A aula de marketing no esporte da Gillette
Erich Beting
A Gillette estreou na última semana um comercial na televisão que é daqueles que dão uma aula para qualquer empresa sobre estratégia de marketing usando o esporte. Além de divertida, a peça é uma forma de junção da estratégia de lançamento de um produto com a ativação de um patrocínio no esporte.
Entre os próximos dias 6 e 9, a marca da P&G patrocina a vinda de Roger Federer ao Brasil. O evento é uma das plataformas usadas pela Gillette para lançar um novo aparelho de barbear. A 15 dias do evento, a marca casou as duas coisas para apresentar o produto e já criar aquela expectativa em torno da presença de Federer no Brasil.
O comercial resume bem toda a história. É uma aula que mostra o quanto o patrocínio não pode ser o fim de uma ação de marketing, mas sim o começo. O mais difícil para a Gillette é ter a “propriedade” Roger Federer. Usá-lo numa ação comercial é o grande diferencial da marca em relação a qualquer concorrente. Unir o atleta a um lançamento de produto e a um evento esportivo é, por fim, dar uma aula de como usar o marketing no esporte.