Stella Artois faz emboscada no Aberto dos EUA de Tênis
Erich Beting
A reportagem é de Daniel Kaplan, da revista americana Sport Business Journal. A associação de tênis dos Estados Unidos (USTA) foi ignorada num pedido para que a cerveja belga Stella Artois retirasse as campanhas publicitárias feitas nas proximidades de Flushing Meadows, onde acontece o Aberto dos EUA de tênis.
Concorrente direta da Heineken no segmento de cervejas mais sofisticadas, a Stella Artois decidiu adotar o tênis como plataforma de investimento no marketing esportivo. Mas, no principal torneio de tênis em solo americano, a concorrente holandesa é quem detém o patrocínio do evento.
A solução dos publicitários da marca foi criar uma associação mais do que direta da Stella com o tênis e, assim, indiretamente ela se ligou ao Aberto dos EUA. O marketing de emboscada, no caso, foi perfeito. E serve de exemplo para o ''Brasil do Esporte'' nos próximos anos. Com a realização de cada vez mais eventos esportivos no país, a tendência é que as empresas que não conseguirem patrocinar a competição acabem buscando a emboscada para se comunicar com o público.
Os cliques abaixo, de autoria de Kaplan, revelam a inteligência da campanha e, também, o quão complicado será para o esporte se proteger das práticas de emboscada.
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Amazonense
11/09/2011 21:17:18
Stella Artois, sem dúvida, pra mim (respeito a opinião de todos é claro) é melhor do que a concorrente Heineken.
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Expedito Paz
11/09/2011 15:19:20
Teve uma cervejaria holandesa que mandou um monte de loiras de vestido laranja pros estádios na Copa de 2010. Essa tb foi um bom exemplo de emboscada, né? Lembro que chegaram a mandar prender as moças pq esse tipo de ação seria proibido na África do Sul.E concordo que aqui no Brasil um monte de gente e de empresas tentarão associar seus nomes à Copa e a Olimpíada sem ter direito a isso.
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rafanadalctba
09/09/2011 21:34:57
obrigado Erich pelo esclrarecimento abraço.
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Murillo
08/09/2011 22:44:17
Boa Erich!
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Erich Beting
08/09/2011 17:20:19
É isso mesmo, Maurício. Só o sobrenome para garantir emprego em nove empresas diferentes e para eu ter uma empresa própria... Abraço, Erich
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Erich Beting
08/09/2011 17:19:30
João, essa questão varia muito. Na África do Sul, por exemplo, há lei específica condenando criminalmente o marketing de emboscada. Se não me engano só lá e na Irlanda existe uma legislação específica sobre isso. O grande ponto é que o dono do evento não tem como estabelecer um limite total geográfico. Na Copa do Mundo da Fifa, por exemplo, há limite de 1km em torno do estádio. Um abraço, Erich
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Joao paulo
08/09/2011 17:15:43
Quanto a reserva de direitos quer seja geografica ou de texto de um patrocinio tem que ser garantida pelo Manager do Evento ou por estratégia do patrocinador? Existem restrições gerais ou sempre as restrições são definidas por contrato especifico do evento?
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Mauricio
08/09/2011 16:47:29
Nunca li tanta bobagem... ainda bem que o sobrenome Beting garante o emprego!
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RetrucaTroxa
08/09/2011 16:22:52
Tá vendo, Venceslau Mala Sem Alça Preta?! Perguntas referentes ao assunto, como a do RAFANADALCTBA, são respondidas pelo Erich... que tem competência (além de ser o responsável pelo blog) para se virar SOZINHO, ok???? Vai tomar uma Stella Artois, que é muito boa, meu velho... coloca um tira gosto na mesa, e relaxa.... ah, aproveita e vê se some também, ok?! Adeus
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Erich Beting
08/09/2011 14:55:45
É aquele em que uma marca se associa ao evento sem ter o direito para isso. Um abraço, Erich
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RetrucaTrouxa
08/09/2011 10:20:25
Ô Venceslau Mala Preta, por favor, dá no pinote, meu velho... vai colecionar selos, ler livros sobre borboletas, qualquer coisa... mas vaza, velho... já deu... o Erich só disse que o Brasil deve tomar cuidado com esse tipo de marketing, que, por sinal, foi realmente muito inteligente por parte da Stella Artois. Você não acrescenta em nada aqui.
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Gustavo
08/09/2011 08:24:17
Acho que a questão não está em pensar se a prática é boa ou não.Mas com certeza o patrocinador master deve cobrar da organização alguma atitude para isso. Caso contrário ele perderá interesse em fazer novos aportes. É por isso que a FIFA é tão dura com esse tipo de iniciativa durante a Copa do Mundo. Ela está protegendo os interesses dos seus patrocinadores.Mas muitas vezes a organização não se preocupa em protegê-los. Mas me espanta ver um US Open, com toda sua grandeza, não se precaver. Se fosse uma corrida de rua de bairro eu até entenderia.
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rafanadalctba
08/09/2011 05:07:55
desculpe-me a minha falta de conhecimento,mas o q eh mkt de emboscada?
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Murillo
08/09/2011 02:23:50
Eu realmente não entendo porque algumas pessoas tem prazer e acompanhar algo que elas não gostam, apenas para criticar o trabalho dos outros. Nunca tive dificuldade para entender as opniões do blog. Sugiro que alguns leitores tomem menos pílulas (azuis ou vermelhas) antes de ler ou escrever qualquer coisa.
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Manoel Netto
08/09/2011 01:54:16
Sinceramente, a Stela mandou bem demais, foi inteligente sem ser ofensiva.Mandou muito bem e deu uma aula de como devemos nos preparar contra os senhores Nuzman e Teixeira, que se acham donos de tudo que é relacionado a esportes olímpicos e futebol neste país...
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Felipe
08/09/2011 01:08:48
Venceslau, para de brigar com todo mundo e vai tomar uma Stella q é 10x melhor q a Heineken.....de cerveja vc não entende
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Ricardo
07/09/2011 23:16:45
A marca que fecha o patrocínio master um evento dessa grandeza deveria sim ser respeitada. Pode ser uma estratégia bem feita, porém se fosse o contrário? será que o pessoal da Stella estaria feliz? Mas vivemos em um mundo onde o dinheiro fala muito mais alto que a ética. Vide campanhas com modelos absurdamente magras, marcas que expõe uma beleza inatingível nas Vogues, W, GQ e afins. ("I Shop therefore I am" - Barbara Kruger). Onde há dinheiro, Não há ética, pois o dinheiro é a raiz de todos os males. Abraços Erich.
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Fabrício Lima
07/09/2011 20:29:07
Pessoal,Esse tal de marketing de emboscada (não sou do ramo) é uma boa saída para quem ficou de fora dos eventos.O evento e o patrocinador oficial do mesmo, a meu ver, não têm direito sobre o esporte, muito menos de determinar o que pode ser evidenciado nas mídias sobre as quais o organizador do evento não tem controle.Isso de certa forma, vai diminuir o valor que o patrocinador oficial vai querer pagar pelo patrocínio.Fazer o quê? Se a Stella Artois quiser fazer uma propaganda com o Guga na frente do Complexo do UsOpen, não há como proibir.O que dá para ser feito, é a patrocinadora oficial comprar o direito de exclusividade de publicidade nas mídias onde o "emboscador" puder atuar. Fica mais caro ainda.Essa é minha opinião.Um grande abraço a todos.
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jmanoel
07/09/2011 20:19:43
Não gosto desse tipo de iniciativa pq, tira completamente a exclusividade no entorno do evento, acho que deveria existir um limite para esse tipo de propaganda, que ao meu modo de ver fere o patrocínio master do evento.
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nino
07/09/2011 20:10:29
eu ia escrever que esses caras não estão comendo nem a esposa, mas você clareou tudo!
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j nader
07/09/2011 18:52:25
fiquei sem entender o que escreveu a coluna hoje é namorado do outro que escreve normalmente, e o leitor ficou ofendido?
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Carlos Silva
07/09/2011 18:05:16
Passando pelo blog e lendo aos comentários, não pude deixar de reparar em um aspecto: Vocês parecem umas dondocas discutindo. RSRSRS!!!!!!
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Gustavo
07/09/2011 15:11:45
Não sei quem é pior: o Venceslau que adora aparecer, ou eu que ainda perco meu tempo lendo e comentando o que ele fala.Meu caro, acho que o seu principal motivo é falar mal do Erich. Não sei qual o seu vínculo com isso, mas está ficando ridículo.Leia o post que você citou dizendo que ele é contra o mkt de emboscada e veja que ele está sendo bem claro em dizer que a FIFA, como dona do evento, está fazendo o papel dela em (fazer de tudo para) proibir o mkt de emboscada. Ela impõe regras e os países, estúpidos, aceitam. E ele comenta, perfeitamente, que uma vez que o país aceitou não adianta ficar chorando.Veja que ele não diz ser contra o mkt de emboscada. Ele é contra ao fato da mania das pessoas de aceitarem e assinarem determinados acordos e, depois que verificam o quão eles são absurdos, aparecem chorando por aí.Acho que estamos dando muita corda aos comentários do Venceslau. Uma 'mea culpa'
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Aloisio
07/09/2011 12:05:07
Para acessar o post anterior utilize o link http://negociosdoesporte.blog.uol.com.br/arch2010-06-13_2010-06-19.html
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Aloisio
07/09/2011 12:01:38
Talvez o Venceslau esteja se referindo a um post da época da Copa de 2010 datado de 16/06/2010. Minha opinião é que existem maneiras de fazer marketing de emboscada com ética. Sou a favor da utilização de emboscada, por um motivo simples, quando uma empresa adquire o direito de vincular sua marca a em evento, como uma competição específica, ela não está garantindo exclusividade com o esporte ou modalidade e todos os envolvidos. Um dos exemplos citados pelo Erich no post anterior demonstra o que estou dizendo, a utilização da foto dos jogadores Bafana Bafana nas aeronaves da South African Airways. No meu ponto de vista uma utilização legítima do marketing de emboscada.
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Elias
07/09/2011 11:59:51
Nossa!!!! Que fato relevante para o esporte!!!!!!!!!!! To impressionado............
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Henrique
07/09/2011 09:56:44
Amigo, o problema é que vc comenta sempre como o dono da verdade. E vc não é. O blog é do Erich. Se os textos dele te incomodam, deixe-nos. Não vai fazer falta. Suas demonstrações pernósticas de pseudo-inteligência não agradam. Vai "procurar o post aqui" e mandar para ele? Nossa, é muita falta do que fazer no feriado!!! Não tem mulher, filhos, amigos, amigas, sei lá?!... Vá procurar algo melhor para fazer e nos deixe em paz!!
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Gabriel Leal
07/09/2011 09:15:44
O Venceslau deve ser algum "maria-blogueira". É, Venceslau, você podia usar esse tepo despendido aqui pra fazer seu próprio blog e deixar o Erich continuar a comentar os assuntos dele.Sinceramente, "Fora Venceslau" também pode vir a se tornar um movimento!Saudações.
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talla
06/09/2011 23:16:39
Pôxa vida ! De novo esse Venceslau "sufocando" aqui no blog. Páre pra pensar em tudo de fútil que esse cara fala.
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Cleber Bernuci
06/09/2011 18:45:37
A Visa fez isso na Copa do Mundo de 2006, patrocinando vários bares e espaços dedicados à Copa. O evento era patrocinado pela MasterCard, e numa pesquisa de público (acho que realizada no Brasil), quando se perguntava que marca de cartão patrocinava a Copa do Mundo, a grande maioria respondeu ser a Visa.
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