Negócios do Esporte

Anderson Silva e o Fantástico; quem se dá melhor?

Erich Beting

Mais uma derrota. Mais uma ida ao Fantástico. Anderson Silva foi juntar os cacos de mais uma perda de título no UFC em nova ''entrevista oficial'' no programa de domingo da Globo. Como já dito aqui quando da primeira derrota para o americano Chris Weidman, o que foi fazer o lutador ao dar entrevista para o programa (relembre aqui)?

Afinal, os públicos do Fantástico e do UFC são absolutamente distintos. Por isso mesmo, a estratégia de Silva ir ao programa da Globo para falar pela primeira vez atende muito mais aos anseios da TV do que dele mesmo.

Como é a promotora do UFC no país, a Globo precisa popularizar ao máximo a imagem de Anderson Silva. A audiência dela já é cativa na venda de pacotes de PPV das lutas, tanto que o confronto de 28 de dezembro, em plena folga de fim de ano, bateu o recorde de venda da assinatura unitária dos combates. Da mesma forma, a transmissão do VT da luta na TV aberta chegou a 15 pontos, sendo que a luta começou a ser exibida com Silva já tendo até dado entrada no hospital!

No fim das contas, quando vai ao Fantástico, o lutador dá à Globo a corda que ela precisa para manter a aura do UFC viva na mente do torcedor. Anderson Silva é transformado em ''coitadinho'', expõe suas fraquezas, mostra seu lado humano, deixa claro que é mais um que participa do ''show da vida''.

Isso alimenta, e muito, a necessidade de a Globo promover o UFC em sua programação, mas será que atende aos anseios de Silva? O maior desafio que UFC, Globo e Anderson Silva têm nos próximos meses é provar de que ambos conseguem viver sem o outro. O caminho para a TV está bem traçado, ao manter na mente das pessoas o interesse pela modalidade.

O mais difícil será para Anderson Silva. Não foi só com o Fantástico que ele construiu sua fama. E, definitivamente, não será com ele que será possível mantê-la…