O grande tour de Federer por São Paulo
Erich Beting
Não tinha dado tempo para escrever uma análise do que foi a vinda de Roger Federer para São Paulo, no torneio exibição na primeira semana de dezembro. O fato é que o suíço fez um bem danado para o marketing turístico da cidade…
Sanduíche de mortadela no Mercado Municipal é, hoje, um dos passeios mais clichês da cidade de São Paulo. Há alguns anos, a prefeitura paulistana tem tentado promover o Mercadão como um de seus pontos turísticos mais autoexplicativos. Gastronomia unindo as diferentes culturas que colonizaram e formaram esse colosso de cidade.
Outro passeio mais do que tradicional é a ida ao Masp, um dos principais museus paulistanos, cravado no meio da opulente avenida Paulista. O vão livre, a vista para alguns arranha-céus típicos da cidade, a arte em meio ao caos do trânsito, de pedestres e de automóveis. Mais um clichê que faz parte de qualquer guia turístico da Paulicéia.
Ambos os passeios foram escolhidos a dedo pela organização do Tour de Roger Federer pela cidade de São Paulo na semana em que o atleta esteve no Brasil. Com milhões de seguidores em sua conta no Facebook, o tenista suíço deu o recado que a prefeitura paulistana se esforça para fazer com campanhas publicitárias em todos os cantos.
Além de servir de garoto-propaganda para a Gillette, o passeio de Federer por São Paulo foi fundamental para a promoção da cidade, que só entra no roteiro turístico-esportivo na Copa do Mundo, ainda com a “periférica” Itaquera no mapa. E talvez tenha sido o grande negócio de toda a vinda do suíço pela primeira vez ao Brasil.
A força do ídolo esportivo para ajudar a promover um local é tremenda. Em época de mídias sociais e sociedade do compartilhamento virtual, então, é uma eficiente ferramenta de marketing. Ainda por cima quando esse ídolo sabe usar bem o veículo, as coisas ficam ainda mais “engajáveis”, para usar o jargão do momento.
Pelo mundo todo Federer leva uma legião de fãs. Qual o impacto de ter uma pessoa como ele colocando fotos em pontos turísticos de uma cidade para que todos possam ver aquele ídolo “curtindo” as férias tal qual uma pessoa comum?
Obviamente não foi só a cidade de São Paulo que ganhou seus minutos de fama com Federer. Na segunda-feira seguinte ao torneio, lá estava ele, de braços abertos para as Cataratas do Iguassu. Sim, com dois esses mesmo. Afinal, o giro do suíço pela América do Sul previa, na segunda, que começasse o passeio pela Argentina. Pois bem, lá estava ele promovendo um ponto turístico argentino…
Como tenista em férias de fim de ano, Federer tem sido um excelente promotor de viagens para os seus fãs. E as cidades visitadas pagam, com sorriso nos olhos, essa conta…