Negócios do Esporte

Jordan, 80

Erich Beting

No último dia 17, Michael Jordan celebrou meio século de vida. Maior jogador da história do basquete e um dos grandes responsáveis por fazer com que a NBA se tornasse uma marca mundialmente conhecida e desejada pelas pessoas, o craque americano alcançou outro feito neste aniversário de 50 anos. De acordo com a revista Forbes, Jordan ganha mais dinheiro hoje, aposentado, do que quando estava no auge da carreira.

O ex-jogador ganhou, só em 2012, US$ 80 milhões com patrocínios. O valor é superior aos US$ 50 milhões que ele recebia quando estava no topo, ganhando títulos e quebrando recordes com a camisa 23 do Chicago Bulls (detalhes podem ser lidos aqui).

O segredo para o sucesso de Jordan, porém, é praticamente impossível de ser replicado no esporte atual.

A maior parte do dinheiro arrecadado por ele vem da coleção ''Air Jordan'', criada lá nos anos 80 pela Nike e que foi responsável por impulsionar a marca, o atleta e a própria NBA no mercado mundial. Quando foi lançado, em 1984, o tênis Air Jordan rapidamente se tornou o item mais cobiçado pelo consumidor americano. Afinal, ele era o símbolo da excelência no basquete. A Nike, sabiamente, apostou as fichas no seu maior ídolo no esporte, ao mesmo tempo que a NBA percebeu no camisa 23 do Bulls a chance para levar sua marca mundialmente. Jordan foi, para o basquete, o que Pelé havia sido para o futebol nos anos 50 e 60. Um ícone mundial.

A grande diferença é que o astro do basquete surgiu num momento em que a indústria do consumo vivia também o seu primeiro grande crescimento. A partir do momento em que ele representou a união de perfeição esportiva e comercial, passou a vender como nunca. Tanto que a Nike tentou replicar esse modelo para outros atletas a partir do sucesso de Jordan, mas não conseguiu. Afinal, o futebol já tinha uma indústria consolidada com Ronaldo, da mesma forma que Pete Sampras estava no tradicionalíssimo tênis. Nenhum deles representava um novo mercado a ser explorado como o basquete.

Aos 50, Jordan chega ao auge do faturamento publicitário em sua vida. Provavelmente o mito do Air Jordan continuará por muito mais tempo. E, dificilmente, teremos outro astro do esporte que gere tanto dinheiro assim na história.