A Gatorade adota o estilo Red Bull de pensar
Erich Beting
Abordei aqui na segunda, com o vídeo do Zizao, a importância de o esporte ser visto como conteúdo. Hoje mais um exemplo disso veio, com a Gatorade.
Há questão de um ano, a marca de isotônicos começou a investir de forma mais maciça no esporte como conteúdo para promovê-la e também promover os patrocínios que são feitos. A estratégia foi apropriar-se dos patrocínios feitos no esporte para, a partir deles, produzir algo que seja relevante para o consumidor. Foi assim no fim do ano, por exemplo, com a ação para que o torcedor corintiano gravasse um vídeo que seria levado para dentro do vestiário do clube na disputa do Mundial no Japão.
Agora, a Gatorade produziu um vídeo em que, numa tacada só, ativa duas propriedades que ela tem e ainda reforça toda a parte conceitual que existe por trás do produto. O patrocínio ao Santos, ao atacante Gabigol e a ciência por trás dos litros que um atleta precisa suar para conseguir atingir o auge da carreira.
O esporte pode ser um imenso conteúdo para as marcas e para o próprio esporte. No Brasil, a Gatorade tem traçado um caminho que a coloca cada vez mais próxima do patamar de uma Red Bull, em que o conceito da marca é formado a partir do conteúdo que ela produz sobre esporte.
E ainda tem empresa que pensa só na exposição da marca quando avalia uma proposta de patrocínio…