Rio recua, e Fan Fest deve ir para o Sambódromo
Erich Beting
Uma reunião na semana que vem no Rio de Janeiro deve selar a mudança de local do Fan Fest do Rio de Janeiro. A praia de Copacabana, que já abrigou o espaço para torcedores sem ingresso durante o Mundial de 2010, deve ser substituída pelo Sambódromo.
O motivo para a mudança envolve diretamente o receio do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de que o local seja tomado por manifestações.
Há cerca de dois meses há uma disputa nos bastidores envolvendo a prefeitura fluminense, a Fifa, o Comitê Organizador Local da Copa e os sete patrocinadores do espaço.
Com medo dos protestos, Paes decidiu tirar o investimento que seria feito pela prefeitura para que o local esteja apto a receber turistas e brasileiros sem ingresso para os jogos. Nos últimos meses, tentou repassar a conta, principalmente com a segurança, para os patrocinadores.
Paes argumenta que não é possível gastar mais dinheiro público com a Copa do Mundo. Com isso, tentou repassar aos patrocinadores a conta que seria da esfera pública, segundo o contrato firmado com a Fifa. Há poucos dias, os patrocinadores se reuniram e decidiram que não cederiam à pressão do Rio. Com isso, bateram o pé de que não iriam colocar mais dinheiro do que haviam colocado no Fan Fest.
A solução que agora se aproxima é mudar o Fan Fest para o Sambódromo, local em que o controle do acesso das pessoas é mais fácil de ser feito do que na praia.
O problema, agora, é convencer os patrocinadores. O Fan Fest em Copacabana era considerado um cartão postal para a Copa do Mundo no país. Se mudar para o Sambódromo, além de deixar mais difícil o acesso do turista estrangeiro, diminuirá bastante o impacto midiático da ação.
A decisão deverá sair nas próximas semanas.|