fica a pergunta.

Será que é tão arriscado assim dar um passo além do básico? O álbum da Superliga, se der liga, vai mostrar o quão vantajoso será apostar no esporte no Brasil. E não só nos próximos anos…

  1. Plinio

    26/08/2011 10:07:12

    Além do futebol e do vôlei, temos alguns esportes coletivos que também podem ser explorados: basquete e futsal. Não é apenas a exploração comercial, mas divulgar o esporte, o atleta e formar ídolos.

  2. Deucleciano

    23/08/2011 15:36:59

    O voleibol tem um público específico, que são basicamente garotas adolescentes histéricas. Seria ótimo para o esporte que a idéia do álbum vingasse.Penso que a maioria dessas adolescentes vão aos jogos só para ficarem gritando e nem sabem direito o que estão fazendo lá. Ou seja, vão no embalo da festa. Não entendo o por quê da gritaria e tanta euforia quando vêem um jogador de volei. ou mesmo quando vêem um neymar, kaká, etc... Seria isso falta de inteligência?Um dos grandes problemas que o voleibol enfrenta é o fato dos clubes levarem o nome do patrocinador, isso faz com que o público seja rotativo e não fiel. O time X desse ano, pode estar em outra cidade na próxima temporada ou nem existir mais. Isso é ruim para o esporte.Eu particularmente não consigo assistir voleibol, pelo fato do esporte ser um tanto "parado". Sei que isso é relativo, mas acho enjoativo, prefiro muito mais ver um jogo de tênis.

  3. Vicente Dattoli

    23/08/2011 11:01:46

    caro...os álbuns de figurinhas de times de futebol dão certo porque mexem com a paixãono vôlei isso não vai aconteceraté vai vender, mas jamais será um sucesso estrondosonão vejo ninguém dizer que é Minas desde criancinha - e peguei leve para não falar em Cimed ou Vôlei Futuro

  4. Nubia

    23/08/2011 10:03:22

    Que torne - se realidade. Mexa - se, PANINI!

  5. victor

    22/08/2011 18:50:14

    Cadernos com as musas da liga feminina já!!!!!!!!!

  6. Paulo Careca

    22/08/2011 16:55:55

    Legal. Pois adoro esporte, e há muito levanto de madrugada para ver as seleções de vôlei (masculino e feminino) e as vezes deixo de assistir uma partida de futebol para ver vôlei. Abraços

  7. ALESSANDRO SILVA

    22/08/2011 15:46:20

    OTIMO COMENTÁRIO ARRISCO A DIZER QUE SE OS CLUBES CORINTHIANS PALMEIRAS.... TIVESSEM SEUS TIMES NESSA MODALIDADE SERIA AINDA MAIS UMA FORMA DE ARRECADAREM

  8. Paulo Dantas

    22/08/2011 11:25:38

    Fã de vôlei gosta muito do "extra-quadra", principalmente os fãs de vôlei fem. Eles querem saber dos bastidores, quem é amigo de quem, gosta de ver fotos dos atletas... Isso deveria ser explorado pelos patrocinadores, principalmente. A CBV já percebeu isso ao lançar o site VôleiBrasil, que aborda od bastidores do vôlei. A Olympikus recentemente mostrou os bastidores da seleção masc no #PordentrodaLiga na Liga Mundial... tudo isso fideliza os fãs. O vôlei produz ídolos, qualquer marca que atrele sua imagem a ele com certeza terá retorno e principalmente credibilidade.

  9. Renato Garcia

    22/08/2011 11:09:35

    Sou colecionador de álbuns de figurinhas a muitos anos e gostaria muito de ver lançado pela Panini o álbum sobre a Superliga de Volei, acredito que irá pegar e será um sucesso de vendas.

  10. Ruan Santos

    22/08/2011 10:28:01

    Tenho duvida quanto ao sucesso, pois são muitas figurinhas e convenhamos as seleções de volêi são mais populares do que os times.Mas penso que é uma tentativa valida.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso