Més que un club*
Erich Beting
O domínio absoluto, inegável e irretocável do Barcelona na final da Liga dos Campeões da Europa fez todo mundo ter a certeza de poder ter acompanhado um jogo perfeito de um dos times de futebol mais perfeitos da história. Bola nos pés (e no chão!), habilidade, inteligência, categoria e, sobretudo, espetáculo. O Barça campeoníssimo da Europa é, sem dúvida, um dos grandes da história.
Qualquer fã do futebol aplaude entusiasmado o show do Barcelona. E qualquer fã do marketing tem, também, que ficar em pé para venerar a grandiosidade dessa equipe.
O show dentro de campo dado pelo Barça é a síntese de um dos mais bem sucedidos casos de gerenciamento de uma marca no universo dos negócios e, talvez, o melhor da história do esporte.
O slogan que define o Barcelona está definido: “Més que un club”, ou “Mais que um clube”. E, junto a esse lema, está intrínseca uma série de outros atributos que faz com que o time espanhol seja, hoje, a mais pura essência do que uma empresa tem de fazer se quiser ser uma marca mundialmente reconhecida e líder em seu mercado de atuação no mundo.
A frase que move o Barcelona não se aplica apenas a atitudes fora de campo. Dentro dele, seus jogadores transpiram o sentido de ser mais do que um simples clube de futebol. É um espetáculo, uma aula, algo fora de qualquer propósito visto no sentido de se jogar bola pelo menos nas últimas duas ou três décadas.
Mas como é possível um clube que, em 2003, estava preocupado em não falir chegar em tão pouco tempo a uma hegemonia soberana dentro do futebol?
A resposta é simples, mas o processo é extremamente complexo e precisa de pulso firme. Em 2003, o Barça era um clube endividado, sem alma e que assistia ao Real Madrid, seu maior rival, vangloriar-se de ser um dos clubes mais famosos e desejados do mundo. Naquela época, o clube catalão acumulava dívidas, gastava em demasia com jogadores estrangeiros e não via o orgulho de ser do Barcelona estampado em seus atletas (algo que, para um catalão, é praticamente uma ofensa pessoal tão ruim quanto xingar a família).
O que se seguiu foi um processo total de resgate do sentimento de ser parte do Barcelona, de representar um clube e, mais do que isso, uma região da Espanha. O orgulho catalão moveu o time para a criação do conceito de ser “Més que un club”, assim mesmo, na língua local. A Espanha pode esperar, a Catalunha – e o Barcelona – está acima de tudo.
Foi com esse pensamento que o Barça voltou os seus olhos para a sua origem. Em vez de contratar jogadores caros de outros países, investiu na gestão das categorias de base. Atleta bom se faz dentro de casa. Passou a contratar menos e, com isso, gastar menos. Investiu na formação cultural de seus atletas menores, que foram imersos em aulas sobre a história do clube, da região da Catalunha, da Espanha. Passou, fora de campo, a investir pesado na gestão financeira, no controle de gastos, no equacionamento das dívidas, na busca de outras receitas. O torcedor tornou-se a principal razão de existir para o Barcelona.
O primeiro resultado dessa guinada veio em 2006, com um time magistral comandado por Ronaldinho Gaúcho e Eto’o campeão da Europa depois de quase 15 anos. Mas a redenção veio agora, em 2011, com o segundo título continental, trazido por um time que foi formado quase que em sua totalidade nas “canteras”, como são chamadas as equipes de base.
O Barcelona aplica, dentro de campo, a filosofia que emprega fora dele. A marca de ser “Mais que um clube” é internacionalmente reconhecida e, acima disso, aceita. Na indústria do esporte, o resultado dentro da competição geralmente reflete o trabalho que é feito fora dela. Quase sempre quem faz o dever de casa bem feito tira as melhores notas na hora de competir.
Quando todos os times do mundo se curvam ao poder do Barcelona, ele fecha o ciclo e prova que consegue ser muito mais do que um clube. É uma marca mundialmente reconhecida como sinônimo de qualidade, competência, liderança, inovação (o patrocínio para a Unicef que o diga).
O Barcelona conseguiu levar para o campo do esporte algo que, antes, pensava-se ser restrito ao universo das marcas de bens de consumo. Para quem pretende repetir esse sucesso, é preciso ir muito além das quatro linhas do campo.
* Coluna publicada originalmente na Universidade do Futebol
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Erich Beting
02/06/2011 12:21:37
Thiago, algumas ações podem até ser semelhantes. Talvez a melhor delas seja, de fato, o investimento na base. O problema que vejo é que muitas vezes esse investimento é feito olhando apenas como resultado final negociar o atleta, e não retê-lo no clube para ter um retorno esportivo com isso... Mas, sinceramente, não vejo nenhum clube hoje preocupado em gestão de marca, em se fortalecer como um produto. Essa é a grande diferença do Barça. Um abraço, Erich
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Thiago Gonçalves Fernandes
01/06/2011 14:05:12
Erich,Não estou escrevendo para vangloriar, nem para nada, só queria saber a sua opinião mesmo, um profissional respeitado e que tem conhecimento de vários "cases"Inclusive se não quiser responder no Blog, enviando só para mim, não veria problemas!Mas você enxerga em algum sentido, um início de ação semelhante no São Paulo FC ao que faz o Barça?Vejo em algumas ações do SPFC bastante semelhanças com o que foi descrito por você, como por exemplo, tentativa de aumento de rendas fora do futebol, investimento nas categorias de base (tanto em estrutura, como suporte aos garotos).Seria utopia acreditar que o SP está tentando seguir o mesmo caminho?ObrigadoThiago
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Felipe Barcelona
31/05/2011 14:44:27
"Glocal" é uma teoria muito bonita em classe de aula, e que algumas multi-nacionais tentam utilizar na implementacao de seus planos de marketing atraves de estruturas matriciais...Posso dizer com absoluta certeza que "mes que un club" nao foi pensado como un slogam que refletisse a imagem/posicionamento do Barcelona em outros paises fora da Espanha. E posso afirmar tambem que inclusive HOJE, nenhum cule (torcedor ou dirigente) pensa en seu slogam como algo "global"... "mes que un club" é simplesmente a afirmacao do catalao contra o poder central de madrid (capital, centro financeiro, centro cultural, cidade do Rei, etc...) e uma maneira "sutil" de revindicar mas liberdade politica e economica.AbsFelipe
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Ricardo Gomes
31/05/2011 07:01:36
Aqui o livro é outro: "Como o futebol explica o mundo"Sempre houve interação entre o contexto político e social da sociedade com o futebol. Muitas vezes, este é reflexo daqueles. "Més que un club" refere-se ao barcelonismo e ao seu papel de antagonismo ao franquismo no reforço da identidade catalã sim. O Camp Nou era um dos poucos lugares, senão o único, onde se falava catalão na época em que este tentou ser suprimido.Tal como você, pessoalmente condeno o uso político do clube como trampolim de aventuras eleitorais. Mas também não foi Laporta quem inventou o slogan "Més que un club". Aliás, ao slogan foi dado um sentido global, onde havia um sentido estritamente local. "Glocal" e reposicionamento sendo utilizados em sua plenitude. Puras técnicas de gestão.
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Ricardo Gomes
31/05/2011 06:48:29
Para falarmos sobre alguma coisa, positiva ou negativamente, é importante conhecer. Recusar-se a ler o livro é pre-conceito e obscurantismo, em minha singela opinião.Sua interpretação de que o Barça é tratado neste blog (OK, em alguns outros talvez) como o bastião da ética e do profissionalismo deve-se a uma leitura extremada. Não tenho procuração para defender o Erich, mas leio as palavras dele com isenção e sob um olhar de técnicas mercadológicas e de gestão esportiva. O que é feito aqui é ressaltar o sucesso do que foi (e é) feito naquele clube.Outros blogs sim elogiam mais rasgadamente, talvez empolgados com o futebol apresentado."Como se a camisa grená fosse capaz de transformar um Dunga em um Falcão." Boa alegoria. Também acho que não, mas o trabalho do Barça é justamente descobrir, dar condições e botar os pequenos Falcões jogando numa filosofia ofensiva (talvez essa a diferença para os demais clubes). Orgulhar-se disso e promover isso são derivações."O talento do Messi e do Iniesta existe independente do Barça, ou todo o jogador que sai das categorias de base do Barça seria titular em qualquer outro time do mundo?" Acredito que não. Mas talvez seja no Barça onde eles joguem aproveitando seu melhor potencial, jogando ofensivamente e com toque de bola. Poucas equipes no planeta hoje fazem isso (talvez o Porto... e o Real, quando não enfrenta o Barça). Só nessas equipes poderíamos testar sua proposta.OK, o argumento da lista da FIFA é fraco. Ainda assim ter 7 ou 8 jogadores nos times vencedores da Euro 2008 e Copa 2010, somada a hegemonia de futebol e títulos apresentada nas 3 últimas temporadas, indica que o que é feito na Masia tem valor.
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Sumaré
30/05/2011 21:14:02
Obrigado pela recomendação, mas não tenho interesse. O livro do Soriano é só para os fanboys do Barcelona.E também não tiro os méritos do trabalho de base do Barcelona. Os olheiros do clube são bons. E as instalações estão entre as melhores do mundo. Mas isso não muda o que eu disse: "O Barça alicia as grandes promessas de outros clubes".E, que fique claro, por mim tudo bem. Isso faz parte do jogo. Mas é inaceitável que o Barça seja tratado, aqui e em outros blogs, como o se o clube catalão fosse o último bastião da ética e do profissionalismo no futebol mundial. Ou, então, como se a camisa grená fosse capaz de transformar um Dunga em um Falcão. Não é. O talento do Messi e do Iniesta existe independente do Barça, ou todo o jogador que sai das categorias de base do Barça seria titular em qualquer outro time do mundo?Concluindo, uma vez que foi mencionado, a lista da FIFA dos melhores do mundo de 2010 foi uma piada. Sneijder foi o melhor jogador do ano, tanto pela sua seleção quanto pelo seu clube. O fato dele não ter ganho o título só mostra que o prêmio da FIFA é um concurso de popularidade e não de qualidade!
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Márcio
30/05/2011 20:55:59
E em 2006 eles tropeçaram frente a um time poderoso !!!Dá le INTER
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Vanderlei
30/05/2011 19:23:28
CONSELHOErich,,,,,, cara se vc não tem matéria para escrever....... não publica nada........... é melhor.
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Riano Gomes
30/05/2011 18:50:57
Outro dia vi na TV um programa sobre o trabalho nas categorias de base do Barcelona, fantástico o cuidado que eles tem com esses jogadores ! Alguns, como o próprio Iniesta, não foram liberados para o profissional precocemente, como se vê no Brasil. Atitude louvável, significa que eles não estão preocupados só com a qualidade técnica de seus jogadores, mas também com sua cabeça, sua maturidade !
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Ricardo Gomes
30/05/2011 18:34:39
Simplesmente ridículo desqualificar o trabalho das divisões de base do Barcelona. Dizer que o futebol de Messi e Iniesta, entre outros, não é produto do que eles aprenderam na Masia é considerar que eles chegaram prontos ao Barça (tal como Mascherano ou Abidal, por exemplo). Argumento sem fundamento.Por mais madridista que você seja, por favor, dê os devidos méritos ao trabalho de base do Barça. Ter 3 dos 3 candidatos a melhor jogador do mundo, como ocorreu em 2010, tem algum valor."Deu sorte porque acharam o Iniesta e o Messi". É justamente contra esse "deu sorte" que o Soriano escreveu dizendo que "a bola não entra por acaso". Tem, sim, é muito trabalho por trás desse sucesso. Recomendo o livro.
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David
30/05/2011 18:31:12
Perfeito. Mas importante lembrar que esse salto só foi possível pelo duopólio que se estabeleceu na Espanha e que concentrou as receitas de televisão no Barcelona e no Real Madrid. O resto, foi uma questão de escolha por um ou outro modelo de gestão (grandes contratações x formação de base). Tal modelo não se repetiu, ao menos não com a mesma intensidade, em outras ligas européias. A despeito de estilos de jogo, a alemã, por sinal, é exemplo de gestão, mais ainda não foi capaz de produzir um clube que encante... O que nos leva a pensar: qual caminho estamos trilhando por aqui? Podemos esperar o mesmo de Corinthians e Flamengo para os próximos anos? Onde estarão dentro de 10 anos? O que será dos demais? Irão conseguir se livrar da dependência (que também ainda existe para Real e Barcelona, em diferentes graus) das receitas de TV?Afinal, tanto Corinthians como Flamengo reúnem pré-condições semelhante ao Barcelona no começo dessa empreitada, conforme citado: bom trabalho de base, potencial de marketing, ampla base de torcedores/consumidores, identidades fortes e bem definidas. E agora vão passar contrar com reforçadas - e concentradas - verbas de TV. Quando - e se - esse clubes conquistarem êxitos comparáveis aos de Barcelona/Real Madrid, estaremos ainda recriminando o processo de implosão do C13 ou exaltando, com o mesmo gosto, o sucesso obtido?Fica o tema para discussão...Abs!
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Felipe Barcelona
30/05/2011 18:30:54
Erich, "mes que un club" nao tem nada a ver com futebol...Os dirigentes do Barcelona em muitas ocasioes usam o clube para "vender" a ideia de independencia da regiao de Cataluña (o ultimo presidente do Barcelona, Joan Laporta, concorreu nas ultimas eleicoes defendendo unicamente lutar pela independencia - nada sobre desemprego, educacao, etc... ). É triste ver um clube usar sua força e a paixao dos torcedores, para meterse em temas como politica e cultura. Felizmente Sandro Rosell, atual presidente do Barca, é mais inteligente que o seu antecessor e nao mistura futebol com outros temas!"Ojalá" as pessoas sejam capazes de entender que "mes que un club" nao é o que reflete o modelo de La Masia (de onde saiu xavi, iniesta, messi, etc), e sim uma deturpaçao do espirito do FC Barcelona por alguns poucos com interesses individuais.AbsFelipe
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Sumaré
30/05/2011 17:20:52
Erich, esse mito de que o Barça não investe em contratações é bonito mas não resiste nem ao Wikipedia.A grande maioria dos jogadores do time do Barça foram contratados. Alguns já profissionais (5), e outros nos juniores (4). Taí a lista:GK 1 Victor Valdés - BarcelonaRB 2 Daniel Alves - SevillaCB 3 Gerard Piqué - Manchester United (ele jogou nos juniores do Barça mas se transferiu para o Manchester United antes de virar profissional e ser contratado pelo Barça)CB 14 Javier Mascherano - LiverpoolLB 22 Éric Abidal - LyonDM 16 Sergio Busquets - juniores do Unió JabacCM 6 Xavi Hernández (c) - BarcelonaCM 8 Andrés Iniesta - juniores do AlbaceteRW 10 Lionel Messi - juniores do Newell's Old BoysLW 17 Pedro Rodríguez - juniores do San IsidroCF 7 David Villa - Valencia.A sacada do Barça foi gastar dinheiro com jovens promessas e ver no que dava. Deu sorte porque acharam o Iniesta e o Messi. Sem esses dois o Barça não tinha ganho nada.Agora, convenhamos, dizer que o Barça revelou Iniesta e Messi é o mesmo que dizer que o São Paulo, e não o Palmeiras, revelou o Ilsinho. O Barça não revela, alicia!
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Joao CWB
30/05/2011 16:51:35
Meu Atlético-PR tentou ser vanguardista no Brasil, e foi. O clube praticamente falido construiu o estádio mais moderno do país, o CT mais moderno, ganhou títulos e chegou em um patamar nunca antes imaginado por sua torcida, além de ações inovadoras para a época. Não estou dizendo que o clube é maior que um Corinthians, Flamengo, São Paulo...Mas se tivesse o potencial financeiro desses citados, com certeza faria muito mais.Pena que a realidade do país e seus cidadãos são bem diferentes.
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Arthur Roberto
30/05/2011 16:47:00
É fundamental manter um padrão de jogo, dar identidade ao futebol do clube. Jogadores e treinadores precisam se adaptar ao estilo do time e não o contrário. Ibrahimovic é um grande atacante mas não encaixou no Barcelona, resultado: RUA, se fosse no Brasil teriam mandado o técnico embora por não conseguir fazer ele jogar. Nosso país tem capacidade para ter 12 (DOZE!!!) Barcelonas, com pessoas competentes haveria uma inversão dos polos no futebol.
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Ricardo Gomes
30/05/2011 15:48:33
Caro João e demais,O projeto da Masia é algo exemplar. E o Guardiola, além de ter vindo da cantera, foi um dos mais jovens capitães e líderes da equipe (na primeira Champions, inclusive). E antes de ser canterano, foi gandula do clube. Melhor do que ninguém sabe o que significa o barcelonismo para os culés e a Catalunya.Lembro-me de o pessoal em BCN brincar nas entrevistas dele, enquanto jogador e capitão, que um dia ele seria presidente do clube. Outros nunca duvidaram disso.Aproveitando, o Erich certamente já leu o livro do Ferran Soriano, "A bola não entra por acaso". Leitura recomendada a todos, culés e não-culés.Saudações.
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Erich Beting
30/05/2011 14:59:15
Meu caro, não falei em nenhum momento que era o segundo. Apenas citei dois dos títulos, mas também fiz referência à conquista de 1992, quando falei de 2006. Um abraço, Erich
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Erich Beting
30/05/2011 14:58:04
Opa, João, não esqueci de 2009, claro que não. É que, naquele ano, ainda não estava tão claro o domínio absoluto do Barça, mesmo com a vitória sobre o mesmo Manchester na final e uma ótima campanha na fase de classificação. Um abraço, Erich
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shimas
30/05/2011 14:03:55
Sem dúvida o Barcelona é mais que um clube de futebol. é uma escola de vida e futebol. Quisera que tivéssemos algo assim no Brasil. Tínhamos tudo (isso mesmo no passado do verbo) para começarmos algo parecido emas estamos pensando apenas em estádio de futebol. O que adiante estádio sem torcedor ? O que adianta estádio se não podemos levar nossas familias para dentro dele? O que adianta estádio e não termos vias e transporte para se chegar até ele? O que adianta estádio em construção se o País não está construído? O Barcelona é mais que um club, uma dia sonhei que a copa do Brasil seria mais que uma Copa......
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João Melhado
30/05/2011 13:21:20
Mas não é só, claro. Você percorre todo o estádio: Sala de imprensa, vestiários, cabines de transmissão e, o melhor, o campo, o "césped" onde pisão os craques. O estádio é um Coliseu do século 20.Claro, depois de se inspirar, sentir a paixão, o destino final, antes que você volte pra casa, é a Botiga Barça, a loja oficial no estádio. São três andares e vendem de camisas, chuteiras, uniformes completos até casaco de couro, macarrão e chupeta pra bebê. Morei lá perto uma época e, todos os dias, via dezenas de pessoas saindo com as tradicionais sacolas da equipe.A ideia da nação catalá, apoiada por um outro patrocinador da camisa, a Tele 3, está em todo o canto. A comemoração nas Ramblas e na cidade é incrível, algo muito especial!Espero que tenha conseguido transmitir também um pouco mais desse espírito.Grande abraço,João MelhadoObs. Vale dizer, também, sobre a expressão Més que un clube. Ela foi dita, muito tempo atrás, por um antigo diretor do Barça.
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João Melhado
30/05/2011 13:20:38
Logo quando cheguei, uma das primeiras coisas que fiz foi ir ao museu do Barça.Fiquei lá três horas, sem ver o tempo passar. É super interativo, tem toda a história de todos os detalhes do clube. Copas, taças, camisas antigas, primeiros carnets de sócios. Mas o museu também é "Més que un club". Depois de passar por todo a parte de futebol, ainda tem uma parte gigante sobre os outros esportes. O basquete é o segundo mais importante pro clube, com títulos das Champions, inclusive. Mas não é só. Handball, Futsal, hockey e, pasme, golfe, motocross e tenis!Além disso, área dedicada ao apoio a programas da Unicef (que é estampado na camisa! e é exemplo máximo do "Més que un club") e momentos comemorando os cem anos do clube, com cartaz de Joan Miró.
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João Melhado
30/05/2011 13:19:42
Continuando...Logo quando cheguei, uma das primeiras coisas que fiz foi ir ao museu do Barça.Fiquei lá três horas, sem ver o tempo passar. É super interativo, tem toda a história de todos os detalhes do clube. Copas, taças, camisas antigas, primeiros carnets de sócios. Mas o museu também é "Més que un club". Depois de passar por todo a parte de futebol, ainda tem uma parte gigante sobre os outros esportes. O basquete é o segundo mais importante pro clube, com títulos das Champions, inclusive. Mas não é só. Handball, Futsal, hockey e, pasme, golfe, motocross e tenis!Além disso, área dedicada ao apoio a programas da Unicef (que é estampado na camisa! e é exemplo máximo do "Més que un club") e momentos comemorando os cem anos do clube, com cartaz de Joan Miró.Mas não é só, claro. Você percorre todo o estádio: Sala de imprensa, vestiários, cabines de transmissão e, o melhor, o campo, o "césped" onde pisão os craques. O estádio é um Coliseu do século 20.
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João Melhado
30/05/2011 13:18:34
Continuando...Logo quando cheguei, uma das primeiras coisas que fiz foi ir ao museu do Barça.Fiquei lá três horas, sem ver o tempo passar. É super interativo, tem toda a história de todos os detalhes do clube. Copas, taças, camisas antigas, primeiros carnets de sócios. Mas o museu também é "Més que un club". Depois de passar por todo a parte de futebol, ainda tem uma parte gigante sobre os outros esportes. O basquete é o segundo mais importante pro clube, com títulos das Champions, inclusive. Mas não é só. Handball, Futsal, hockey e, pasme, golfe, motocross e tenis!Além disso, área dedicada ao apoio a programas da Unicef (que é estampado na camisa! e é exemplo máximo do "Més que un club") e momentos comemorando os cem anos do clube, com cartaz de Joan Miró.Mas não é só, claro. Você percorre todo o estádio: Sala de imprensa, vestiários, cabines de transmissão e, o melhor, o campo, o "césped" onde pisão os craques. O estádio é um Coliseu do século 20.Claro, depois de se inspirar, sentir a paixão, o destino final, antes que você volte pra casa, é a Botiga Barça, a loja oficial no estádio. São três andares e vendem de camisas, chuteiras, uniformes completos até casaco de couro, macarrão e chupeta pra bebê. Morei lá perto uma época e, todos os dias, via dezenas de pessoas saindo com as tradicionais sacolas da equipe.A ideia da nação catalá, apoiada por um outro patrocinador da camisa, a Tele 3, está em todo o canto. A comemoração nas Ramblas e na cidade é incrível, algo muito especial!Espero que tenha conseguido transmitir também um pouco mais desse espírito.Grande abraço,João MelhadoObs. Vale dizer, também, sobre a expressão Més que un clube. Ela foi dita, muito tempo atrás, por um antigo diretor do Barça.
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João Melhado
30/05/2011 13:17:44
Acho que não foi... tentarei dividir!Olá Erich, como vai?Estou morando em Barcelona e, por isso, tive o privilégio de ver o que é o espírito Barcelonês.É incrível!Dias atrás, lançaram a nova camisa. Só a número um, a titular, está a venda.E custa 90 Euros, com nome!!! Fiquei impressionado com a quantidade de camisetas novas que se viam na rua -- e olha que ela é bem polêmica, principalmente a nº2!Assisti a final no Arc do Triunf, um ponto turístico daqui onde estava a tela gigante.Lotado, suponho que com mais de 10 mil pessoas! (O local, a princípio, seria a Plaza Catalunya, mas ela está ocupada por outro espírito, também sensacional...)
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João Melhado
30/05/2011 13:16:18
Acho que não foi... Olá Erich, como vai?Estou morando em Barcelona e, por isso, tive o privilégio de ver o que é o espírito Barcelonês.É incrível!Dias atrás, lançaram a nova camisa. Só a número um, a titular, está a venda.E custa 90 Euros, com nome!!! Fiquei impressionado com a quantidade de camisetas novas que se viam na rua -- e olha que ela é bem polêmica, principalmente a nº2!Assisti a final no Arc do Triunf, um ponto turístico daqui onde estava a tela gigante.Lotado, suponho que com mais de 10 mil pessoas! (O local, a princípio, seria a Plaza Catalunya, mas ela está ocupada por outro espírito, também sensacional...)Logo quando cheguei, uma das primeiras coisas que fiz foi ir ao museu do Barça.Fiquei lá três horas, sem ver o tempo passar. É super interativo, tem toda a história de todos os detalhes do clube. Copas, taças, camisas antigas, primeiros carnets de sócios. Mas o museu também é "Més que un club". Depois de passar por todo a parte de futebol, ainda tem uma parte gigante sobre os outros esportes. O basquete é o segundo mais importante pro clube, com títulos das Champions, inclusive. Mas não é só. Handball, Futsal, hockey e, pasme, golfe, motocross e tenis!Além disso, área dedicada ao apoio a programas da Unicef (que é estampado na camisa! e é exemplo máximo do "Més que un club") e momentos comemorando os cem anos do clube, com cartaz de Joan Miró.Mas não é só, claro. Você percorre todo o estádio: Sala de imprensa, vestiários, cabines de transmissão e, o melhor, o campo, o "césped" onde pisão os craques. O estádio é um Coliseu do século 20.Claro, depois de se inspirar, sentir a paixão, o destino final, antes que você volte pra casa, é a Botiga Barça, a loja oficial no estádio. São três andares e vendem de camisas, chuteiras, uniformes completos até casaco de couro, macarrão e chupeta pra bebê. Morei lá perto uma época e, todos os dias, via dezenas de pessoas saindo com as tradicionais sacolas da equipe.A ideia da nação catalá, apoiada por um outro patrocinador da camisa, a Tele 3, está em todo o canto. A comemoração nas Ramblas e na cidade é incrível, algo muito especial!Espero que tenha conseguido transmitir também um pouco mais desse espírito.Grande abraço,João MelhadoObs. Vale dizer, também, sobre a expressão Més que un clube. Ela foi dita, muito tempo atrás, por um antigo diretor do Barça.
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João Melhado
30/05/2011 13:15:25
Detalhe importante:Até o técnico do Barça veio da Cantera. Pep Guardiola, antes de treinar o Barça, treinou o Barça B.
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João Melhado
30/05/2011 13:13:24
Olá Erich, como vai?Estou morando em Barcelona e, por isso, tive o privilégio de ver o que é o espírito Barcelonês.É incrível!Dias atrás, lançaram a nova camisa. Só a número um, a titular, está a venda.E custa 90 Euros, com nome!!! Fiquei impressionado com a quantidade de camisetas novas que se viam na rua -- e olha que ela é bem polêmica, principalmente a nº2!Assisti a final no Arc do Triunf, um ponto turístico daqui onde estava a tela gigante.Lotado, suponho que com mais de 10 mil pessoas! (O local, a princípio, seria a Plaza Catalunya, mas ela está ocupada por outro espírito, também sensacional...)Logo quando cheguei, uma das primeiras coisas que fiz foi ir ao museu do Barça.Fiquei lá três horas, sem ver o tempo passar. É super interativo, tem toda a história de todos os detalhes do clube. Copas, taças, camisas antigas, primeiros carnets de sócios. Mas o museu também é "Més que un club". Depois de passar por todo a parte de futebol, ainda tem uma parte gigante sobre os outros esportes. O basquete é o segundo mais importante pro clube, com títulos das Champions, inclusive. Mas não é só. Handball, Futsal, hockey e, pasme, golfe, motocross e tenis!Além disso, área dedicada ao apoio a programas da Unicef (que é estampado na camisa! e é exemplo máximo do "Més que un club") e momentos comemorando os cem anos do clube, com cartaz de Joan Miró.Mas não é só, claro. Você percorre todo o estádio: Sala de imprensa, vestiários, cabines de transmissão e, o melhor, o campo, o "césped" onde pisão os craques. O estádio é um Coliseu do século 20.Claro, depois de se inspirar, sentir a paixão, o destino final, antes que você volte pra casa, é a Botiga Barça, a loja oficial no estádio. São três andares e vendem de camisas, chuteiras, uniformes completos até casaco de couro, macarrão e chupeta pra bebê. Morei lá perto uma época e, todos os dias, via dezenas de pessoas saindo com as tradicionais sacolas da equipe.A ideia da nação catalá, apoiada por um outro patrocinador da camisa, a Tele 3, está em todo o canto. A comemoração nas Ramblas e na cidade é incrível, algo muito especial!Espero que tenha conseguido transmitir também um pouco mais desse espírito.Grande abraço,João MelhadoObs. Vale dizer, também, sobre a expressão Més que un clube. Ela foi dita, muito tempo atrás, por um antigo diretor do Barça.
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robert
30/05/2011 13:08:43
as categorias de base do Barcelona vem sendo trabalhadas nos mesmos moldes do Ajax , foi todo projeta pelo sr Cruijff q ainda é consultor da divisoes de base do Barcelona , seguindo este modelo trouxeram Van Gaal e depois Riijkaard e nao em 2003 q pensaram nas categorias de base pois alguns jogadores ja estao proximo dos trinta anos .
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presley
30/05/2011 11:58:22
"Més que un Club"c'est ta dir, um club que representa a nação da Catalunha (uma seleção de um pais não reconhecido pela Espanha).Não é um "slogan", e sim uma constatação.
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Joao Carlos Falkenmeyer
30/05/2011 11:54:02
"O primeiro resultado dessa guinada veio em 2006, com um time magistral comandado por Ronaldinho Gaúcho e Eto’o campeão da Europa depois de quase 15 anos. Mas a redenção veio agora, em 2011, com o segundo título continental (...)"Prezado Erich, parece que o texto acima ficou truncado, já que o Barça foi campeão europeu também em 2009. Grato e visica el Barça, visca Catalunya.
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Dilermando
30/05/2011 10:50:02
E o gesto que seu capitão Carles Puyol, fez ao "entregar" ao companheiro Abidal o direito de levantar a taça de campeão ?Lindo gesto, companheirismo, e amor ao próximo.É simplesmente "irritante" no bom sentido da palavra ver os craques do Barçatocar a bola de pé em pé, nos passa a impressão que vão fazer o gol quando quizerem.E aquele baixinho, que o Arsene Wenguer, técnico do Arsenal disse que é ""um jogador de video game"", que prazer nos proporciona em ver esses garotos jogarem.
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william Paranavaí - Paraná
30/05/2011 10:37:04
acompanho o relator, e quiçá meu SPFC, aderisse a essa idéia eim!!!!
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Fausto
30/05/2011 10:00:44
Agora em 2011, o Barça ganhou seu 4º título continental, não o segundo, como dito no texto. em 2009/2010, também teve uma temporada fasntastica, ganhando todos os titulos disputados, 6 ao todo.
Leia os termos de uso