Negócios do Esporte

As meias verdades de Rosenberg

Erich Beting

Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians, defendeu a volta do mata-mata para o Campeonato Brasileiro. A entrevista, concedida a Carlos Padeiro e Ricardo Perrone no UOL (leia aqui), propõe uma interessante discussão que o futebol nacional precisa realmente fazer. Mas, para variar, Rosenberg usa do vasto conhecimento que tem para, com meias verdades, induzir os outros a seguirem o caminho que é mais conveniente ao clube paulista.

Na entrevista, o dirigente toca num ponto-chave ao dizer: ''Uma modalidade adotada por todos os esportes americanos não pode ser economicamente errada, mas esse é um assunto que você não consegue discutir aqui [no Brasil]''.

O raciocínio de Rosenberg é ótimo, mas não passa da superficialidade que ele mesmo critica ao dizer que a discussão entre mata-mata e pontos corridos é sempre polarizada no Brasil.

Se é para olharmos para o exemplo americano, temos de ver como funciona o modelo de gestão do esporte por lá. Para começar, o formato de disputa da competição é o que menos importa. O fundamento da gestão do esporte ali é que existe sempre uma instância superior ao clube, que é o campeonato. O clube nada mais é do que uma franquia, uma licença para existir concedida pela liga que administra a competição.

A liga é soberana aos clubes e tem total autonomia para impor regras que fortaleçam o campeonato em detrimento da hegemonia de uma ou outra equipe. É por isso que tudo o que diz respeito à competição é negociado pela liga e, depois, repartido entre os clubes. É por isso que existe limite de gasto com salários, restrições para que não sejam montados supertimes, regras para que um clube não ganhe muito mais dinheiro que o outro a partir de negociações de contratos coletivos.

E aí é que entra o maior entrave para o futebol no Brasil poder adotar o modelo americano. É lindo dizer que o campeonato tem de ser em mata-mata ou em pontos corridos. Mas submeter a discussão sobre o que pode ser economicamente mais rentável para o futebol no país à forma de disputa da competição é ficar com meia verdade, sem tocar de fato no ponto que interessa.

Antes de discutirmos o modelo de disputa do campeonato, temos de rediscutir a organização gerencial do futebol nacional. A criação de uma liga nacional que represente clubes, e não o futebol, é ineficiente para mudar o sistema que já existe desde 1989, quando o Brasileirão voltou para as mãos da CBF e o Clube dos 13, em vez de ser uma liga, passou a discutir contratos de alguns clubes.

O mata-mata ou os pontos corridos poderiam representar muito mais dinheiro e serem muito mais democráticos do que são hoje para o futebol. Não podemos, porém, ficar no debate superficial de qual fórmula traria mais receita. É preciso analisar profundamente como está gerenciado o futebol no país para, só depois, saber como desatar os nós criados pelo próprio Corinthians de Rosenberg quando conseguiu convencer os clubes de que era melhor partirmos para uma negociação individual com a TV do que barganhar, em conjunto, pelo mais democrático e rentável a todos os clubes.

  1. Francisco Costa

    18/09/2011 23:08:25

    Mata-mata não é interessante, principalmente, pela questão do calendário e das férias forçadas de muitos clubes, o que os prejudica.Mas defendo, veementemente, que exista uma final entre os dois primeiros colocados no campeonato nacional, desde que terminem com uma diferença mínima de 7 ou 5 pontos. Dessa forma, não haveria como alguém ser campeão por tantos e tantos erros de arbitragem que podem ocorrer ao longo de todo campeonato.Mata-mata não, apenas final entre as duas melhores equipes.Saudações Coloradas.

  2. Georgeis10

    14/09/2011 21:37:40

    "O mata-mata ou os pontos corridos poderiam representar muito mais dinheiro e serem muito mais democráticos do que são hoje para o futebol. Não podemos, porém, ficar no debate superficial de qual fórmula traria mais receita. É preciso analisar profundamente como está gerenciado o futebol no país para, só depois, saber como desatar os nós criados pelo próprio Corinthians de Rosenberg "Ah, tá. Não era o objetivo falar mal do Corinthians. Exceto na introdução e na conclusão...

  3. Paula

    14/09/2011 21:35:46

    O forma do campeonato leva em conta as variaveis deles. Seria impossível pontos corridos com mais de 30 times (como é a NFL). Cabe o formato então atual.As viagens e as ajudas acontecem nos dois sistemas. O comentário que diz que minimiza a perda das viagens por que iguala as coisas na hora do mata-mata é uma meia-verdade digna do título. Quem jogar com o time sim, mas todo o resto do mata-mata não pegaria essa distância. Da mesma forma, durante o campeonato, só sofre com a distância quem pegar o time do norte e nordeste e o time do N-NE vai precisar sempre viajar.

  4. Erich Beting

    14/09/2011 18:41:07

    Nem uma coisa, nem outra... Abraço, Erich

  5. Georgeis10

    14/09/2011 18:05:04

    Por acaso o teu post foi algum elogio ao Corinthians???

  6. Edmilson Fidelis

    14/09/2011 17:47:09

    Não proponho o fim dos regionais e sim a ampliação deles. Se não dos estaduais, a criação dos regionais tal qual tentativa já realizada. Para tanto o campeonato de pontos corridos se mostra inviavel pela longa duração, daí a siugestão do formato a Champions.E apesar de não parecer sou totalmente favoravel aos pontos corridos, embora aceite discutir outros formatos. Desde que não seja da forma anterior de mata-mata tirando oito de 20 onde tinhamos uma primeira fase sonolenta que era compensada pelos provaveis clássicos das finais que distorcem quaisquer estatisticas sobre o camnpeonato como um todo.Abs

  7. Isaque Salatiel

    14/09/2011 17:23:12

    Obrigado ErichPelo que tenho lido. o Rosemberg é um nome forte para a presidencia do Corithians no final do ano.O Corinthians começou o movimento contra o clube dos 13. Conseguiu.Agora começa a pautar pelo mata-mata. Tendo em vista que os clubes só pensam no lucro.Será que podemos ter uma mudança tão radical assim???Abração

  8. Fabio

    14/09/2011 17:20:28

    Caro,Se quisermos estádios cada vez mais cheios, é preciso que tornemos os campeonatos mais competitivos e aumentar a quantidade de clubes com possibilidades de chegar ao título. E isso só seria possível com o retorno dos campeonatos regionais! Daí o porque a média de público do Brasileirão é superior a de qualquer campeonato estadual. Os confrontos são bem mais interessantes para o público. Vejamos uma comparação de público relativa a 2010:Campeonato Brasileiro: 14.700Paulista: 3.699Carioca: 5.047É bom lembrar que a média de público dos campeonatos regionais em 2002, último ano de disputa, girou em torno de 12 mil pessoas. E o Brasileirão daquele ano, último ano de disputa com modelo mata-mata, reuniu em média 12.866 pagantes.Com relação à tua proposta de moldar o nosso Brasileirão "a la" Champions League, seria uma boa proposta caso o Brasileirão por pontos corridos não tivesse caido nas graças do povo. É bem verdade que os deslocamentos dos times do Nordeste são superiores aos dos times do Sul-Sudeste. Mas então é preciso organizar a tabela de forma que esses times consigam fazer 2 jogos dentro de casa, 2 jogos fora.Um abraço

  9. LUIS GUSTAVO

    14/09/2011 16:54:56

    BELEZA SEUS SABICHÕES QUE QUEREM A VOLTA DO MATA-MATA, OS OITO PRIMEIROS JOGAM ATÉ DEZEMBRO E OS OUTROS DOZE FICAM DOIS MESES PARADOS, SENDO QUE TEM QUE PAGAR OS JOGODORES E TODAS AS OUTRAS DESPESAS, VOCES SÃO INTELIGENTES MESMO, GANHAM DA TURMA DO CHAVES.................

  10. Cau

    14/09/2011 16:54:25

    Mais um erro seu. Não sou uma criança em crescimento. Mas, isso nem vem ao caso. Pela 1ª vez na vida de seu blog, você vê tanta gente postando opiniões. Talvez, tenha descoberto um filão, já tão utilizado por outros jornalistas. Por sua resposta, tão absurda quanto seu texto, acho melhor não levar adiante qualquer discussão. Poderia ter que lembrar que parentescos ajudam muito em alguns momentos. Infelizmente.

  11. joão

    14/09/2011 16:49:46

    Sem dúvida uma liga acima de todos os clubes seria um seguro de vida para o futebol brasileiro. Hoje há gangster no futebol aproveitando da boa fé dos outros, levando o coletivo para o individual, a base de mentiras, usando de força desproporcional, um ex-presidente que foi o mais popular que este pais teve, movido pela vaidade que agora conhece, somado a maior construtora do pais, que tem capacidade de barganhar verbas, tirando de uma levando para outra, seguido pela maior rede de comunicação do pais e com apoio de um comando desgastado e podre do futebol e no fim ficam os governos presos nestas armadilhas minunciosamente pré-concebidas. Tudo com fundamentado numa mentira real e uma verdade aparente. Mas isto não é novo, o Bush fez isto, inventou uma história, arrasou um pais, torturou gente, com base em uma mentira real e uma verdade aparente. Há hoje, os gênios e os ingênuos, no futebol, aqueles se dando bem sobre os outros, no final todo mundo perde, porque não se trata uma coisa coletiva, individualmente, o poder imperial que se busca não resiste, no primeiro momento destroi o coletivo, elevando o individual, mas esta não é a essência da coisa. A liga iria tratar o coletivo, coletivamente impondo ao individual regras éticas de convivencia coletiva.

  12. Aderson

    14/09/2011 16:43:18

    Não confunda alhos com bugalhos! Corinthians já foi campeão por pontos corridos? SIM Corinthians já foi campeão por mata-mata? SIM Incopetencia é sim a pura acusação sem qualquer tipo de argumentos. O que mais me revolta em qualquer discução esportiva é que o fator "torcedor" fala mais alto que qualquer coerencia, é por isso que sempre tem esse tipo de comentário! O problema é NACIONAL e não exclusivamente do Corinthians, São Paulo ou quem quer que seja, o calendario é ruim, a organização é péssima, assim como seus comentários. Santos já foi campeão roubando, com pelé em campo, assim como São Paulo, Flamengo e TODOS os outros grandes, é facil desmerecer o título de um rival, duro é assumir os acertos dos mesmos! O Corinthians hoje está na frente de qualquer outro clube brasileiro quando se fala em MARKETING, a anos atras era o São Paulo que estava, e NINGUEM FALAVA NADA, mais hoje é o Corinthians, ai não pode. Barcelona paga o messe com cartelinhas de "Sócio-Torcedor"? Não, paga com MARKETING, com COMPETENCIA PRA LEVANTAR FUNDOS, e em uma liga bem organizada(mesmo que tenha problemas, pelo menos é melhor que a nossa) Se querem discutir algo que vale a pena, parem com picuinhas, que isso, que aquilo, discutam o PROBLEMA.

  13. Paulo Cezar

    14/09/2011 16:06:16

    Grande Erich!!! Parabéns pela análise perfeita dos comentários do Sr. rosemberg. É de gente como você que precisamos na imprensa para mostrar a realidade do mundo dos negócios nos esportes!!!

  14. Erich Beting

    14/09/2011 15:57:12

    Georgeis, acho que você turvou sua capacidade de análise pela paixão ao Timão. Abraço, Erich

  15. Erich Beting

    14/09/2011 15:56:05

    Caro Bolsoni, acredito que você não entendeu absolutamente nada do texto... Talvez ainda seja uma criança em crescimento. Abraço, Erich

  16. Edmilson Fidelis

    14/09/2011 15:54:25

    Aposto um suco de laranja (sem açucar) que, se o Corinthians ganhar o campeonato de pontos corridos deste ano, a meia-verdade do marketeiro muda e o campeonato de pontos coridos passa a ser uma maravilha.Quando se fala que cludes deveriam ser geridos como empresa, os grandes dirigentes clubistas entenderam que os outros clubes são concorrentes e não adversários. Em outros ramos não se ajuda um concorrente. Elimina-se.No esporte não devemos tentar eliminar a concorrência e sim ganhar da concorrência. Esporte não combina com monopólio ou duopolio.Mesmo a acirrada disputa local entre Barça x Real é minimizada pela Champions Leaque.Daí talvez uma meia verdade que possa se tornar uma verdade inteira.Campeonatos estaduais ou regionais (tipo o RJ/SP ou Sul/Minas) mais longos e um brasileiro nos moldes da Champions Leaque, tipo seis chaves de 4, classificando dois de cada para os tão queridos mata-mata.Pois comparar o brasileiro ao espanhol, italiano ou alemão é meia verdade. Compara-lo à Champions é talvez 3/4 de verdade ou bem mais próximo. Inclusive pelo fator distância citado inúmeras vezes em comentários anteriores.Claro que antes de tudo isto deveria ser resolvida a questão cobrada pelo Erich: e a gestão, como fica?

  17. Erich Beting

    14/09/2011 15:53:48

    Isaque, seguindo essa linha que você propõe de raciocínio, o atleta é maior do que o clube, uma vez que foram eles que pararam o basquete nos EUA. O fato é que eles estão discutindo em conjunto (tanto clubes quanto atletas) o que lhes é mais interessante. Um abraço, Erich

  18. Georgeis10

    14/09/2011 15:40:10

    Erich, parabéns pela sinceridade. O seu blog passa definitivamente a compor o coro dos anti-corinthianos indisfarçáveis, algo que é comum no UOL. De qualquer modo, é mais uma menção ao nosso clube na mídia. A você e aos antis que vieram aqui comentar, o nosso muito obrigado pela audiência!

  19. categoria com base

    14/09/2011 15:22:54

    muito bonito esse seu discurso mas esse trabalho de "base" nos EUA não tem aplicação prática. As "minor leagues" aproveitam um, no máximo dois jogadores nos times principais por ano e olha lá porque é muito raro alguém subir...as escolas de jovens talentos são mais marketing do que outra coisa, também tiram um ou dois jogadores por ano, lembrando que da escolinha (como as daqui aliás) os escolhidos vão para a minor league antes. Não tem "short circuiting", você sabe que as coisas aí tem um caminho certo a seguir e não são como aqui que jogadores que acabaram de sair das fraldas são tratados como deuses. O sistema que manda muitos jogadores para as major leagues é o de drafting do universitário. Aí sim é o número de jogadores cedido é muito maior. E depende do esporte ainda...não funciona da mesma maneira para todos.AbraçosAntonio

  20. Luiz Bambyano

    14/09/2011 14:59:00

    Alguém poderia dizer por que mata-mata não é justo?O S4n7os foi campeão sendo o 8º na fase de classficação, e daí? Se foi campeão é porque teve mérito.Independente da fórmula, quem for campeão, é proque foi mais competente.A melhor fórmula é a do mata-mata, havia muito mais emoção..

  21. emerson soldera

    14/09/2011 14:57:03

    Falar que os campeonatos americanos são dividos em costa oeste e leste é rídiculo , já que os times de tais regiões atravessam os EUA inteiro para jogar contra times da região oposta.

  22. Ferreira

    14/09/2011 14:34:23

    Tá certo......absolutamente correto....temos que premiar as estruturas e trabalhos desenvolvidos e administrações de Guarani, Portuguesa etc......e virtude dos mesmos ou parecidos ganharam um título....Joguemos os 17 melhores CT´s do país no lixo em detrimento de títulos para os clubes de menor expressão.......realmente este é um ótimo pensamento....premiar a incapacidade e ingerência....

  23. Ferreira

    14/09/2011 14:28:36

    Os times do sudeste no sudeste, os times do centro oeste no centro oeste e os times do nordeste no nordeste, realmente, regionalizar seria uma forma bem democrática de fazer o futebol brasileiro andar.....convenhamos não são as viagens que prejudicam Sport, Náutico, Bahia, Ceará.....e sim a forma que são administrados, são times de torcidas imensas, porém não conseguem tirar proveito econômico disto. Outra coisa, nos Estados Unidos jogam conferência leste e oeste, porém não me parece que saindo dos centro dos EUA em 40 minutos qualquer vôo está em qualquer parte do país, portanto a dimensão territorial lá também existe....totalmente infundada a questão da regionalização, uma discussão muito pior que a dos pontos corridos.....francamente...

  24. Isaque Salatiel

    14/09/2011 14:10:15

    Entendo que o Liga é superior...Agora me surge uma duvida.... por que o Leandrinho vai jogar no Flamengo?Pelo que saiba os clubes estão em greve e este ano não teremos NBA...Os clubes são maiores que a liga... Eles que fazem o espetaculo...Na hora da verdade... eles quem mandam, tanto aqui, quanto os grevistas da NBA dos clubes italianos e espanhóis.

  25. Vinicius

    14/09/2011 13:55:53

    modelo americano???não tem nem rebaixamento nos esportes americanos, ridículo essa sugestão.

  26. Jose Augusto

    14/09/2011 13:13:33

    Esse Rosemberg é o mesmo daquela equipe do Banco Central dos anos 90?Aquela equipe que permitiu a proliferação de desvios para as Ilhas Fiscais?A mesma que assistiu calada o ralo de bilhões daquela agencia do Banco do Paraná, até hoje não explicada? Do Banco Oportunit, etc. etc.?Se for, o que vocês queriam que ele falasse? Acordem minha gente.Morreu o sócio do Dualib, mas não morreu a MSI. Esta está vivinha da silva, com sede em Moscou e em Londres e filial no Parque São Jorge.

  27. RONALDO

    14/09/2011 12:49:31

    Paulo, como sua licença, faço minha, as suas palavras. Alias, é bom lembrar de vêz em quando, que o Sr. Andrés foi um dos fundadores de uma organizada do Corinthians, com o sugestivo nome de PAVILHÃO 9. Será mera coincidência?...rsrsrs

  28. Eduardo

    14/09/2011 12:28:54

    Leonardo, vc não anda assistido o MLS dos EUA né? Esse tipo de futebol, o soccer, tem se tornado um pouco mais popular pelo EUA, tanto entre as mulheres que é bem popular, qto para os homens que está se tornando uma potência média... antes não dava ninguém nos estádios, era um fracasso de público, hj os estádios já estão começando a ficar mais cheios... O futebol em si, ainda é uma porcaria, porém o público americano adora competição, eventos esportivos... apostas, entre outras paixões, e o "Soccer" está começando a virar isso... logo a MLS será também uma potência no futebol... Esses tempos fizeram uma pequena ação de marketing que com certeza levou os olhos do mundo para lá... hj quem gosta de futebol, com certeza conhece o Los Angeles Galaxy por onde passou David Beckham... os caras são muito espertos, sabem organizar um evento, uma liga... diferentemente do Brasil... que só tem uma liga realmente poderosa, a Superliga de Volei, que se começar a ceder muito a Globo, vai começar a ruir também...

  29. Paulo

    14/09/2011 12:18:19

    ESTE ROSEMBERG FALA PELO SEU PATRÃO ANDRES SANCHEZ, QUE JÁ ESTÁ DESLUMBRANDO A PRESIDÊNCIA DE UMA LIGA DOS CLUBES, CLARO, COM A APADRINHAMENTO DE RICARDO TEIXEIRA SEU GRANDE COLEGA, AMIGO DE TODAS AS HORAS. SERIA UM GRANDE RETROCESSO DO FUTEBOL BRASILEIRO.PRIMEIRO TEMOS QUE LIMPAR ESTES SUJEITOS DE QUALQUER CARGO NO FUTEBOL, TEMOS QUE MORALIZAR O FUTEBOL BRASILEIRO, TRAZENDO PESSOAS DE CARÁTER, ÉTICA, JUSTA.

  30. Eduardo

    14/09/2011 12:17:33

    E um detalhe importante também Ricardo que vc esqueceu de citar, as bases escolares e universitárias também são muito fortes... diferentemente aqui no brasil q vc não vê liga universitária ou escolar com força parecida com as do USA.

  31. Gabriel

    14/09/2011 12:16:49

    Meia verdade não só por isso, mais tambem duvido que ganhariam o mesmo patrocinio que ganham hoje aparecendo menos da metade das vezes que aparecem na TV, recebendo metade da renda dos estádios que recebem hoje

  32. Eduardo

    14/09/2011 12:08:56

    Mas isso Fábio só é válido para a NFL, já a MLB e a NBA por exemplo, é um contra todos e várias vezes ainda... só q lá é feito um esquema onde o time fica fora vários jogos, e não joga um fora e um dentro... tem vezes que um time de basquete por exemplo joga 5 vezes fora pra depois voltar a jogar em casa...

  33. Gustavo

    14/09/2011 12:01:22

    Estão pedindo posicionamento do Erich mas acho que ele foi claro.A posição é: não adianta falar em modelo do campeonato se não mudar o modo que é gerenciado dos clubes. Está escrito lá. Basta saber português.Mata-mata nos EUA também só ganha quem tem mais dinheiro. O NY Yankees é o time que mais ganha dinheiro e está sempre chegando Às finais. Mesmo quem ganha (salvo raras exceções) é quem ganha mais dinheiro. Isso mostra que mata-mata não é o problema de igualar forças.Se fosse um jogo único, talvez.Mas lembrando que a própria NBA está discutindo a anos a fórmula de disputa em que se joga 80 vezes na fase inicial para depois entrar nos playoffs. Sabe-se que os jogos da fase inicial estão perdendo interesse por serem muitos e não valerem nada a partir de 60% do campeonato.Acho que o Rosemberg como tantos outros só pensam no seu próprio umbigo. No fundo eles querem aparecer... mas só falam abobrinha sem fundamento. E acham que nós somos tontos.

  34. Jairo

    14/09/2011 11:55:05

    Realmente, só torcedores idiotizados do Corinthians acreditam nessa besteira, e pelos comentários ainda inventam estórias como a estória do Corinthians.GALINHA PRETA, VEM CÁ FAZER CHUPETA

  35. Jairo

    14/09/2011 11:50:32

    Vários torcedores se manifestam contra o sistema de pontos corridos q é o mais justo e adotado por todos os campeonatos mais rentáveis do mundo e que o público tb prestigia no mundo do futebol, acontece q esse sistema o clube tem q se autoadministrar como uma empresa e muitos estariam falidos há anos se empresa fossem, mas como no futebol ninguém vai preso, o cara pode dar calote a vontade, o clube pode dever pro fisco e dever pro banco q nada acontece, ainda criam-se meios pra perdoar supostas dívidas ou subsídios e bônus pro clube se levantar.Sempre q surge essa conversa ela parte de diretores ou alguém envolvido com o Corinthians, pq será q ele tem tanto medo dos pontos corridos??? Será pq só ganharam uma vez e ainda assim roubado explicitamente???? Claro q competência é uma coisa q não cabe e nunca coube no Corinthians e pra ser campeão precisa sempre de meios obscuros pra se conseguir resultados, isto é histórico e qualquer torcida do BRASIL sabe disso, além de ser o time mais protegido e defendido pela mídia esportiva q tem na sua grande maioria repórteres, comentaristas e apresentadores todos torcedores declarados do time da marginal s/Nº.

  36. Tragam o campeonato brasileiro de volta

    14/09/2011 11:37:28

    Esse negócio de que o mata-mata não é justo é desculpa esfarrapada.Por que a fórmula do campeonato tem que ser justa se nada é justo neste país?A justiça não é justa. Os impostos que pagamos não é justo. O presidnete da CBF não é justo. Então que pelo menos façam um campeonato emocionante com a volta do mata-mata. Quem quer justiça que vá protestar contra a impunidade.Volta mata-mata.

  37. William de Oliveira

    14/09/2011 11:35:11

    Desculpe,mas acho que vc nao acompanha os esportes americanos amigo.Mesmo sendo divididos em divisoes eles se enfrentam sim senhor. Os campeonatos de baseball,basquete,futebol americano,hoquei,etc sem discriminacao todos contra todos sendo que em casos como o basquete e o baseball os times se enfrentam pelo menos quareo vezes em jogos de ida e volta.Portanto nao confunda as chamdas divisoes leste e oeste com jogos somente entre divisoes.Elas existem para que no final seja sempre uma equipe do oeste contra outra do leste.

  38. Aderson

    14/09/2011 11:00:43

    É injusto o sistema de cotas de TV? Parem com isso, não é possivel querer comparar a visibilidade de um Corinthians, Flamengo, São Paulo a América Mineiro por exemplo, não estou desfazendo do América Mineiro, mais a visibilidade é completamente diferente, já que querem comparações, e ficam sempre usando os americanos como exemplo, vejam quanto ganha um Ton Hanks para fazer um filme, e um Rodrigo Santoro (trata-se de direitos de imagem também), ou seja, no ramo que for, é incopativel, quem vende mais, ganha mais, será que a Gurgel(antiga empresa brasileira de carros) faliu por não possuir dinheiro para propagandas? Ou porque seus carros eram ruins? Não agradavam o publico? É justo um time entrar em campo com L. Fabiano, ou com Ronaldinho, ou Liedson receber o mesmo que o que entra com o Tião Butinada? Quantas camisas o Tião vende? Quem esta doido pra pagar um ingresso pra ver as butinadas dele? Isso de as cotas serem injustas, é IMORAL PRA QUEM DEFENDE ESTA IGUALDADE, é contra qualquer principio até mesmo democrático (ganha quem recebe MAIS votos). Agora voltando ao assunto da postagem, concordo plenamente, o que falta ao Brasil não é um sistema perfeito de disputa, na realidade, ela é o que menos importa, os mata-mata dão certo nos EUA, os pontos corridos dão certo na Europa toda, porque será que dão certo? Por organização, só por isso, um time mediocre da segunda divisão da França, vem aqui e tem grana suficiente pra fazer uma proposta a um Neymar, veja se o mesmo acontece com o Nautico por exemplo (que tem muito mais tradição que muito time europeu). Temos a Copa na nossa porta, os caminhos estão mudando, hoje tirar Neymar, Lucas e até mesmo o Damião daqui é muito mais dificil, além de repatriar-mos grandes valores, que a menos de 2 anos seria impensável, só aproveitar o momento favorável e organizar melhor (e roubar menos também) que a coisa vai!

  39. Cau

    14/09/2011 10:37:03

    Mais um para aproveitar da marca Corinthians. Meias- Verdades? Você só encheu linguiça e criticou o Rosemberg, nada mais que isso. Abriu espaço para um monte de ignorantes darem pitacos e comentários "engraçadinhas", nada mais. Discutir a gestão dos clubes?? Comparar Brasil com EUA. Quanta besteira. Pelo menos o Rosemberg tem passado e presente. Você é apenas mais um anti-corinthiano, que quer pegar o bonde andando. Cresça e apareça, cara.

  40. Alfredo

    14/09/2011 10:13:41

    Na NBA, os times de mesma "costa" jogam 4 vezes, e os da costa leste enfrentam os da oeste duas vezes, uma fora de casa, uma em casa, ou seja, não se encontram só nos Play Offs. Ademais se o Corinthians nos últimos anos é uma máquina de fazer dinheiro e diz colocar mais torcedores nos estaádios do q qualquer outro time, não ligaria para mata mata ou pontos corridos... sempre diz q enche os estádios em qualquer fase...

  41. w

    14/09/2011 10:09:01

    E como faríamos com os empates? E olhando nosso futebol hoje, com esses treinadores que estão aqui hoje, e com os atletas que hoje atuam, teríamos 7 empates.

  42. Walter

    14/09/2011 10:02:17

    Você não sabe ler?

  43. Walter

    14/09/2011 09:55:38

    Fábio, sou também paulista e corinthiano e concordo com você. Aliás essa idéia já postei ontem em outro blog. Para termos um campeonata mais rentável, obrigatoriamente, teremos que regionalizar a competição. Mesmo com a brincadeira do Silvio, a competição no Nordeste (e de outras regioões) também seria rentável. Isto também iria diminuir o tempo desta competição que hoje é um absurdo. Os campeões regionais iriam disputar a Libertadores e os segundos (e terceiros) colocados de cada região, a Sulamericana. E sobraria tempo para estas disputas, sem encavalar com o atual campeonato nacional. Este fato se repetiria em todas as regiões (não sei quantas).

  44. camisa 6

    14/09/2011 09:32:20

    Real Madrid sem Barcelona? KKKKKKKKKKKKKK....Mais uma vez, KKKKKKKKKKKKKKK...Voce eh um comedia mesmo... O Corinthians nao tem nem CT pra categoria de base e voce acha que vai virar Real Madrid? KKKKKKKKKKKKKKK...Pelo jeito é facil ser diretor de marketing do Corinthias, esses idiotas comprar qualquer besteira e acreditam em qualquer mentira.

  45. rocco-sp

    14/09/2011 09:09:21

    Quando eu digo, que brasileiro tem memória curta , principalmente curintinano Alguém lembra o Campeonato Brasileiro de 93?? O Curintchia junto com o Palmeiras fizeram a melhor campanha. Na semi final o Curintchia perdeu para o Vitória da Bahia em Salvadore empatou no Pacaembú. E quem foi para a final contra o Palmeiras??? Então esse diretor de marketing e efeitos especiais LUIS SPEELBERG, deveria se informar melhor antes de dar opiniões obtusas. Pontos corridos sempre, pois ganha quem tiver planejamento e competência. Por enquanto vão iludindo o torcedor com marketing que está muito bom.

  46. Richard

    14/09/2011 09:01:40

    Carlos disse:14/09/2011 às 0:40Para aqueles que defendem o “mata-mata”, metade dos concorrentes cairiam no primeiro confronto, pergunto, o que os times menos preparados fariam quando eliminados? Como eles pagariam os salários dos atletas, entrariam em férias?Quem prefere o mata-mata, pode até dizer que é mais emocionante, mas nunca justo e democrático.Em atenção ao seu comentário, tenho a escrever o seguinte:Democrático: dependeria da gestão do campeonato, dos critérios para acesso ao tal, tc.Justo: ainda dependente também da gestão, mas com foco nas regras e na suas aplicações, por exemplo: arbitragem e cortes arbitrais.Por fim, quanto ao modelo de disputa, uma coisa é certa: chega um momento no campeonato de pontos corridos que alguns clubes brigam para não cair, enquanto outros para serem campeões, e alguns nem serão rebaixados e nem terão condições de serem campeões. Ora quem estiver na última condição, se não tiver uma torcida atuante, vai gastar muito mais do que arrecadar (ainda que sejam jogos em casa, pois mesmo com estádio próprio e toda infraestrutura, não se realiza uma partida de forma barata, ainda que contando com patrocínio, televisão aberta, PPV, etc.), já no caso dos que se encontram em perigo de rebaixamento, nem sempre contarão com a torcida nos estádios incentivando o time a não sofre o descenç(s)o. Então somente os que de fato disputam o título têm mais condições de arrecadar mais, pois a exposição será com certeza maior. Parece que não, mas o fato de se ter mais jogos, necessariamente não significa que os clube não sejam deficitários, pois não adianta ter jogo até o fim do campeonato, mas condições reais de ser campeão ou de fazer uma boa campanha com perspectivas de títulos no futuro com reconhecimento, comparecimento e comprometimento da sua torcida.Não disseram que com os pontos corridos teríamos como comprar carnês dos jogos, e portanto poderiamos ter a lotação máxima nos estádios durante o campeonato, cadê? Tem torcida que só vai em sua maioria na hora do "vamos ver", seja porque haja outros compromissos, falta de interesse, horário inadequado, falta de perspectiva com o time, etc.

  47. José

    14/09/2011 08:37:02

    QUANDO SE IDEALIZA UM CAMPEONATO SUPÕE-SE QUE O PARTICIPANTE MAIS REGULAR VENÇA. ASSIM, FUNCIONA EM QUALQUER ESPORTE.PARA QUE NÃO HAJA INJUSTIÇA, CASO SE ADOTE O SISTEMA MATA-MATA, DEVE SER FEITO EM MELHOR DE 7 PARTIDAS O TIME QUE VENCER 4 ELIMINA O OUTRO EASSIM POR DIANTE ATÉ APURAR-SE O CAMPEÃO.ASSIM O CAMPEONATO NÃO SERÁ DECIDIDO PELA SORTE OU PELO ÁRBITRO.

  48. celso

    14/09/2011 08:22:50

    Será que também foram deste Sr. os mkts de Seedof, Teves, Ronaldinho Gaúcho......?.As pessoas confundem ações com "boatos plantados" que são prontamente repercutidos em parte da "imprensa" e por um ou outro blogueiro televisivo.

  49. celso

    14/09/2011 08:13:52

    Concordo. Até mesmo o número de "jogos em casa" ajudam a paulista e cariocas. Não há diferença em Flamengo x Fluminense ou Fluminense e Flamengo; Palmeiras e São Paulo; São Paulo x Palmeiras.Agora, a questão de estar quarta em POA e domingo em Fortaleza, etc, poderia ser resolvida com um calendário melhor elaborado, sem essa maratona de 3 jogos a cada 8 dias.Sobre a discussão em si, me intriga pq o Corinthias é, de novo, o time a tomar frente na defesa de interesse da Globo. Não é segredo que a emissora prefere os "mata-mata". Primeiro foi a questão da venda dos direitos, agora a formula.....

  50. Marco Antonio Conti

    14/09/2011 08:05:00

    Nos EUA não existe o mata-mata. O que existe são os Playoffs. Num playoff as equipes, dependendo da modalidade, joga uma disputa de melhor de 7 partidas, o que torna a competição justa, uma vez que a melhor equipe dificilmente perderá 4 jogos para outra inferior. No mata-mata, basta um jogo ruim ou um dia de azar para que o melhor colocado seja eliminado pelo que fez pior campanha.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso