Jovem vê esporte como melhor conteúdo
Erich Beting
O grupo Publicis divulgou nesta terça-feira, na Europa, uma pesquisa feita com dois mil estudantes de marketing feita nos meses de março e abril. Entre algumas conclusões um tanto quanto óbvias, como a absorção das agências de marketing digital pelas estratégias de marketing das empresas num futuro de até dez anos, um detalhe chama a atenção.
Na escolha das três melhores campanhas de marketing do ano, o esporte dominou a eleição. A melhor ação de 2012, na opinião dos jovens, como não poderia deixar de ser, foi a aventura promovida pela Red Bull denominada de projeto Stratos, com o salto supersônico de Felix Baumgartner, primeiro homem a saltar da estratosfera em direção à Terra.
A segunda escolha foi a campanha ''My Time is Now'', feita pela Nike para promover a nova geração de atletas-ícones da marca e que tem o brasileiro Neymar como um dos protagonistas.
Em terceiro lugar, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres foi considerada a melhor ação de marketing.
O resultado mostra que o jovem tem no esporte, atualmente, uma de suas mais impactantes plataformas de conteúdo. Numa era em que o meio é cada vez mais irrelevante, já que é possível consumir a informação das mais diferentes formas, o conteúdo é que se torna o grande diferencial para as marcas.
Quando o esporte é inserido em duas das três ações mais impactantes do mundo para os jovens, fica claro como ele precisa, por uma questão de sobrevivência, se ver e, mais importante, se vender, como conteúdo.