Na TV, Copa dá mostra da grandiosidade. Do futebol!
Erich Beting
Mais da metade das televisões no Brasil estão ligadas na Copa do Mundo (leia aqui). Pelo mundo, outros milhões de espectadores estão assistindo ao Mundial, com algumas quebras de recordes de audiência segundo informações da Fifa. A explosão de audiência na telinha dá a mostra da grandiosidade nem tanto que a Copa do Mundo atingiu, mas principalmente que o futebol alcançou.
Curiosamente, muito desse aumento está relacionado não tanto à Fifa e ao Mundial, mas ao trabalho de dia-a-dia que os clubes e entidades europeias têm feito para que suas marcas se expandam internacionalmente.
Processo que começou, principalmente, no início dos anos 2000, a internacionalização da marca dos clubes europeus ajudou a levar, para o cotidiano das pessoas, os grandes jogadores desses times. Não por acaso, vemos o interesse, nos campos e fora dele, por Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar e outros astros que já fazem parte do noticiário não apenas esportivo.
Esse salto de popularidade dos clubes e atletas europeus ajudou, nos últimos 15 anos, a elevar o grau de interesse das pessoas ''comuns'' pelo futebol e, consequentemente, pela Copa do Mundo. É por isso que, hoje, o Mundial consegue atrair tanta audiência. No Brasil, sentimos muito menos esse efeito, já que o futebol esteve culturalmente fincado em nossas raízes, ainda mais numa Copa.
Mas é nos outros lugares do mundo que a Fifa celebra essa expansão mundial. Quando cerca de 2% da população da Eslováquia está ligada, entre 0h e 2h de um domingo para assistir a Argentina x Bósnia Herzegovina, é sinal de que a coisa anda boa. Não sem razão, esse foi também o jogo em que o craque mundial Lionel Messi estreou nos gramados brasileiros.
A popularização da Copa é, para a Fifa, uma tremenda notícia. Além de ganhar cada vez mais da TV, ela conseguirá, mesmo em meio a tantos escândalos envolvendo escolhas de sede de Mundial, renovar contratos de patrocínio sem qualquer dúvida. E por valores maiores!
O futebol está cada vez maior no mundo todo. E a Copa do Mundo se beneficia disso.