Negócios do Esporte

Luciano, o maior empreendedor do esporte brasileiro

Erich Beting

Se você nasceu entre 1970 e 1985 e trabalha com esporte, muito provavelmente deve isso a Luciano do Valle. Foi graças ao ''Show do Esporte'', nos domingos da TV Bandeirantes, que foi cunhada boa parte da atual geração da indústria do esporte no Brasil.

Além do espetacular narrador que foi, Luciano foi o maior empreendedor do esporte brasileiro. O boom de popularização que existiu no esporte nos anos 80 se deve a ele. Um cara que teve a visão da importância da mídia na massificação do esporte.

Que colocou sinuca ao vivo nos domingos, que trouxe NBA e NFL para cá antes mesmo de essas ligas montarem uma estratégia de internacionalização, que promovia grandes encontros do esporte nos seus ''Verão Vivo'' e ''Inverno Quente'', que fez existir o vôlei no país, que deu novo salto ao basquete, que deu à Band, por diversas vezes, a liderança na transmissão esportiva.

Graças a Luciano, conseguimos ter o mínimo de cultura esportiva além do futebol. Gênio com o microfone na mão, ele foi ainda mais visionário no que se referia à relação da mídia com o esporte. Com uma brutal diferença: o modelo criado por ele era completamente rentável para o esporte, para os patrocinadores, para a emissora que exibia os eventos e para os profissionais de mídia que lá trabalhavam.

Mais do que o gogó afiadíssimo para gritar gooooooool, Luciano era o cara que permitia fazer existir toda uma indústria de marketing esportivo no Brasil quando isso ainda era chamado de ''promoção''.

Luciano inspirou toda uma geração. Se hoje eu trabalho com aquilo pelo qual era apaixonado na infância, é graças à visão empreendedora dele de levar, para a TV, tudo o que fosse esporte, mesmo que não ''desse dinheiro''.

O esporte perdeu Luciano do Valle. E precisa de novos Lucianos para conseguir voltar a ser grande.