Quem disse que a Globo boicota os patrocinadores?
Erich Beting
A edição de segunda-feira, 23 de setembro, do Jornal Nacional, o carro-chefe do jornalismo da Globo, abriu 30s de sua programação para falar exclusivamente sobre patrocinadores e esporte.
Em nota, William Bonner falou sobre a renovação dos seis patrocinadores da transmissão de Fórmula 1 da Globo para 2014. Foi, até hoje, talvez a melhor abertura já dada pela Globo para o tema ''marketing esportivo'' dentro do canal.
Só que por trás dessa história está, logicamente, a situação emblemática em que a F1 se encontra para o mercado brasileiro.
Com o risco de pela primeira vez o país não ter um representante no grid desde 1970, a Globo usa o JN para falar de quem apoia a emissora na transmissão da F1. Ao fazer isso, a emissora também dá um recado interessante para a própria indústria da F1, mostrando que no Brasil há interesse das empresas pelo produto, mesmo sem a certeza de ter um brasileiro competindo.
Só que é curioso também a nota vir no dia seguinte de mais uma marca pouco expressiva da transmissão da Fórmula 1 pela Globo (leia aqui). Claramente expor os patrocinadores por 30 segundos no Jornal Nacional e falar sobre as qualidades do esporte automobilismo compreendem um bônus considerável para quem paga cada vez mais pela cota de transmissão e tem audiência em queda livre nos últimos anos.
No final das contas, quem disse que a Globo boicota os patrocinadores? A emissora acaba de abrir um precedente interessante para inserir cada vez mais o tema marketing esportivo na sua programação. Não há pecado algum em falar de quem investe no esporte. Pelo contrário, isso faz parte do jogo.
E, para quem ainda não acredita que a Globo expôs o nome de marcas que patrocinam algo ligado ao esporte, é só clicar aqui para ver os 30s de fama do marketing esportivo no carro-chefe da principal emissora do país…