Os atletas crescem no mercado brasileiro
Erich Beting
Um dos ''legados'' da realização dos megaeventos no país pode ser sentido ao longo desse ano. Aos poucos, os atletas crescem no mercado brasileiro. Os mais estrelados, especialmente aqueles que conquistaram medalhas olímpicas em Londres, já conseguem hoje viver com sobras do esporte. E aqueles que ainda estão em busca de um lugar ao sol mostram, aos poucos, que entenderam que precisam mudar de atitude para ''sobreviver''.
Está claro para um atleta que não é mais um favor para uma empresa patrociná-lo. Da mesma forma, não é sempre ''baratinho'' receber um patrocínio quando ele compara o que ganharia com a verba milionária da empresa. É preciso dar retorno, seja ele qual for, para que alguém tenha interesse em aportar dinheiro para um atleta na atualidade.
O primeiro caminho para essa profissionalização dos atletas está na gestão de sua imagem. Ao longo de 2012, várias empresas foram crescendo com projetos para tornar o atleta um produto. Não é mais a performance esportiva a única variável que conta. E os atletas perceberam, seja com a gestão de perfis nas redes sociais, ou páginas oficiais na internet, que talvez a coisa mais fácil que fazem seja treinar e competir.
Ainda não chegamos num nível de profissionalismo da cadeia esportiva que permita aos atletas de média expressão serem também ''empresas'', com diferentes áreas de gestão para o seu cotidiano. São poucos os Neymares no mercado esportivo nacional. O ponto positivo é que os demais atletas perceberam que não precisam disso só quando atingem um nível extremo de competitividade e reconhecimento do público.
Uma das áreas que prometem maior crescimento dentro da indústria no próximo ano é a de gestão de atletas. Sinal de que o esporte começa a se solidificar como um segmento produtivo do entretenimento no país. E de que as Olimpíadas têm impulsionado isso.
É pelo menos uma boa notícia para terminar o ano.
PS: O blogueiro entra em recesso pelos próximos dias. Até quando, nem eu sei, mas possivelmente só na primeira semana de janeiro com um balanço/retrospectiva do que foi 2012 e do que esperar para 2013 (além da área de gestão de carreiras, claro!). Um ótimo fim de ano a todos e obrigado pela companhia!!