Negócios do Esporte

Com invasão ao Rio, Nike tenta escrever o futuro. Para 2016

Erich Beting

O evento de lançamento da camisa da seleção brasileira promovido pela Nike no último domingo, no Rio de Janeiro, teve um objetivo além de simplesmente preparar o terreno para a Copa do Mundo. Não é à toa a escolha da empresa americana pela Cidade Maravilhosa para apresentar as novidades relacionadas à seleção desde o começo do ano, quando Copacabana já havia sido escolhida como cenário para apresentação da camisa do Brasil na Copa das Confederações.

Patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 2016, a Nike já prepara, a dois anos e meio do evento, o terreno para dominar a sede do maior evento esportivo do mundo. A estratégia é exatamente para evitar o que a empresa se acostumou a fazer em outros megaeventos esportivos.

Desde 2000 a Nike sempre viu a Adidas ser a patrocinadora das edições de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. As Olimpíadas de Sydney, em 2000, foram o último evento em que a marca americana teve relação direta com o comitê local. Em 2016, ela voltará a patrocinar uma equipe olímpica.

Nos anos em que esteve ''ausente'' dos eventos como patrocinador oficial, a Nike sempre adotou uma estratégia de ganhar terreno sobre locais estratégicos da sede. A tática consiste em chegar ao local muito antes de qualquer concorrente e, a partir daí, fazer com que o público tenha a impressão de que ela é soberana sobre aquele território.

Agora, a estratégia de usar o Rio de Janeiro como palco para as grandes ações da marca tem como objetivo exatamente evitar que, em 2016, outras empresas do segmento possam fazer a festa na praia da Nike. O evento de lançamento da camisa da seleção para milhares de pessoas no Aterro do Flamengo tem como objetivo não apenas apresentar o uniforme do time anfitrião da Copa do Mundo de 2014, mas já deixar o território marcado para a sede das Olimpíadas de 2016.

A Nike já escreve, agora, o roteiro do que fará em 2016. E o Rio, nesse sentido, parece que já começa a ter um dono.

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