A Heineken faz mais um golaço
Erich Beting
A Heineken fez mais um golaço neste ano com as ações de ativação do patrocínio na Liga dos Campeões da Europa. Principal marca relacionada ao torneio, a empresa decidiu criar um jogo para telefones celulares que é uma extensão da partida que ocorre em tempo real na liga.
A brincadeira consiste em advinhar os próximos passos do jogo escolhido pelo usuário. No dia de rodada da Liga dos Campeões, você tem de ficar ligado na partida escolhida e no celular. A graça é palpitar com o que vai acontecer na sequência de um lance (será gol, o goleiro vai defender, a zaga vai afastar ou o atacante perderá a bola). Se você acertar, ganha mais pontos. Ao final, alguns prêmios são dados àqueles com melhor performance.
A dinâmica do jogo consegue fazer exatamente com que o torcedor não fique restrito apenas à paisagem da marca de cerveja no estádio ou à propaganda veiculada durante as transmissões dos jogos em todo o mundo.
Como sempre bato na mesma tecla por aqui, é preciso ir muito além da exposição que o esporte proporciona. A empresa que quiser se diferenciar tem de transpor essa barreira e saber aproveitar a emoção que se obtém num evento esportivo para ser diferente para o consumidor. Do contrário, ''apenas'' a exposição deixa de ter resultado mais efetivo.
Por isso mesmo a Heineken faz mais um golaço. Voltado especialmente para o mercado europeu, quando os jogos acontecem à noite, o aplicativo é uma simples maneira de a Liga dos Campeões ser ''possuída'' pela empresa. Dessa forma, o patrocínio deixa de ser o fim para se tornar o meio de comunicação com o consumidor.
Por aqui, finalmente, as empresas começam a se mexer em torno desse conceito. É isso que falta para o esporte continuar em alta depois que Copa e Olimpíadas passarem.