Negócios do Esporte

Super Bowl deve superar US$ 200 milhões em vendas

Erich Beting

Dois finalistas relativamente populares, uma cidade internacionalmente reconhecida e ávida pelo consumo e um clima frio, que leva as pessoas para dentro de centros de consumo. Em meio a esse cenário, a NFL, liga de futebol americano, projeta vender mais de US$ 200 milhões (R$ 482 milhões) em produtos alusivos ao Super Bowl XLVIII, que acontece no próximo domingo, em Nova York.

A cifra, segundo a liga, é factível. Há três anos, as vendas chegaram aos US$ 200 mi. Agora, turbinada por Nova York, a expectativa é de, pela primeira vez, quebrar essa barreira.

Para isso, os organizadores criaram uma espécie de ''Experiência do Super Bowl'' em plena Broadway, um dos pontos mais movimentados e visitados de Nova York. Em alguns quarteirões, as pessoas passam e se divertem com várias brincadeiras ligadas ao evento. E, claro, consomem. Só os sete dias em que esse parque a céu aberto funcionará devem gerar uma parcela desses milhões para a NFL.

No dia do jogo, o frio é o aliado da liga. A expectativa é de que a loja no Metlife Stadium seja um abrigo para boa parte dos fãs. Com isso, aumenta-se o consumo pela necessidade de o torcedor se esconder do frio.

A situação reflete bem o que é a essência do esporte como negócio. Em apenas um jogo, a NFL conseguiu um faturamento que é maior do que a receita anual de qualquer entidade esportiva no Brasil…