Negócios do Esporte

Os pneus ficarão cada vez mais cheios na próxima década

Erich Beting

Já há pelo menos dois anos que o tema é discutido pelas bandas paulistanas. De que forma a febre das corridas de rua será substituída? Qual será a nova modalidade que alcançará as pessoas?

O espaço deve vir a ser ocupado pelas bicicletas. E, mais uma vez, quem puxa esse trem é a cidade de São Paulo, por ser a mais populosa do país, por ditar também o hábito de consumo do mercado em geral e por gerar as maiores receitas para os envolvidos em lançamentos de produtos. Da mesma forma que a corrida de rua, o foco da bicicleta não é o esporte de alto rendimento, mas sim o lazer, o entretenimento, o hábito de vida mais saudável. E, por isso mesmo, o que ainda hoje pode ser chamado de ''moda'' deve ser visto em breve como tendência e, posteriormente, realidade.

Prova disso é que, nos próximos dias 29 e 30 de outubro, o americano Lance Armstrong estará no Brasil para um passeio ciclístico. Grande nome do ciclismo mundial, Armstrong virá promover a modalidade no país. O evento reunirá 1500 pessoas para uma palestra com o maior vencedor do Tour de France, sendo que 400 pessoas serão ''agraciadas'' (mediante pagamento, é claro), com um giro de bike por São Paulo com Armstrong.

A iniciativa dá o tom de como a bicicleta já começa a ocupar um importante lugar na preferência da prática esportiva. Na próxima década, devemos assistir a um salto grande do segmento no país. Passeios ciclísticos começam a ficar cada vez mais recorrentes, ao passo que o inchaço das corridas deverá ter na bicicleta uma válvula de escape para todos aqueles que já se cansaram da popularização das provas de rua.

Armstrong no Brasil é apenas o início desse processo.

  1. Gustavo

    15/09/2011 14:19:38

    Meu caro Venceslau.Num mundo em que o dinheiro é quem rege as regras, pedir popularização do esporte soa ilusão.Não se pode chamar de popularizar o esporte "corrida de rua" se vc tem que pagar ao menos 50 reais para correr na RUA, local público, pago com o seu, o meu, o nosso dinheiro.Podem chegar e dizer que a organização gasta dinheiro pela infra, premiação, camisetas e tem lucro. Perfeito. Só de pensar assim, o esporte não é mais popular.E numa economia capitalista a lei da oferta e da procura quem manda. Quanto mais se quer mais caro fica o produto. Se vc banalizá-lo com preços muito baixos, vc perde credibilidade e consequentemente público. Assim que funciona com qualquer coisa, inclusive com as organizações esportivas.E para finalizar: vc deve ter alguma 'birra' pessoal com o Erich para pedir que ele se posicione para tudo. Chega a ser engraçado acompanhar esses comentários.

  2. camisa 6

    15/09/2011 10:29:00

    Voce afirma que a neutralidade é uma posicao para a manutencao do statu quo. Porem voce tem que considerar que o reporter nao tem obrigacao de alterar o statu quo, e sim apresentar ele para quem nao tem materiais (pesquisas) ou preparo para tirar a analise por si. O reportem aqui tenta apresentar a tendencia, independente de achar ela certa ou errada, justa ou injusta.E verdade que antes nao se falava em gestao, mas o dinheiro gerado pelo esporte era bem menor do que hoje. Com a profissionalizacao do esporte, a gestao se tornou mais necessaria, é um ponto estrategico para a sobrevivencia.Nao acho que o Erich esteja posicionando contra a popularizacao do esporte. Acho que ele vem apenas mostrando a tendencia, que hoje em dia para se gerir um esporte ou competicao com margem de lucro nao tem como nao elitizar o mesmo.Infelizmente tudo hoja na sociedade se mede em dinheiro, e nao so no esporte, mas como na sociedade como um todo, esta ocorrendo uma elitizacao.

  3. Vergonha: Sorocaba não tem quadra de tenis pública

    15/09/2011 10:21:58

    Parabéns ao Armstrong e ao criador desse projeto.Nosso país é completamente atrasado em termos de mobilidade urbana.Eu sou ciclista, mudei-me há poucos meses para Sorocaba-SP, a cidade tem 80 km de ciclovias e o projeto cicloviário daqui serve de exemplo para outras cidades.Ainda falta conscientização por parte da população, que não respeita os ciclistas. Muita gente acha que ciclovia é para caminhar e caminham no meio dela atrapalhando os ciclistas. Por outro lado, há os péssimos ciclistas, que circulam na contramão e não respeitam a sinalização.Em Sorocaba há diversos grupos de ciclistas: Sorocaba Bikers, Casal 20, Cerva Bikers, J2R, etc... pessoal gente boa e consciente. Em compensação, o Pedala Norturno, que acontece uma vez pro mês, é repleto de vândalos, há gente quebrando espelhos de carros e até alguns fumando maconha no meio da galera em pleno passeio.Já morei no Rio de Janeiro e lá eu evitava pedalar pelas ciclovias, pois semrpe haviam pedestres obstruindo as mesmas. Um vez presenciei um cachorrinho de madame fazendo suas necessidades no meio da ciclovia, na praia de Botafogo.Também morei em Floripa e lá existem ciclovias, embora menos extensas, e lá há diversos grupos que semrpe realizam viagens, como Floripa Bikers, Pedal Continente, Della Bikes, Duas Rodas, Cicles Hoffman, entre outros.Morei em Manaus por alguns anos e dentro da cidade é quase impraticável de se pedalar, em virtude dos motoristas não respeitarem os ciclistas e de não haver espaço nas vias públicas. Na cidade só restava a Estrada do Turismo, que liga o Aeroporto à Ponta Negra.Enfim, o Brasil precisa de projetos sérios que incentivem a pratica do ciclismo........................................................Protesto: Prefeito de Sorocaba, quando é que o Sr. irá construir quadras de tenis públicas na cidade de Sorocaba? É uma vegonha uma cidade de 600 mil hab. não ter nenhuma. Espaço no Parque das Águas é o que não falta. Ciclovias é bom, mas tem que incentivar outros esportes. Levante a bunda da cadeira e construa algumas quadras, os tenistas agradecem.

  4. Felipe Falcão

    15/09/2011 07:45:06

    Bom dia ErichNão acredito que passei ciclistico substitua corridas de rua, não sei se você se lembra mais no inicio da decada de 90 do século passado, aconteciam muitos passeios ciclisticos, com dia e hora marcados e com acompanhamento de policias e ambulâncias, participei durante mais de ano do que ocorria entre os bairos de vila isabel, andaraí, grajaú e maracanã, tinha duração de mais ou menos uma hora e meia e com milhares de pessoas todas as segundas. Isso ocorria em outros bairros como copacabana, ipanema, urca e botafogo. O grande problema foi a violencia urbana que acabou por estragar um diversão tão saudável.Acho muito bom voltarem a acontecer, mas acho que o espirito que nos motivou na decada de noventa não existe hoje. não precisavamos de grandes atletas para termos motivação de ir pedalar, faziamos só por diversão. Temos que diminuir não a participação das pessoas nas corridas de rua, acredito é que precisamos fugir um pouco dos excessos da midia, quase como um fugere urbem, esse é o sentido de correr, esse é o sentido de pedalar, esse é o sentido de escalar, nadar, descer corredeiras, jogar a pelada do final de semana. Quero todos pedalando, correndo e praticando seus esportes pelo prazer, não pela midia.

  5. camisa 6

    15/09/2011 04:42:23

    Fala Venceslau, essa eu vou ajudar o Erich respoder:Qndo ele fala nem uma coisa nem outra, ele se poe no lado neutro. Isso quer dizer, passou a noticia, e deixou para o leitor tirar a conclusao.Talvez voce ja tenha ouvido que o jornalista pode ser imparcial, nao precisa tomar uma posicao ou formar uma opiniao. Ele pode apenas noticiar o acontecimento para o interessado.A respeito do seu comentario neste post, imagino que o Erich tenha uma visao do esporte com um fato que realmente acontece, com muitos modismos.Teve anos que a Aerobica foi moda, muitos faziam, depois de um tempo alguns abandonaram, outros gostaram do esporte e continuaram.Outro ponto é que algumas pessoas que praticam esporte regularmente algumas vezes enjoam depois de um tempo e querem tentar algo novo. Ai alguem percebe as tendecias e se aproveita disso, como agora com a presenca do Armstron...

  6. Geraldo

    15/09/2011 00:01:49

    VenceslauSeguindo a tua linha....se fosse assim o futebol de fundo de quintal, de várzea, na escola também já teria acabado...para que mais popular que o futebol?BetingVc é inteligente mas pelo jeito não é atleta...Quem gosta de um esporte vai praticar sempre....sempre gostei de correr e pedalar e vou continuar praticando ambos, com ou sem infra-estrutura

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso