Existe limite para Neymar?
Erich Beting
Na semana passada, Neymar fechou acordo com a Volkswagen. Com isso, subiu para dez a lista de empresas que patrocinam o camisa 11 santista. Há algum tempo, comparei os patrocínios do brasileiro com os de Messi.
O argentino do Barcelona tem menos patrocinadores que Neymar (são oito marcas), mas sem dúvida recebe mais pelos acordos e, mais do que isso, tem alcance global com esses negócios.
Neymar começa, aos poucos, a despontar com alguns acordos que extrapolam o limite do Brasil, migrando para uma expansão para a América do Sul. O entrave para esse crescimento é exatamente a falta de expansão internacional dos clubes brasileiros.
Mas o que mais chama a atenção é que, mesmo com dez marcas associadas, Neymar parece não dar mostras de que vai parar por aí. E será que o limite já foi atingido ou ainda dá para crescer?
Há meses tenho essa pergunta martelando a cabeça. Para ser sincero, ela sempre volta a cada novo contrato fechado por Neymar. A resposta veio nesta semana, dentro de casa. Meu filho, ainda com dois anos de idade, viu uma imagem do personagem Pedro, do filme ''Rio'', e disparou: ''Olha, ele tem o cabelo do Neymar''.
Se uma criança de dois anos já é capaz de saber quem é Neymar, o limite parece que está muito longe de ser atingido…