Negócios do Esporte

Os números 1

Erich Beting

Novak Djokovic acaba de se tornar o novo líder do ranking da ATP. O tenista sérvio é, agora, o melhor jogador do mundo, desbancando um trono que parecia ter sido construído para Rafael Nadal triunfar por um longo tempo.

Mas esqueçamos a questão esportiva. Djokovic é um excelente número 1 para o tênis mundial. O soberano Federer e o espivetado Nadal são pessoas mundialmente conhecidas pelo sucesso dos últimos anos. Mas, em relação a Djoko, falta-lhes algo mais.

Djokovic é daqueles líderes que captam a atenção da mídia em todo o mundo. Carismático, engraçado, descontraído e brincalhão, ele volta e meia cria algum fato novo que a mídia vai atrás, reproduz e faz um estardalhaço em torno do sérvio.

É o cara que qualquer esporte tem de agradecer pela presença dele como líder de um esporte. Bem ou mal, Djokovic tem o mesmo potencial midiático de um Usain Bolt, jamaicano considerado o maior velocista do mundo e grande nome do atletismo na atualidade.

No Brasil, Neymar tem o mesmo potencial para ser esse número 1 fora de série. Basta ver que o atacante santista, só nesta semana, estampa seu rosto nas capas de ''Veja'', ''Isto É'', ''Placar'' e ''Capricho'', com uma penetração em diferentes tipos de público.

A performance esportiva é capaz de levar um atleta para ser o número 1, mas o apelo desse atleta enquanto uma marca é o que fará dele muito mais do que um simples ''melhor do mundo''.

  1. Felipe Brust

    03/07/2011 20:23:18

    Pensei que o "T" era de Topper. Nem conhecia a Sergio Tacchini. Acho isso bem bacana pro esporte. Procurei alguma referência sobre "números 1" seus respectivos patrocinadores e não encontrei. Podia ser um balanço legal. Valeu. Abraço.

  2. Erich Beting

    03/07/2011 17:48:37

    Felipe, o Djokovic é patrocinado pela Sergio Tachini. Um abraço, Erich

  3. Felipe Brust

    03/07/2011 12:29:13

    E após anos e anos da Nike no topo do Tênis a Topper chega lá. Você saberia dizer se a Topper já tinha alcançado essa marca antes? Abraço!

  4. gilvandro

    02/07/2011 08:58:46

    Ganso é unanimidade onde? Desde a palhaçada que ele fez querendo sair do Santos de todo jeito baixando a multa contratual dele, ele criou uma imagem muito pior do que a de Neymar.

  5. J.C.MAIA

    02/07/2011 07:18:44

    SOBRE AS CONSTRUÇÕES DOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL NO BRASIL :SALE & LEASEBACK …É UMA NOVA TENDENCIA NO BRASIL …EMPRESAS DE PORTE ( E BEM ADMINISTRADAS ) PROCURAM COM ESSA ” OPERAÇÃO FINANCEIRA-IMOBILIÁRIA ” TRANSFORMAR SEUS ATIVOS FIXOS ( IMÓVEIS ) EM ATIVOS FINANCEIROS ( DINDIN ) …MUNDIALMENTE TAL EXPEDIENTE JÁ É CONSAGRADO HÁ TEMPOS …POIS BEM …ALGUÉM PRECISA CONTAR ISSO P/ DIRETORIA DO CORINTHIANS …PARECE QUE AQUI NO BRASIL A MODERNIDADE ADMINISTRATIVA SEMPRE DERRAPA !CONSTRUIR UMA “SEDE PRÓPRIA ” ATUALMENTE SIGNIFICA :ATRASO …É A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONTRA-FLUXO …

  6. Allan Maciel

    02/07/2011 00:50:50

    Neymar é um fenômeno midiático que talvez só tenha precedentes no Pelé, guardadas as devidas proporções entre o futebol de ambos, mas também a proporção entre o tamanho da mídia na década de 60 e nos dias atuais.E se aproximará ainda mais do fenômeno de mídia que foi o Rei, especialmente se continuar no Brasil.Há quantos anos o principal jogador da seleção brasileira não atua por aqui ?A mídia pra cima do garoto, daqui até a Copa, deverá crescer exponencialmente. E isso significa muita $$$$. Grana suficiente pro garoto poder ir se juntar aos "estrangeiros" da seleção brasileira e olhá-los de cima pra baixo. Não me refiro a soberba, mas sim em deixar de lado o tão enraizado complexo de vira-latas, que acompanha a maioria de nossos atletas e infelizmente, boa parte da mídia esportiva, que vive do produto futebol brasileiro, mas teima em desvalorizá-lo com um discurso comodista que soa irritante.Mas Neymar tem potencial para quebrar este paradigma. Pode não precisar ir pra Europa pra olharem pra ele, pode fazer com que os olhos do mundo mirem para o Brasil para vê-lo.Atuando (e tendo sucesso) pela seleção, o sentimento clubista será minimizado e o índice de rejeição do garoto, que hoje eu já julgo desprezível em vista de sua aceitação, diminuíra ainda mais. Muito embora esse tipo de sentimento mais clubista me pareça restrito a uma parcela pequena da população, aquela de torcedores mais apaixonados e que acompanham de perto seu clube nos estádios, etc.Ou seja, o Neymar já é um baita vendedor. Se for bem na seleção se tornará imbatível.Entendo que a projeção dos seus vencimentos, daqui até a Copa, pode ter como meta a seguinte variação: R$ 1 milhão -> U$ 1 milhão -> € 1 milhão. E não considero uma projeção muito ousada.Como o Erich cita muito bem, quem hoje tem penetração em mercados tão diversos e abrangendo faixa etária igualmente diversa ?

  7. nelson maciel filho

    01/07/2011 21:22:02

    Beting, é muito bom que no tênis mundial haja um rodízio de tenistas no topo do ranking.Gosto muito do Djokovic pela sua irreverência e pelo seu carisma. Ele é o número 1, o melhor do momento, mas o grande nome nos últimos anos foi o Nadal. O jogo de domingo vai ser eletrizante. Hoje temos quatro tenistas que estão jogando bem em todas as superfícies que são o Nadal, o Federer, o Djokovic e o Murray. Se o Nadal ganhar domingo vai se igualar em número de títulos com o genial Borg, o grande tenista que só gostava de jogar nos Abertos da Inglaterra e da França. Tenista genial que se tivesse mais perseverança e não parasse cedo, talvez teria o maior número de grand slan. Todavia o mundo hoje está bem servido de grandes tenistas.

  8. Carlos Moya

    01/07/2011 18:36:16

    Acho que o Djoko nao tem a mesma midia que o Nadal....

  9. llauqS

    01/07/2011 18:16:46

    Exatamente isso não ocorreu com Rivaldo.Ele já foi o nº1 no que faz, no entanto, seu poder midiático e sua vontade para tal eram fracos demais.Grande Djokovic, merece estar onde chegou. Esse sim sabe alcançar todos os públicos e transformar o púbico doo tênis, muitas vezes burocrático, em algo dotado de humor com, inclusive, imitações de outras lendas.Acho que o principal crivo que ele passou foi o de conquistar Joe McEnroe, hehe.Se conquistou este, não é necessário conquistar mais ninguém.Ótimo blog. Continue assim, Erich.E caso não tenha visto, procure no YouTube o dia que Djoko brincou com Joe McEnroe.

  10. Mona Moore

    01/07/2011 15:54:01

    Que belo texto sobre o Djoko! Sucinto e preciso. Parabéns Beting.

  11. Mateus Pedroso

    01/07/2011 13:13:33

    Erich,O Neymar também foi capa da Revista Alfa.Eu discordo que o Neymar seja essa figura, pois ele é um jogador que possui uma certa rejeição por uma grande parte do público. Nada em relação à sua capacidade como atleta, mas sim em atitudes que não são muito bem aceitas.. as quais não precisam serem lembradas.Eu considero como esse jogador unanimidade, Ganso, que é carismático, engraçado, e não é polêmico... agrada a todos.O Djokovic... é um caso a parte, um show... sensacional.. pena que no Brasil, o tênis não é tão visto e ele não apareça... mas eu, particularmente, sou um fã desse jogador... que além da competência, é carismático e engraçado.Abraço

  12. andre

    01/07/2011 12:52:33

    Caro Erichainda bem que o Inter não goleou o Atlético MG por 5 a Zero, senão já teríamos o campeão Brasileiro.So pra relembrar:1996: Botafogo 5 x Galo 0 – Botafogo Campeão1996: Gremio 5 x Galo 0 – Gremio Campeão2000: Atlético PR 5 x Galo 0 – Atlético PR Campeão2010: Fluminense 5 x Galo 0 – Fluminense Campeão.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso