Negócios do Esporte

Adidas e Nike levam ao consumidor “desespero” da Copa

Erich Beting

A Copa do Mundo é, para Adidas e Nike, o principal acontecimento dos últimos anos. Esporte mais popular do mundo, as vendas de um Mundial podem levar a marca para a liderança de mercado. Por isso, desde 2012 que ambas têm trabalhado para chegar ao Brasil no topo. Em 2008, a Nike já falava em ser líder no futebol até 2014. Em 2010, a Adidas celebrava o sucesso de vendas da Jabulani e já começava a projetar o que faria com a bola do torneio no Brasil, responsável por boa parte dos lucros.

O curioso é que esse ''desespero'' das duas empresas em ser a maior do mercado de futebol foi transferido para o consumidor. O mote da campanha tanto de Adidas quanto de Nike levam, para as pessoas, o conceito de que a Copa no Brasil é a hora do ''tudo ou nada''.

''Vamos com tudo'' foi a tradução de toda a comunicação da Adidas. Em vários países, o ''tudo ou nada'' é abordado nas campanhas publicitárias. Na última terça-feira, a Nike apresentou o ''Arrisque tudo'', seu slogan para o Mundial.

Como são marcas que vivem do esporte, naturalmente os fabricantes de material esportivo tendem a incentivar o consumidor a praticar o esporte. Ser um novo Messi ou um novo Cristiano Ronaldo é a mensagem que elas tentam passar.

Mas no caso da Copa no Brasil, além dos craques, as marcas tentam passar o conceito de que o Mundial é o momento mais importante para a vida das pessoas. E que, se elas querem ser bem-sucedidas, esse é o momento do ''tudo ou nada''.

Para as marcas, sem dúvida, é isso o que representa uma Copa do Mundo. Ser bem-sucedido num ano como esse pode levar a empresa a faturamento recorde em vendas. Para o atleta, ir à Copa também é chegar ao topo. Quase sempre as campanhas de Mundiais feitas pelas marcas retratavam essa necessidade. O foco, geralmente, era o atleta.

Agora, o consumidor foi levado a incorporar esse ''tudo ou nada'' relacionado ao torneio. Num momento delicado pré-Copa como esse que vivemos no Brasil, a estratégia das duas principais marcas de artigos esportivos do mundo parece seguir esse mesmo conceito: ela pode significar a glória. Ou um retumbante fracasso…