Patrocinar não é dar um cheque no fim do mês
Erich Beting
Tomo a liberdade, aqui, de usar a frase de Tullio Formicola Filho, diretor de marketing da Vulcabras|Azaleia. Ele costuma usar essa expressão para justificar as atitudes que são tomadas pelas marcas Olympikus e Reebok no relacionamento com os clubes que são patrocinados por ela.
Na madrugada desta terça-feira, mais uma vez a Olympikus colocou em prática essa frase que é uma espécie de mantra dentro da empresa. O patrocínio à retransmissão da final do Mundial Interclubes de 1981, com início do jogo no mesmo horário de 30 anos atrás, movimentou o torcedor rubro-negro e fez com que se criasse um vínculo emocional entre a marca e o consumidor.
A expressão #FlaMundial81 foi para o segundo lugar nos Trending Topics do Twitter durante o jogo, além de alguns relatos de moradores do Rio darem conta de alguns festejos de torcedores em meio à transmissão da partida. Um grande amigo, a quem sigo no Twitter, chegou a colocar no microblog que a partir dali só comprará produtos da Olympikus.
Mais curioso ainda foi acompanhar o jogo, patrocinado pela marca da Vulcabras, mas que na época tinha merchandising da Adidas. No intervalo, a propaganda da Olympikus resumiu bem o que sentia o torcedor ''Orgulho de ser Rubro-Negro''.
O vínculo emocional que o esporte consegue ter com as marcas faz com que o patrocínio seja extremamente valioso. Por isso mesmo, a empresa que quiser ter sucesso numa estratégia envolvendo o esporte precisa entender que a métrica de retorno sobre o investimento não é comparar a exposição de sua marca versus a exposição que ela teve na mídia. Só isso é continuar a achar que o cheque no fim do mês resolve.
Em tempo. Para o torcedor do Flamengo ou, como eu, um entusiasta da história do esporte e do jornalismo, segue o link para o site da Rádio Globo que tem a transmissão de 1981 original. As narrações (sim, cada narrador cobriu um tempo do jogo!) são de Jorge Curi e Waldir Amaral. O comentário é de Rui Porto. E a reportagem de campo é de Kleber Leite (sim, ele mesmo!). É só clicar aqui.