Negócios do Esporte

Nike escala artistas para revelar camisa do Brasil na Copa

Erich Beting

Ivete Sangalo, Thiaguinho, Naldo, Marcelo D2 e Anitta. Essa é a escalação do time que vai apresentar ao público a camisa da seleção brasileira que será usada na Copa do Mundo de 2014. O quinteto faz parte do megaevento que a Nike preparou para promover o lançamento do uniforme que será usado pelo time brasileiro no Mundial.

Batizado de ''Festival dos Esportes'', o evento acontecerá no domingo, dia 24 de novembro, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O roteiro prevê uma corrida de rua (a partir das 8h), partidas de futebol 4×4 (a partir das 10h), apresentações de skate (a partir das 12h) e o show com os artistas (a partir das 17h). A expectativa é de que quase 100 mil pessoas estarão presentes ao longo do dia de atividades.

A ação tem como objetivo, além de promover o lançamento da camisa da seleção, ativar outros importantes segmentos de vendas da empresa. O mercado de corrida de rua e o skate são dois dos focos da marca no país.

A estratégia de fazer um megaevento repete, em escala ampliada, o que a própria Nike fez para lançar a camisa usada pelo Brasil na Copa das Confederações. Na ocasião, a empresa mostrou as camisas azul e amarela em três dias de eventos na praia de Copacabana, mas que só reuniam a temática do futebol e um show de Seu Jorge.

O uso do Rio de Janeiro como palco dos lançamentos, em eventos abertos ao público, faz parte do posicionamento da Nike para bater de frente com a Adidas, patrocinadora da Copa do Mundo. Até 2012, as camisas da seleção geralmente eram apresentadas em eventos fechados para a imprensa. Alguns deles aconteciam no exterior.

Com os eventos próximos ao público, a Nike acaba ''invadindo'' o terreno do Mundial e marcando sua presença junto ao consumidor. O Rio de Janeiro, nesse sentido, tornou-se a capital da marca no país. Afinal, em 2016 ela será patrocinadora dos Jogos Olímpicos na cidade.