A resposta da Danone
Erich Beting
Ainda no fim da noite de ontem recebi um comunicado da Danone Brasil com a resposta para a infeliz polêmica criada no perfil da Danette no Facebook envolvendo o São Paulo (leia aqui, aqui e aqui). Só hoje, porém, consegui ler o comunicado e dar aqui o direito de a empresa responder o que causou toda a polêmica.
O grande problema enfrentado pela Danone, dona da marca Danette, não é novidade alguma no meio corporativo. Na ânsia de fazer um trabalho em redes sociais, as marcas geralmente assumem que não saberão como falar com o consumidor e, assim, terceirizam o serviço. Até aí, não há problema algum, desde que haja um extenso guia para ditar o comportamento de quem vai fazer o trabalho em nome da empresa.
Não foi, claramente, o que aconteceu no caso da Danette. Não será, também, o único caso do gênero. Mas a polêmica toda, sem dúvida, vai servir de aprendizado. O princípio básico, porém, não requer nenhuma aula. Em redes sociais, a maneira mais simples para a empresa agir é não ser provocativa. Ainda mais quando o assunto é futebol…
Segue abaixo a íntegra do comunicado.
A Danone Brasil ressalta que lamentavelmente não teve controle sobre o conteúdo do post, que de forma nenhuma reflete seus valores e atitudes. A Empresa se desculpa com todos aqueles que sentiram ofendidos e reitera seu compromisso com uma comunicação clara e verdadeira com seus consumidores.
Danone Brasil