Negócios do Esporte

As empresas do esporte são cada vez mais digitais

Erich Beting

Na última semana a Oakley, empresa especializada na fabricação de óculos para a prática de esportes, apresentou o Airwave, criação em parceria com o Google. O óculos, especial para a prática de esportes na neve, traz diversas inovações tecnológicas que aproximam o consumidor de um filme de James Bond (o vídeo ao final do post ajuda a entender mais sobre isso).

Há quase meio ano, a Nike apresentou uma novidade de seu sistema de treinamento, batizado de Nike Plus. Em parceria com a Microsoft, foi lançado o Nike+Kinect Training, jogo para o XBox que faz com que você tenha uma rotina de treinos para ser feita dentro de casa. A parceria é mais uma inovação da marca para que o consumidor pratique atividade física usando a mais alta tecnologia (no final do post há um vídeo também para entender o que é o jogo).

Os dois casos mostram claramente o futuro para as empresas do esporte. Os fabricantes de artigos esportivos são, cada vez mais, empresas digitais. Valendo-se de parcerias com empresas de reconhecida capacidade de criação de artigos tecnológicos, as marcas têm construído seus caminhos a partir do universo digital.

E o motivo, claramente, é a proliferação das mídias ditas sociais. No fundo, o que as marcas incentivam é a virtualização das competições. Em vez de reunir-se com os amigos para uma disputa, as pessoas conseguem competir umas com as outras a partir dos resultados que são publicados nas redes sociais. Isso faz com que a tecnologia torne-se parte importante do processo.

É por isso que, de cinco anos para cá, as principais fabricantes de material esportivo têm buscado produzir equipamentos para o público final com alta tecnologia embutida nele. Na falta dos amigos para a prática de esporte, a pessoa consegue ''compensar'' com a tecnologia, mapeando todo o seu desempenho para, em seguida, compartilhar e comparar com o dos amigos.

No fim das contas, Nike e Oakley mostram que entenderam o real sentido do mundo digitalizado. As pessoas continuam a celebrar suas conquistas materiais e vividas no mundo real, mas agora de forma virtual, a partir das redes sociais. E, não deixa de ser irônico, a tecnologia acaba sendo um meio para o incentivo da prática de atividade física, quando a maioria das pessoas preconizava o fim dos mundos pelo ócio causado pelo computador e pelo videogame…

Abaixo seguem os vídeos com as campanhas das duas inovações tecnológicas da Nike e da Oakley.

O vídeo da Nike com o Kinect

E a apresentação do Airwave, da Oakley com o Google.