Negócios do Esporte

A crise na Europa se reflete nos ingressos da Copa de 2014

Erich Beting

O Brasil não conseguiu bater o recorde de pedidos na primeira fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo. Foram pouco mais de 6 milhões de requisições. A expectativa inicial era de que fôssemos alcançar o maior número de pedidos da história das Copas, que assim ainda pertence à Alemanha-2006 (mais de 8 milhões na fase inicial, quando não se sabe quem jogará as partidas).

Ao analisarmos a lista dos dez países que mais requisitaram ingressos, porém, fica claro que o Brasil só não bateu o recorde de requisições pela crise que assola a Europa e um pouco também os EUA. O Velho Continente simplesmente ''desapareceu'' do ranking dos dez mais. Só para se ter uma ideia, na Copa de 2006, mais de 90% dos pedidos de ingressos foram feitos por europeus. Para 2014, não chegou a 10% .

Ok, obviamente é preciso descontar o fato de que, em 2006, o Mundial era, literalmente, no coração da Europa. Mas, claramente, a falta de dinheiro por lá faz com que as pessoas tenham receio em gastar o quanto se projeta para vir ao Brasil no ano que vem. Tanto que, entre os dez países com mais solicitações, apenas Alemanha e Inglaterra estão como representantes dos europeus. Não por acaso, são também as duas nações em condições econômicas melhores do que o restante do continente.

Na lista dos ''dez mais'' da Fifa, chama a atenção o crescimento do interesse de australianos e canadenses pela Copa. Outra previsão que se faz, e que não era difícil de acreditar que seria diferente, é a invasão dos latino-americanos. Argentina, Chile e Colômbia figuram no ranking também.

Claramente, o mundo mudou bastante desde que o Brasil foi eleito sede do Mundial, lá em novembro de 2007. Naquela época, a economia estava aquecida, o Brasil ainda começava a crescer, e a escolha parecia fazer com que o ''país do futebol'' realizasse a Copa dos Sonhos para muitos apaixonados pelo futebol. Nos últimos seis anos, as finanças no mundo ficaram de cabeça para baixo, o país do futebol deixou de ser tão maravilhoso assim e, no fim das contas, a Copa do ''nunca antes na história'' ainda vai ter de esperar.

A Copa no Brasil desperta o interesse de muita gente. Tanto que um recorde batido é o número de nações que requisitaram um bilhete: foram 203 países que solicitaram pelo menos um ingresso para a Copa. Mas, não fosse a crise na Europa e, muito possivelmente, o Brasil conseguiria ter quebrado todas as marcas relacionadas a um Mundial.

Para quem ainda não leu, o ranking com os dez países que mais pediram ingressos para a Copa:
1) Brasil – 4.368.029
2) Estados Unidos – 374.065
3) Argentina – 266.937
4) Alemanha – 134.899
5) Chile – 102.288
6) Inglaterra – 96.780
7) Austrália – 88.082
8) Japão – 69.806
9) Colômbia – 55.379
10) Canadá – 49.968