Negócios do Esporte

Naturalmente a janela ficou fechada no Brasil

Erich Beting

Era de se esperar. Tivemos, em 2011, o menor movimento de saída de jogadores do Brasil para o exterior nos últimos anos. Apenas Johnatan (ex-Santos, que foi para a Internazionale) e Lucas Piazon (ex-São Paulo, que há meses já estava no Chelsea) rumaram para grandes clubes do exterior. No final, o saldo da balança foi ''favorável''. Importamos mais nomes de peso do que deixamos sair de atletas mais renomados.

O movimento era mais do que natural. Com mais dinheiro nos clubes do Brasil, com o real fortalecido em relação às moedas estrangeiras e com um horizonte de Copa do Mundo a ser disputada no país, os jogadores já não têm tanto a necessidade de jogar no exterior tão logo comecem a desfilar nos gramados brasileiros.

Mas a pergunta que não quer calar: isso é uma tendência ou uma exceção?

Particularmente vejo como exceção. Pelo menos da maneira como hoje é gernciado o futebol brasileiro, a tendência é que o jogador continue a querer atuar no exterior, mesmo com a possibilidade de ganhar um bom dinheiro permanecendo no Brasil. E o motivo é a falta de transformação do futebol brasileiro em um produto.

O que mais seduz um jogador para atuar no exterior atualmente não é o dinheiro, mas a qualidade do futebol no exterior. A comparação entre a qualidade de uma partida da Liga dos Campeões da Europa com uma da Copa Santander Libertadores é cruel. Da mesma forma, quando analisamos a produção do Campeonato Brasileiro com a de um torneio de alto nível na Europa, como o Campeonato Inglês ou o Alemão, o abismo fica ainda maior.

Isso sem falar no que deixa de ser oferecido ao cliente, seja ele o torcedor ou o próprio jogador, dentro da arena de jogo. Estádios obsoletos, gramados com qualidade ruim, péssimas condições de conforto e segurança, horários proibitivos para início e término de partida são alguns dos motivos que fazem o futebol no Brasil, mesmo com uma verba que possa competir com o da Europa, muito menos atrativo para o jogador.

A grande diferença, hoje, é que a realidade econômica do país permite que o jogador escolha mais onde quer trabalhar. Quando a verba voltar a ser maior na Europa, porém, a balança voltará a ser desfavorável.

O maior artigo de exportação do futebol brasileiro ainda é o pé-de-obra. Continuamos a ver os clubes como vitrine para o exterior, e não como o produto em si. Enquanto acharmos que somos vitirne, mas não produto, a janela continuará aberta. Alguns anos com mais saída de talentos, em outros com menos.

A melhor hora para mudar esse conceito é agora. Para isso, porém, é preciso acabar com a ideia de que os clubes são maiores do que as competições que eles disputam. Dinheiro e condição econômica para isso existe. Resta acabar com as paixões clubísticas em torno de algo maior. E aí é o grande abismo que nos separa das principais competições esportivas de todo o mundo.

  1. carlos

    11/09/2011 07:50:10

    é isso ai, venancio, melhor do que importar , é segurarmos nossos melhores craques, e repatriar os que stao la fora, a claro compra alguins argentinos , uruguaios e paraguaios,pois sao nossoa vizinho e darao mais caldo no belissimo brasileirao, e deixarao os europeus roxos de inveja e certos brasileiros e midia daui com raivinha

  2. carlos

    11/09/2011 07:42:39

    é isso ai ERIK, precisa-se juntar um continente inteiro pra poder tentar se comparar com futebol brasuca, e ainda cheio de estrangeiros de todo o lugar do mundo, inclusive a maioria de brasileiros, dai o blogueiro muda o discurso, tem de enxergar o todo, a estrutura, os gramados, estadios e tal, papo dele, desse tal de Erich, nessa parte de estrutura, ou bem ou mal, com a copa 2014 aqui, teremos uma ótima infraestrtura no quesito estadios, gramados e clube, oxalá e veremos, porque na parte que se trata de matrial humano, a euorpa inteira nao consegue produzir nem a metade do que o brasil produz, um só pais contra um continente velho e arcaico inteiro.

  3. carlos

    11/09/2011 07:35:52

    primeiro, ridiculo vc meu am,igo, como comparar um continente inteiro contra um pais só, ainda mais no quesito economico, sao 40 paises pelo menos contra só um, o brasil, haja visto que a midia sempre usa brasil e europeu, e desse continebte, pelo 5 estao entre os mais ricos do mundo, agora pais por pais, até economicamnte eles peidam pra nós, e como tem brasileiro babaca, torce pra felicidade dos europeus , é muita idiotice mesmo, mude -s e pra lá meu caro, ta fazendo o que no brasil??

  4. carlos

    04/09/2011 12:41:06

    neymar, ganso, lucas , ganso e leandro damiao, oscar e que nao saem por menos de 50 milohoes de euros cada um, e te pergunto que pais no mundo tem essas revelaçoes tao jovens e ja campeoes do mundo, no caso o oscar, porque neymar e lucas eram da sub 20 mas nao foram no mundial, entao qual pais tem essa quantia de jogadores tao jovens e talentosos,??? e vcs acham ainda pouco?? isso é coisa de torcedor frsutado por seu time nao ter nenhuma revelaçao e dai fica critica ndo o futebol b rasuca num todo, bando de frustados, e tem mais , veio o mundo inteiro atras dos jogadores do santos, do time inteiro do santos, e levaram dois ou tres só, e um só vai ano que vem caso do Danilo, até o goleiro do santos os babacas do europeus quiseram levar, mas na levaram foi é nada, como tem paga pau do futebol europeu aqui, precisa juntar um continente inteiro pra peitar o futebol brasuca e agoras eles perdem até no dinheiro, chupa europada babaca....

  5. carlos

    04/09/2011 12:33:35

    é times brasileiros fracos, que quando pega um europeu pela frente ganha deles e nao é de hoje, duas libertadores seguida, pra vc só neymar é exceçao, mas esqueceu que ainda tem lucas, ganso, leandro damiao, oscar , e por ai vai, e que nao sai nenhum desses citados por menos de 50 milhoes de euros do brasil, a verdade que isso esta incomodando muita gente, a midia principalmen e até certos torcedores babacas que torcem pro nossos boleiros iirem embora, ficam bravinhos e se peguntam como pode nossos times rejeitaram a oferta da europa, engulam isso seus trouxas do contra...

  6. carlos

    04/09/2011 12:27:56

    meu amigo essa seleçao da espanha é o maior embuste da historia, nao joga nada mesmo , apior campanha das copas, meros e sofridos 8 gols marcados e apanhou da suiça, antes dos e.u.a na copa das confederaçoes, e depois de campea levou duas sonoras goleadas de 4 da argentina e portugal, ah da licença, time da midia e da fifa, os caras revelam jogadores, ridiculo, pois se tem brasiuleiro jogando no time deles, vc chama isso de revelaçao, antes erra o marco senna, agora é o fillho mazinho que joga lá, os caras a vida inteira importaram futebol quem só revela por lá e o barcelona,e oljhe lá, essa crise pegou mais na espanha, entao eles tem de se virar

  7. carlos

    04/09/2011 12:21:15

    é mesmo, qualidade ruim né?? bom , assim pelo menos eles nao nos assediam mais e nos deixe em paz,como tem brasileiro babaca que torce contra o propio pais, e prefere ver nossos jogadores la fora, meu os caras nao tem mais bala na agulha, se até o corinthians faz oferta pra eles, acorda cara, a realidade é outra, agora eles nao vem mais aqui e leva a preço de banana nao senhor, se quiserem vao terem de pagar e bem caro pro nossos boleiros, com qualidade oui sem qualidade, porque nem isso os europeus tem, haja visto quie vc encontra a´te japones jogando nos timecos deles...

  8. Venâncio

    04/09/2011 06:05:21

    Não concordo. Acho que a tendência é a contrária, de os jogadores permanecerem no futebol brasileiro e cada vez mais repatriamentos acontecerem.. Atualmente, em média apenas 15% da renda de um clube da primeira divisão é composta pela venda de jogadores. Ano passado foi quase 40%. A economia brasileira está crescendo, já somos a 8ª economia do mundo, em alguns anos vamos passar Alemanha. Então, baseado nisso, creio que a tendência é a de importar jogadores ao invés de exportar.

  9. JmanoelT

    04/09/2011 03:43:23

    Complexo de vira lata eu não tenho pelo contrario enxergo o entorno do jogo sem paixão clubística e vejo com certeza que assistimos campeonatos diferentes pois o nível técnico do campeonato brasileiro me desculpe + esta nivelado por baixo.Só não tenho utopias e devaneios, contra uma realidade que no brasil ainda gatinha, em relação aos clubes europeus.abraçosResponder

  10. osvaldo pires de azevedo

    02/09/2011 19:51:49

    Desculpe, Erich, o Beting é claro, totalmente sem noção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. ERIK

    02/09/2011 19:25:54

    Xará: lamento, mas uma sala de cinema moderna, só com gente bonita, som e ar condicionado perfeitos, não fazem com que o filme exibido seja necessariamente bom. Assisti a maravilhosos jogos de futebol, em campos de várzea, poeirentos e de grama precária. Deles, aliás, surgiram os melhores craques do futebol brasileiro. Continuo afirmando: mesmo com estádio maravilhoso, grama fantástica, torcida educada, organização impecável, Sevilla x Valladolid continua sendo uma droga, perdendo para qualquer Lusinha x Jabaquara da vida... Lembre-se que o Barrichello dirigia uma Ferrari, mas quem se sagrava campeão não era ele. Menos endeusamento ao que vem de fora é muito bom.

  12. Erich Beting

    02/09/2011 18:53:06

    Flavio, não me refiro a futebol como qualidade técnica. Mas como a organização do jogo, do estádio, do gramado, etc. Abraço, Erich

  13. Erich Beting

    02/09/2011 18:52:33

    Xará, em vez de olhar o jogo, olhe a qualidade de tudo. Estádio, torcida, gramado... Enquanto olharmos apenas para a bola, será mesmo um fiasco. Um abraço

  14. Erich Beting

    02/09/2011 18:49:40

    Rogério, o Corinthians cobra R$ 100 o ingresso mais barato em diversos jogos. O dia em que pobre puder pagar isso...

  15. Erich Beting

    02/09/2011 18:49:03

    Anderson, se não houvesse luz no fim do túnel, estaria falando de culinária... Há muita gente boa nos clubes. O problema é sentar na cadeira e conseguir realizar as coisas. É muito difícil sairmos de um estágio e chegarmos a outro. Demanda tempo, dinheiro, conhecimento... Mas ainda conseguiremos ver um campeonato valorizado! Abraço, Erich

  16. Erich Beting

    02/09/2011 18:47:21

    Rafael, já viu a qualidade de um jogo na Alemanha comparado com o Brasil. Qualidade de transmissão, de estádio, de torcida, de gramado... Não olhe o jogo, olhe o entorno. Um abraço, Erich

  17. JUQUINHA

    02/09/2011 17:16:46

    Resumindo, times brasileiros fracos, jogadores meia boca, campos horriveis, horários mediocres, técnicos mto ruins, jornalistas torcedores, falta total de profissionalismo, e mesmo assim uma babaiada saiu, vide Zé love, Danilo do Palmeiras, Alex sandro, Miranda, e outros jogadores meia boca, com exceção do Neymar o resto é o resto...

  18. Georgeis10

    02/09/2011 16:18:22

    Aquele torneio que tem meia-dúzia de partidas envolvendo "super-potências" do futebol como Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero e Once Caldas, no qual critérios políticos são usados para definir os cruzamentos entre os clubes e que na última edição tinha 3 semifinalistas com folha de pagamento similar à de clubes de série D brasileiros é considerado mais importante do que aquele que dura oito meses e conta com ao menos uns 10 clubes de orçamento anual na casa das dezenas de milhões de dólares....

  19. Juliano

    02/09/2011 15:47:14

    produção ok, mas futebol dentro do campo não sei não...

  20. carlos

    02/09/2011 15:01:37

    interessante, mas vc percebeu que temos comparado brasil com euroopa, agora veja bem é um continente inteiro que contem, 5 ou 6 dos paises mais ricos do mundo, e com uma historia fantasitica, contra um pais só que é o brasil, com pouco mais de 500 anos de vida, ja que vc esta levando o assunto pro lado tecnologico da coisa , eles estao na frente, mas o Brasil ja esta bem perto e incomodando e muito, incomoda a´te os propios brasileiros que nao admitem uma reposta negativa de um clube brasuca a um europeu, de novo o famoso complexo de viralatas, de que tudo que é de fora é melhor, e nao é. a aqueles que acham que nossa geraçao esta muita fraca m eu discordo, tem ótimos jogadores nesta safra, e que por isso os europeus nao nos assediam tanto, negativo, eles nao tem mais bala na agulha isso sim, pois se atá o corinthians fez proposta altissima pra ter o tevez no brasil, ao clube ingles, e nao estamos em declinio tecnico, pelo contrario nos ultimos 3 anos nosso futebol tem melhorado e muito, haja visto os dois ultimos titulos na libertadores e tal, e ´ótimos jogos , sim senhor no atual brasileirao, tem gente que nao esta vendo muitos jogos nao , e ja enche de criticas sem saber, de qualquer forma eu estou adorando que os jogadores fiquem no brasil, assim teremos cada vez mais ótimos jogos por aqui, pra desespero dos gringos e da midia brasileira.

  21. Roberto

    02/09/2011 13:48:49

    Amigo Erich, apesar de tudo isso que voce falou o futebol dos clubes brasileiros não esta correspondendo as expectativas do consumidor de espetaculos. Está uma porcaria assistir aos jogos do brasileirão que me dá impressão de estar nivelado por baixo. O unico jogo que vi (em tape) que realmente valeu a pena foi Santos e Flamengo. Gosto de ver futebol bonito mas do jeito que está, os clubes brasileiros somente estão gastando muita munição pra pouco bicho. Assim vai continuar ficando dificil gerenciar patrocinios onde ninguem ter retorno. Somente aqueles fanaticos que só porque o time esta na liderança acham que é o top do futebol. A relação do futebol brasileiro com o europeu ainda esta muito distante. Administradores de clubes brasileiros não são profissionais, tentam ser politicos. Lembro agora que um diretor do Corinthians quis até trazer um jogador chines para vender camisa do Timão la na China. O cara merece o premio Nobel de burrice. Nunca vi coisa tão ridicula. Abs

  22. Enio

    02/09/2011 13:23:38

    Não estão contratando os nossos craques porque eles não inspiram confiança no mercado externo....Os melhorzinhos estão caros....e ganhando bem por aqui....e são só promessas....o resto é tapa-buraco ...para serem reservas por lá.....Os Ronaldos, Lúcio, Julio Cesar, Robinho,Adriano e mais alguns....acabaram...!!!Junte a isso a vontade enorme de não cumprirem os contratos e quererem voltar logo....Não temos mais tantos craques para os times europeus de primeira linha....eles só jogam nos seus clubes....nem na seleção se destacam....

  23. marcia

    02/09/2011 13:06:11

    Erich,foi exatamente o que pensei quando li o que o Ronaldinho Gaúcho falou. Não é só dinheiro mas respeito, futebol sério, juízes muito melhores, atletas mais responsáveis........

  24. jorge hiroshi

    02/09/2011 12:42:15

    Concordo que ha um abismo entre uma Champion e a Libertadores, mas nao entendi quando voce diz que a producao dos campeonatos europeus eh maior que o do brasileiro. Se producao significa o cenario, os figurantes, o palco, a representacao de um show para aparentar algo grandioso, concordo, mas a realidade mostra que o deslumbramento que a imprensa ve nestes espetaculos esconde salarios atrasados, clubes a beira da falencia, ...etc.

  25. Alexandre

    02/09/2011 11:00:32

    "Para isso, porém, é preciso acabar com a ideia de que os clubes são maiores do que as competições que eles disputam."Infelizmente, as negociações do contrato de TV do campeonato brasileiro foram na direção contrária do que você defende. Alguns clubes foram fortalecidos, o campeonato foi enfraquecido.

  26. John

    02/09/2011 10:16:48

    Cara, como você é chato.

  27. John

    02/09/2011 09:21:21

    Foi pro Venceslau.

  28. John

    02/09/2011 09:20:59

    Você deve ter um amor platônico pelo Erich, só pode.

  29. rodrigo

    02/09/2011 09:18:21

    erich sabe qual o motivo de não conseguirmos vender craques como se fazia a 10 ou 8 anos átras, veja a coisa, os clubes são maus geridos e veja os dirigentes preferem se unir a certos empresários do tipo wagner ribeiro e outros por aí e veja o pior o craque do tipo que joga sem um empresário de expressão e veja temos a safra mais fraca dos últimos 20 anos e digo os dirigentes se uniram a empresários que têm nenhum jogador excepcional e digo erich muitos jogadores não aceitam o mando de empresários e veja isto está acabando com o craque e digo só voltaremos a ser grande no futebol no dia que acabar o amadorismo no brasil erich fora os interesses escuso da coisa.

  30. Giuliano Villa Nova

    02/09/2011 08:56:16

    Erich,reflexões interessantes. Mas pra mim, o motivo de terem saído poucos jogadores agora, no fundo, no fundo, é outro: a safra atual é muito fraca. Estamos vivendo de veteranos (Ronaldinho Gaúcho, Marcos, Rogério Ceni, Rivaldo, e cia.). E os "moleques" ainda não convenceram totalmente. O nível do futebol brasileiro está caindo vertiginosamente, essa é a verdade. Infelizmente.abraços,Giuliano Villa Nova

  31. alberto

    02/09/2011 08:20:52

    Ola erick,Adiciono mais um fato. A crise que vive os paises europeus. Não acredito que exista uma diferença tecnica tão grande assim, exceto o barcelona.Um forte abraçoJapa Verde. Avanti Palestra.

  32. Jorge A. PInto

    02/09/2011 07:51:37

    Onde voce tirou essa que acabou o eldorado europeu? Onde voce tirou essa que jogador brasileiro ganha mais aqui do que lá fora. O Neymar,por exemplo, ganharia bem mais no Chelsea ou no Real Madrid. Ele e o Ronaldinho Gaúcho são os jogadores mais bem pagos do futebol brasileiro e ainda assim ganham menos que Cristiano Ronaldo, Messi, Iniesta, Drogba etc. Alias, no Brasil pouco jogadores ganham muito. Há uma grande maioria que ganha salário mínimo

  33. Antonio Duarte

    02/09/2011 07:51:37

    Erich,Acho que os jogadores não tem essa noção de qualidade de vida. Até porque a qualidade de vida no Brasil para eles, deve ser maior. São muito mais paparicados, tem amigos e famílias. Eles saem com pelo sonho de jogar no exterior em um clube de fama mundial. Quando chegam lá, veem a cultura diferente, a comida diferente, perdem os amigos e os paparicos, pedem para voltar. Por isso, digo que a maioria vai sem saber exatamente o que realmente querem. Vão pelo dinheiro e pretígio de jogar no exterior. Agora, a tendência depende do tempo. Mas talvez estajamos em um tempo de mudnaça, se os direitos de Tv continuarem nestes patamares e nossos clubes continuarem evoluindo nas operações de marketing, a tendencia natural seria nossos futebol de país em desenvolvimento, ser comparável ao dos países maduros.

  34. Rafael Jardim

    02/09/2011 07:28:39

    Abismo entre o Campeonato Brasileiro e o Alemão? Hmmm... Não sei não...Se for entre a qualidade do campeonato brasileiro e a pouca quantidade de times bons e competitivos no Alemão (assim como no Inglês, Italiano, Espanhol, Francês, Holandês...), aí sim, concordo.

  35. Andre

    02/09/2011 05:59:38

    O Brasil pode até ter dinheiro pra manter bons jogadores e pra investir em um campeonato descente. Mas o problema é que não há planejamento, não só dos clubes, mas tb por parte de federações e governo. Por exemplo, construir estádio pra Copa é fácil, eu quero ver quem vai administrar isso depois... Enquanto que na Europa o pensamento é: "vamos fazer o melhor para sermos sempre os melhores", no Brasil é o seguinte: "vamos fazer o melhor agora pra ganharmos uma grana, o depois deixa pra depois..."

  36. Guilherme

    02/09/2011 02:22:48

    Erich. Vejo isso com uma outra contribuição. Sim é verdade que o Brasil está com mais dinheiro em caixa, a Europa passa por uma crise economica. Mas o Brasil está em uma profunda crise "técnica" (Antes que comecem a apedrejar peço que antes de fazerem isso escalem uma seleção de 'melhores do mundo'. Quantos brasileiros colocariam do meio pra frente? Ou em geral. A lateral direita talvez. E por favor, façam isso sem paixão clubistica, a nivel mundial neymar, ganso e lucas ainda tem muito a alcançar frente a tantos nomes) o fato é que o Brasil tem feito poucos jogadores realmente de qualidade. Temos algumas jóias, como Neymar, Ganso Lucas, Leandro Damião surgindo aí se mantiver o nivel. E os clubes do Brasil aliado a isso tem dinheiro pra segurar esses caras. Pedir multa alta, e arcar com as despesas aqui na terrinha. Brasil exporta por essencia hoje em grande maioria 'defensores'. Isso também pode ser visto não apenas como deficit técnico, mas problema pra venda do nosso principal produto, nas bases estão matando nossa marca em clubes como pra mostrar pro exterior. Nosso bom futebol, toque, drible, ofensivo. Pode por uma má gestão da nossa base e também dos nossos hermanos. A 10/15 anos atrás você via o campeonato italiano (quando estes ainda estavam poderosos) o espanhol e etc. Não havia time vencedor sem na esquadra contar com brasileiro e argentino. eles tão aprendendo esses tempos a fazer jogador em casa. Seleção da Espanha surgiu assim, da alemanhão se renovou assim. E o Brasil... Esta trazendo de volta ex jogadores em atividade e revelando tão pouco. Pelo menos segure esses que surgem, enquanto estivermos na bonança.

  37. jmanoel

    02/09/2011 01:48:23

    Carlos discordo de vc em varios aspectos e acho q quando o blogueiro citou tecnologia elequer dizer estadios,condições de trabalho,e material humano, o brasil tem os melhores jogadores?os melhores estadios,e uma legislação esportiva de verdade? ( sou corintiano porem Ralf não é melhor que muitos volantes que jogam no velho continente?, Arena do jacaré é um bom estadio?o estatuto do torcedor é realmente cumprido a risca?) só concordo com vc no aspecto de que isso não é passageiro porem temos que ter coerência, comparar Champions com libertadores soa quase como loucura. abraços

  38. Marilise

    02/09/2011 01:15:31

    Erich, parabens pelos contarios, muito bem analisado.Precisamos reter nkssos talentos.

  39. carlos

    02/09/2011 00:14:37

    pois é ,r afael eu vejo assim tambem, quanto masi craques, ou ótrimos bioleiros, melhor pro campeonato, mais qualidade, mais prazer em ver jogos, agora torcedor ´bicho atoa mesmo, eu penso difierente, meu time tem de ganhar e ganhar bem, nao importa o quao o outro seja melhor, com esse ou aqulele jogador,ai sim vc teria prazer em dizer, meu time foi campeao encima de uma santos com neymar e cia., bom mas isso é uma outra conversa.

  40. carlos

    02/09/2011 00:10:57

    ah é, lucas, ganso , oscar,leandro damiao, alem de neymar claro, que geraçao fraca?? meua amigo, ganhamos o sub 20 sulamericano e o mais importante o mundial sub 20, com uma nova e ótima geraçao, e vc me vem com esse papo, mais um que adora ver os nossos jogadores la fora, nao vao mais porque eles ganham mais aqui do que la fora, acabou a o eldorado europeu, ja era, vao terem de assitir nossos jogadores pela tv,

  41. carlos

    02/09/2011 00:06:25

    eu pénso e torço pra que seja uma tendencia, e ja chegou a hora de darmos um basta pros europeus, e eles estao nervosinhos com isso, tem dirigente3 na inglaterra preocupados com o poderio economico brasuca, pra desespero deles, isso é ótimo, nossos craques ficando nobrasil e dando mais qualidade no brasilweirao, agora discordo de vc , liga dos campeoes tem mais glamour do que libertadores, mas vc nao percwebe que o futebol sulamericano é muito dificl, uma libertadores tem muito peso , meu amigo, agora discordo mais ainda, vc afirma que o campeonato braisleiro perdfe em tecnioca pra principais da europa, discordo, o brasileirao é o mais dificil e equilibrado do mundo, ainda mais agora com tantos ótimo jogadores ficando no país, sinto muito vc enetende e muito de economia e finança pode ser, mas de futebol fica devendo meu caro, é mais um deslumbrado pela europa como muitos, e tem mais , o brasil e seu futebol melhora cada vez mais,estamos tendo um senhor brasileirao este ano, com ótimos jogos, e melhor ainda, nós braisleiros nao precisamos ter tanto estrangeiro em nosso futebol, ja que material humano nós temos , e agora o seguramos no pais, isso incomoda muita gente, os europeus, os empresarios e a midia nacional , sempre avida por noticias, repetindo, discordo de vc quanto a diferença tecnica, o brasileirao nao deve a nenhuma grande liga europeia, pelo contrario, temos o mais equilibrado e mais divertido campeonato do mundo.

  42. jmanoel

    01/09/2011 23:53:41

    hehehe,Nosso digníssimo amigo Venceslau dando trabalho de novo, quando erich cita paixão clubística ele esta falando de gestão, gestores não podem ter paixão clubística (leia-se Palmeiras na gestão passada),mas discordo do blogueiro quando diz que,isso não é tendencia, há mais ou menos 2 anos que clubes de ponta no pais,melhoraram suas gestões esse patamar de hj não foi construído agora, que a Europa encontra-se numa crise +forte, porem a que se melhorar muito ainda + o blogueiro tem que concordar que o 1° passo já foi dado, penso que esse tema é muito amplo e que passa diretamente pelos empresários dos atletas (empresário do garoto Neymar, que esta fazendo uma força absurda para tira-lo do santos),abraços

  43. Rafael RS

    01/09/2011 23:19:14

    Venceslau, o torcedor tem de ser apaixonado mesmo... pois assim ele vai ser um consumidor. Entretanto, quem gerencia o negócio, não pode pensar assim. Exemplo: Se amanhã o Neymar fechar com o Real Madrid muita gente (dos não santistas) vão comemorar, pois isso torna o Santos menos perigoso para o seu time. O gestor do São Paulo, Corinthians, Palmeiras, tem de ter uma visão de que isso é um problema que enfraquece seu produto, a competição (campeonato brasileiro) fica mais fraco, menos interessante.

  44. Anderson Siqueira

    01/09/2011 22:35:35

    Erich você tocou no assunto que eu sempre tive a mesma opinião. De que em quando não planejarmos o Campeonato Brasileiro como um todo, com marketing da competição, com regras em relação a estádios, gramados, uniformes, ajuste de calendário, etc.. ou seja cobrar um padrão entre os clubes, vender a marca do campeonato e não só as dos clubes, não conseguiremos avançar muito.Na sua opinião existe uma luz no fim do túnel? Existem pessoas no meio do futebol que pensam em aplicar isso aqui no Brasil? A impressão que eu tenho é que infelizmente não. Cada dirigente pensa em seu clube levar vantagem em relação aos outros...Creio que a cultura de "exportar de jogadores" é sustentada pelos empresários e dirigentes que lucram muito com essa política. A influência da TV Globo como controladora do campeonato também impede esse progresso...

  45. rogerio cardozo

    01/09/2011 22:22:45

    futebol no brasil e na america latina é só reflexo da condição economica do povo,já que quem mais vai aos estadios são os pobres,na europa voce gente vestida como se fosse a um espetaculo em teatro,e que teatros,gramado,estadios,transmissoes,tudo é digno de holliwood,uma grande produção,voce vê os dirigintes lado a lado na tribuna e olhe só eles não gospem um no outro e não dão socos entre si,então acho que é por isso que olimpiadas e copa do mundo são tão bonitas de se ver,as pessoas são civilizadas,e não um bando de loucos,e jogador acho que visto com precoceito na sociedade brasileira,muitos falam jogador tal ganha 500 mil,mas tem gente na tv que ganha 1500milhoes e não se fala,isso até acho que é inveja,o cara não pode ver algum pobre se dar bem na vida,pobresa é uma classe muito desunida,e viva a fiesp

  46. Paulo Cesar

    01/09/2011 22:20:55

    Erich, discordo de voce em varios aspectos. O primeiro é que jogador brasileiro vai para a Europa e agora China apenas por dinheiro.A segunda é sobre a diferença do campeonato brasileiro com os europeus ser abissal, pior para o brasileiro, se voce verificar sem paixão pela propaganda, verá que cada cada campeonato pela Europa tem dois, no maximo tres times em condições de disputar titulo, enquanto que no Brasil, somente São Paulo tem quatro.O campeonato europeu que pose se comparar com o brasileiro é a champions ligue.SE LIGA, Paulo

  47. Douglas

    01/09/2011 22:19:53

    Erich,Seu post parece um equivoco para mim.Tenho visto esse movimento de maior entrada do que saida de jogadores ser relacionado ao fortalecimento das receitas atuais e futuras dos clubes, entretando, acredito que está mais ligado ao tipo de jogadores que os clubes tem revelado.Sem considerar o trio dourado( NEYMAR, GANSO E LUCAS), qual jogador teria a possibilidade de ir a u grande clube europeu?Qual recebeu proposta irrecusável?Qual decidiu ficar?Os grandes clubes da europa não saquearam nos pratellheiras por que não tinhamos mais produtos de qualidade para ofertar. Os clubes médios de centros menores, apesar de pagar em EURO, as vezes simplesmente não pagam ou porque será que sempre tem um voltando de lá?

  48. Eterna Pedalada

    01/09/2011 22:16:02

    Erich, você acha que daqui a pouco a Europa melhora, enquanto aqui os estádios vão continuar a ser um lixo...... os gramados idem......, acho que aqui vai melhorar também principalmente os estádios para copa do mundo, e os gramados idem. Quanto ao calendário e os campeonatos, concordo deixam muito a desejar....mas, também acho que podem evoluir, melhorar. E a paixão clubística é uma das poucas coisas genuinamente boa que temos no nosso tão maltratado futebol.

  49. wagner

    01/09/2011 22:05:14

    Meu caro é melhor se informar melhor antes de escrever...

  50. ERIK

    01/09/2011 21:16:27

    "A comparação entre a qualidade de uma partida da Liga dos Campeões da Europa com uma da Copa Santander Libertadores é cruel. Da mesma forma, quando analisamos a produção do Campeonato Brasileiro com a de um torneio de alto nível na Europa, como o Campeonato Inglês ou o Alemão, o abismo fica ainda maior." Complexo de viralata é fogo! Nuremberg x Hertha, Augsburg x Hoffenheim, Sunderland x Bolton, Valencia x Dortmund, APOEL x Olpimpiakos... Cada jogão, né?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso