Negócios do Esporte

Não é tão difícil assim

Erich Beting

A Uefa deu um banho ontem na gestão da final da Liga dos Campeões da Europa. Principal jogo entre clubes do ano, a partida entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund foi um show de organização e, especialmente, de respeito com todos aqueles envolvidos numa partida de futebol.

Torcedores, atletas, jornalistas, convidados, equipe de apoio. Todo mundo tinha seu espaço de atuação bem delimitado e, mais do que isso, tinham permissão para fazer aquilo que queriam, desde que não interferissem na liberdade do outro. Sim, é um princípio básico da vida humana, mas que desde que o quadrúpede virou bípede parece que não entendeu muito bem essa regra.

Uma das decisões mais simples tomada pela Uefa foi de segmentar o estádio em basicamente três diferentes espaços. Torcida Bayern, Torcida Dortmund e ''Torcida Neutra'', por assim dizer. Funcionou de forma simples e eficiente, evitando qualquer confronto maior entre os torcedores de times de um mesmo país.

A foto abaixo resume bem a divisão do estádio. O texto mais detalhado pode ser lido aqui. E a certeza é a de que não é tão complicado assim fazer algo bem feito. Basta ser eficiente no planejamento e na execução. Algo que, invariavelmente, não sabemos fazer.

 

* Viagem a convite da Heineken