Negócios do Esporte

O esporte consagra a “segunda tela”

Erich Beting

No mundo atual, o fenômeno da ''segunda tela'' é o equivalente ao boom da ''interatividade'' do começo dos anos 2000. Se, há cerca de 15 anos, as empresas se desdobravam para tentar ser o máximo de interativa possível em busca de uma nova forma de se relacionar com o consumidor, agora o grande objetivo é fazer com que a atenção da segunda tela do consumidor esteja voltada para ela.

''Segunda tela'' nada mais é o hábito cada vez mais comum entre as pessoas de estarem ''conectadas'' ao telefone celular multifunção a maior parte do tempo. O famoso olho no peixe e outro no gato virou a realidade para uma boa parte das pessoas. A TV não deixou de ser o principal meio de consumo de mídia, mas junto a ela está agora o telefone, com discussões acaloradas nas redes virtuais dos grandes acontecimentos da vida ''real''.

O que preconizamos lá em 2010 de o Twitter ser a ''mesa-redonda'' da Copa do Mundo é o que acontece atualmente durante a exibição da novela, do Big Brother ou, principalmente, de um evento esportivo. O esporte, aliás, consagrou o uso da segunda tela mundialmente. Invariavelmente, as empresas de pesquisa digitais mostram que os acontecimentos esportivos são aqueles que geram o maior número de discussões pelas redes sociais.

Provavelmente neste fim de semana teremos mais um recorde com a final da Liga dos Campeões da Europa. O duelo alemão deve ocupar grande parte dos debates entre europeus, brasileiros, asiáticos e demais povos espalhados pelo planeta. E nesse sentido, para variar, a Heineken dá sua contribuição para fortalecer a importância do campeonato que patrocina (leia aqui).

A cervejaria fechou acordo com o Twitter e promoverá uma ação chamada ''replay instantâneo'' dos principais lances do jogo entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund. O acordo, que terá o Brasil como principal impulsionador da ação, reproduzirá os lances da partida numa disputa entre ''dedos personalizados'' das duas equipes. A ideia é reproduzir o comercial ''Road to the Final'' que a marca lançou para promover a decisão do torneio.

A principal aposta é a de que o torcedor vai querer acompanhar esses lances pela segunda tela. Depois de ver a jogada na vida real, sua reprodução no meio virtual e o consequente debate entre os amigos. Com certeza só o esporte conseguiria protagonizar esse tipo de relacionamento do consumidor com uma marca.

O esporte, definitivamente, vai ser o principal meio para consagrar a ligação das marcas com a ''segunda tela'' usada pelos consumidores. Haja trabalho das empresas digitais até 2014…