A pedalada de Ronaldo
Erich Beting
Ronaldo postou, na manhã de hoje, uma foto em seu perfil no Twitter dizendo que estava chegando para uma reunião de trabalho numa bicicleta. Rapidamente a mensagem ganhou seus retuítes e, em pouco tempo, as manchetes dos principais sites brasileiros (leia mais aqui).
Brincadeiras à parte, e se a ação foi apenas uma jogada de marketing, o gesto de Ronaldo reflete algo que vem mudando significativamente a cara do mercado de esporte no mundo todo.
A bicicleta tem, a cada dia, tomado mais conta dos espaços urbanos e, com isso, ampliando sua importância na indústria esportiva. Hoje, o mercado de bikes já é o maior no segmento esportivo, com 15% de todas as vendas ligadas ao esporte no mundo, superando as demais modalidades.
Mas qual é o segredo da bike?
Ronaldo matou a charada no seu Twitter, mesmo que de forma involuntária.
As bicicletas começaram a tomar conta não só das ciclovias de lazer mas, também, dos espaços urbanos como forma de deslocamento das pessoas para o trabalho. Cidades como Copenhague (Dinamarca), Amsterdã (Holanda) e Lyon (França) já discutem como fazer para resolver o problema de falta de espaço nas ciclovias nos horários de pico de chegada e saída do trabalho.
Num mundo que defende com unhas e dentes a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e meios alternativos (e não poluentes) de transporte, a bicicleta parece ser a solução. A pessoa pratica a atividade física para ir ao trabalho e, também, não polui, não piora a condição de trânsito, etc.
Bicicleta não é mais uma mera diversão, mas sim um estilo de vida.
O futuro do mercado de bicicletas não é o esporte de competição e também não é o lazer. Na era moderna, os carros potentes darão lugar às alternativas saudáveis e não poluentes de transporte. O grande segredo da pedalada de Ronaldo não é usar a bicicleta para ganhar a prova, mas para chegar mais rápido.
Tanto que, coincidentemente, no domingo o astro de basquete LeBron James também adotou a magrela para ir ao jogo do Miami Heat. O motivo? O trânsito ruim de Miami por causa da maratona que era realizada naquele dia.
Nos EUA, país que adotou o carro como meio obrigatório de transporte (85% dos deslocamentos para o trabalho são feitos de carro), o mercado de bicicletas ainda engatinha. Mesmo assim, Nova York, a metrópole americana, já começa a adotar a ciclovia em suas ruas para dispersar o trânsito. Hoje, a cidade tem 18 mil ciclistas por dia usando os quase 300 km em ciclovias.
A pedalada de Ronaldo não é só ''moda'', como ele postou no seu Twitter. No futuro, até por uma necessidade, todos vamos usar muito mais as bicicletas como meio de transporte. No Brasil, segundo a Abraciclo, metade das pessoas que usam uma bicicleta tem nela o seu meio de locomoção. O esporte de competição representa apenas 1% de todo o consumo do mercado nacional.
A pedalada para ir ao trabalho não é só um luxo de Ronaldo ou LeBron. Cada vez mais veremos as duas rodas invadindo o espaço público.