A emboscada da emboscada da Fiat
Erich Beting
A Fiat quis se apropriar de algo sobre o qual não tinha direitos. Tanto a seleção brasileira (Volkswagen) quanto a Fifa (Kia-Hyundai) são patrocinadas por concorrentes. Por isso a agência de publicidade da marca teve a brilhante ideia de contratar Falcão, que interpretou a interessante música ''Vem pra rua'', de autoria de Simoninha.
Tudo caminhava para a tradicional ação de emboscada tão comum feita pelas empresas brasileiras em período de Copa do Mundo. Apropriar-se do sentimento de vontade de torcer da população para tentar se associar de alguma forma ao sucesso do evento e da seleção.
É dentro da lei fazer isso, apesar de cada vez mais o consumidor não se deixar levar por isso nas pesquisas de lembrança de marcas associadas aos eventos e patrocínios esportivos.
Agora, porém, a Fiat sofreu a emboscada da sua ação de emboscada.
Teve a campanha apropriada pelas manifestações e o slogan ''Vem pra rua'' virou um dos hits de quem se engaja no movimento. Agora, a empresa emitiu comunicado informando que a campanha sairá do ar no próximo dia 23, argumentando que isso já estava previsto originalmente. Tem relativo sentido, afinal a participação do Brasil na primeira fase da competição se encerra no dia 22 de junho e, obviamente, seria absolutamente arriscado se a campanha ainda estivesse programada mesmo com o time brasileiro eliminado.
De qualquer forma, parece que a empresa não quer ter a imagem atrelada aos protestos nas ruas. É a tal história. Enquanto a emboscada é contra o concorrente, não há problema. Mas quando dói nela mesma…