Negócios do Esporte

Ah, se fosse no Brasil…

Erich Beting

Parece piada, mas não é.

A gafe na apresentação do mais estrelar reforço do Bayern de Munique para a temporada beirou o ridículo. Mario Götze vestindo uma camisa da Nike em plena apresentação no clube que só é patrocinado há 50 anos pela Adidas já seria absurdamente errado. Erro do atleta, erro do clube que não se atentou para esse ''detalhe''.

Seria uma gafe perto do nível daquela cometida por Júlio César na final da Copa das Confederações, usando a camisa de Casillas, com as três listras claramente expostas, em vez da do Brasil, com a marca da Nike. Mas na situação de Júlio o erro foi exclusivo do atleta, já que a Nike não tinha acesso ao gramado do Maracanã para impedir o acontecimento.

Mas há um complicador ainda maior na história de Götze. A Adidas não é só patrocinadora do Bayern. Desde 2002 ela é acionista do clube alemão, com 9,4% das ações. Herbert Hainer, presidente da fabricante de material esportivo é também membro do conselho do Bayern.

Possivelmente alguma demissão rolou nesta noite de terça-feira na Alemanha. Imagine se fosse no Brasil o que nós falaríamos sobre o amadorismo dos dirigentes?

Para quem não viu, seguem as duas fotos.

Götze e a nada discreta camisa com a marca da Nike, na apresentação ao Bayern, da Adidas

Júlio César, patrocinado da Nike, usando a camisa de Casillas, da Adidas