Negócios do Esporte

O estilo Red Bull de vencer

Erich Beting

O vídeo que está no final deste post é antigo. Já foi publicado aqui no blog como exemplo de como a Red Bull é uma marca que cada vez mais dita a tendência quando o assunto é o marketing esportivo. Falei disso, ainda em 2011, mostrando a sacada marqueteira da empresa ao dar uma volta no circuito de Austin, onde no próximo dia 18 acontece a prova que coincidentemente pode definir a temporada de 2012 da Fórmula 1.

Naquela ocasião, David Coulthard, ex-piloto de competição e atual piloto promocional da Red Bull, deu uma volta no terrão que viria se tornar o autódromo de Austin. Ao término do vídeo, a escuderia de F-1 provocava os concorrentes dizendo que havia ''chegado primeiro'' ao local onde só no ano que vem aconteceria o GP.

Na última segunda-feira, em sua conta no Twitter, o piloto Fernando Alonso, da Ferrari, postou uma foto com a mensagem ''ainda aqui''. Na foto, o escrito ''Austin'' e o volante do simulador que ele ainda pilotava para tentar se familiarizar com o percurso inédito para os pilotos da F1. Quer dizer, nem todos os pilotos. Afinal, quando deu a volta inaugural em Austin, com certeza David Coulthard pegou diversas informações sobre a pista, seja por experiência profissional, seja por dados eletrônicos em seu carro. E, possivelmente, elas foram repassadas aos pilotos da Red Bull.

Quando assume uma posição de marketing agressiva, a Red Bull também planeja, claramente, os passos futuros. O que seria apenas uma ''promoção'' ao novo circuito de F1 pode se tornar, agora, uma imensa vantagem competitiva para Sebastian Vettel na busca do tricampeonato de pilotos. O estilo Red Bull de vencer passa, necessariamente, pelo planejamento. No ambiente da Fórmula 1, em que o uso da tecnologia aliada ao planejamento é absolutamente essencial, esse talvez seja um dos grandes segredos do sucesso da empresa.

Nesse caso de agora, em vez de ter as informações apenas do simulador, a empresa já esteve, há um ano, dando uma volta no autódromo que pode definir o campeão de 2012. Ou seja, a vitória pode ter vindo com um ano de antecedência…

Veja a seguir o vídeo da Red Bull em Austin e a foto de Alonso em seu simulador. Chega a ser até curioso ver o abismo que existe hoje entre as duas empresas.

A foto postada por Fernando Alonso no Twitter

E o vídeo produzido pela Red Bull. Em 2011…