Negócios do Esporte

A resposta de Ronaldo

Erich Beting

Ronaldo respondeu há pouco o post anterior no blog, com minha análise sobre o artigo assinado por ele na ''Folha de São Paulo'' do último domingo. Nele, rebate as críticas feitas por mim e tenta esclarecer alguns pontos.

Mesmo sem ter pedido direito de resposta, o CEO da 9ine permitiu que eu tornasse pública a mensagem enviada por ele. Um dos princípios do blog e logicamente do blogueiro é ser plural e elevar ao máximo o nível de um debate. Sobretudo quando o tema é importante como a Copa do Mundo que chega logo menos ao Brasil.

Segue a resposta de Ronaldo:

''Salve, Erich. Tudo bem? 

Cara, fiquei surpreso com a sua interpretação do meu artigo.

Primeiro sobre a relação com o título e a provocação que faço ao final, o “Imagina na Copa”. Você sabe que esse termo transcende qualquer campanha publicitária. Tá na boca do povo e a interpretação positiva já virou ação social e quadro de rádio na Bandnews. Será que a Ambev patrocina também? Logo você que se destaca na discussão de gestão e negócios do esporte demonizar o fato de eu ter negócios?!

Outra coisa: o fato de eu dizer agora num artigo que a Copa deve fazer parte de uma jornada maior não quer dizer que descobri isso agora. Já falamos disso em nossas visitas pelas cidades e discussões sobre Copa desde 2011… Não descobri isso em Londres, mas o link com os Jogos Olímpicos me fez pensar no artigo porque o pessimismo que antecedeu os Jogos se reverteu em orgulho em sediar a competição. É uma provocação a atingirmos o mesmo no Brasil.  Espero que a maioria olhe para frente e veja a janela de oportunidade que se abre. De fato me recuso a me render ao pessimistas e aos críticos de ocasião (não é o seu caso). Eu sei que a Copa representa algo muito maior para o nosso país e não sou eu quem digo, são pesquisas independentes e a vontade dos países que lutam para sediar esse e outros grandes eventos. Me acostumei a jogar com duas torcidas nas arquibancadas, dois times em campo, 11 contra 11. E sinto falta do outro lado na imprensa. Criticamos muito e devemos cobrar mesmo, mas vejo poucos veículos falarem dos benefícios da Copa. Mas tudo bem. Quando aceitei dedicar tempo à organização da Copa sabia que sofreria críticas, como recebia quando jogador e nem por isso me abatia.

Para finalizar esse e-mail, fico feliz que o debate nascido nas ruas (por coincidência ou não durante a Copa das Confederações) tenha chegado também ao futebol. E que não pare na discussão de calendário. Temos que melhorar serviços ao espectador, qualidade e gestão dos estádios (já temos esse legado da Copa), dos clubes e formar profissionais para atuarem nesse mercado, que como você bem sabe não é novidade, mas agora recebe alguma atenção.

Abraço,
Ronaldo Nazario
CEO
9ine Sports & Entertainment Consultoria Ltda,Sao Paulo''