Negócios do Esporte

Como fazer a diferença na corrida de rua

Erich Beting

O mercado paulistano de corrida de ruas tem tido cada vez mais dificuldade para atrair o atleta mais experiente. Com limitação de datas e percursos, São Paulo tem dificuldades para seduzir quem já corre há mais de cinco anos, pelo menos.

Isso não significa, porém, que o mercado está estagnado, mas com certeza está carente de ações que gerem o interesse no consumidor e, também, fortaleça o posicionamento de uma marca para um público específico.

Mas um bom exemplo vem da marca de pilhas Energizer, que dá nome a uma prova que acontece no próximo dia 28 de abril à noite. Os atletas vão correr com uma lâmpada presa à cabeça iluminando o percurso.

O apetrecho é desconfortável e atrapalha na performance, mas é essa a graça específica da corrida e que reforça o conceito de marca do patrocinador. O foco não é o  desempenho, mas exaltar o estilo de vida que caracteriza o corredor de rua. Além disso, ao fazer a ligação com o conceito de energia, a Energizer consegue transmitir a mensagem do que faz.

É exatamente esse tipo de ação que potencializa o resultado do investimento planejado em marketing esportivo. Possivelmente com o mesmo dinheiro a Energizer faria anúncios para serem veiculados na mídia e atingiria, teoricamente, mais pessoas com essa ação. Mas, muito provavelmente, o resultado que ela teria de lembrança na mente do consumidor com uma campanha de mídia tradicional seria muito menor.

Abaixo, a foto da largada de uma prova da Energizer no exterior.

Largada da Energizer Night Race no exterior