Negócios do Esporte

O surpreendente rosto da Copa no Brasil

Erich Beting

Neymar, Ronaldo e Pelé eram bola cantada. Qualquer marca que queira falar sobre futebol e Copa do Mundo no Brasil deve já ter pensado, procurado e negociado com as três personalidades mais influentes do futebol no país atualmente.

Único atleta em atividade dentre os citados, Neymar é a escolha óbvia. Está em evidência, é o grande nome do time brasileiro para a Copa do Mundo e esperança para a conquista do hexacampeonato. Ronaldo é o maior artilheiro dos Mundiais. E Pelé é autoexplicativo.

O movimento era tão óbvio que os três se anteciparam ao movimento lá atrás. Neymar tem duas agências para representá-lo. Ronaldo, por sua vez, criou a 9ine pensando inicialmente na gestão de contratos publicitários para atletas, a começar por ele. E Pelé tem a Legends10, empresa que o representa mundialmente e que, aleluia, profissionalizou a gestão de seus negócios publicitários, escolhendo a dedo as marcas que ele representa e o alcance das campanhas.

Mas quem tem surpreendido como rosto mais desejado pelas marcas até agora é Cafu.

Sem alarde, como quase sempre foi em sua carreira dentro de campo, o capitão do penta se transformou em garoto-propaganda de cinco patrocinadoras da Copa. Nesta terça-feira, a Liberty Seguros apresentará a nova campanha com ele. No sorteio das chaves da Copa das Confederações, foi ele quem apresentou a Cafusa, a bola da competição fabricada pela Adidas. Além disso, fez recentemente um giro pelas 12 sedes do Mundial pela Castrol, e na TV estrela ao lado de Ronaldo a campanha da Ambev para angariar novos integrantes para os projetos de sócios-torcedores dos clubes de futebol patrocinados pela marca.

Carismático, vencedor em sua carreira, Cafu também conta com outra importante característica. Ele é dono do biótipo padrão do brasileiro, tornando sua imagem absolutamente simpática para todos os públicos.

Muito provavelmente a imagem de Cafu será uma das que mais vai aparecer para o brasileiro nos próximos 18 meses. Uma prova de que o carisma da pessoa é essencial para uma marca na escolha de um garoto-propaganda. Em todo o processo da Copa do Mundo no Brasil, Cafu talvez seja a escolha mais surpreendente até o momento.

Obviamente que contando com um cachê um pouco mais em conta do que os três superastros da publicidade na Copa, Cafu conseguirá mais uma conquista num Mundial. Algo que, dentro de campo, ele soube fazer como poucos brasileiros.