Negócios do Esporte

Impressões japonesas: o choque cultural

Erich Beting

O blog começa hoje a trazer um pouco das impressões daqui do Japão, onde fico até o fim de semana para acompanhar o Mundial de Clubes da Fifa. A mais gritante diferença que se percebe logo ao pisar em solo japonês é a cultura. Costumes, tradições e demais características que identificam um povo e que, por aqui, são fortemente identificáveis por serem tão distintas daquela a que nos acostumamos.

Para quem é de São Paulo, a presença do Japão está um pouco em nossa cultura. Mas, mesmo assim, é muito diferente daquilo com que nos deparamos quando vivenciamos a experiência japonesa. Tudo é muito, mas muito diferente. O japonês é extremamente lógico, disciplinado, educado e, acima de tudo, hospitaleiro com o turista estrangeiro.

Se juntarmos todas essas características com a cultura de torcida brasileira e, mais ainda, com quase 20 mil corintianos espalhados pelo Japão, as coisas ficam ainda mais intrigantes. No jogo do Corinthians contra o Al Ahly, deu dó de ver o desespero dos voluntários que estavam encarregados de vigiar os torcedores.

Um deles tentava, desesperadamente, avisar ao torcedor que não era permitido fumar. Fazia isso, claro, com mímica. Obviamente que o torcedor corintiano, preocupado com o jogo, respondia com um sonoro ''Aqui é Corinthians!'' e não atendia ao desejo do senhor que ficou o jogo inteiro de costas para o campo e de olhos atentos à torcida. No fim das contas, o único trunfo que ele conseguiu foi ter convencido três torcedores na primeira fileira do estádio a verem o jogo sentados…