O desempenho finalmente ajuda o Fla a faturar
Erich Beting
Vice-líder do Campeonato Brasileiro, com Ronaldinho Gaúcho como artilheiro da competição, o Flamengo finalmente consegue colher os louros do bom desempenho dentro de campo. Demorou quase oito meses (e uma baixada de bola na pedida rubro-negra) para que os negócios engrenassem de fato.
Hoje o clube deve anunciar acordo com a Procter & Gamble até dezembro, além de outros dois patrocínios com um ano de duração (leia mais a matéria na Máquina do Esporte).
Os negócios mostram o quão importante é o desempenho esportivo na hora de fechar grandes acordos de patrocínio. E revelam, também, como o mercado de patrocínio no futebol no Brasil já começa a se encaminhar para o estabelecimento, mesmo que informalmente, de um teto de valores.
A P&G deve pagar, segundo o próprio Flamengo, R$ 6,5 milhões por quatro meses de contrato. Se a conta valesse pelo ano inteiro, o valor do patrocínio máster da camisa rubro-negra estaria na casa dos R$ 19,5 milhões. Um preço justo.
O único porém é o tempo de duração do acordo. Apenas até o final do ano, mostrando que a cabeça das empresas ainda está voltada apenas para a exposição da marca. Isso explica também porque só agora, com o clube dando a resposta dentro de campo, é que surgiu um patrocinador.
Num mercado em que patrocínio ainda é visto só como exposição na camisa, o desempenho esportivo conta, e muito. Está mais do que provado que não basta ter ''o melhor do mundo no maior do mundo''. Até porque o tamanho e os valores, quem dita, é o mercado.
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Erich Beting
05/08/2011 17:12:10
Meu caro, acho que o Corinthians pode vir a ser o maior do mundo quando souber, exatamente, quem e quais são os seus torcedores/consumidores. Se analisarmos friamente, o Brasil pode vir a ser o maior mercado de futebol do mundo, mas precisa saber explorar isso. Um abraço, Erich
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Timão Grandão
05/08/2011 17:01:51
Erich, vc concorda com o Andrés Sanches ,quando ele diz que o corinthians vai ser o maior time do mundo, pode ter algo de verdadeiro nessa afirmação, uma vez que o Corinthians se encontra na cidade mais populosa e mais rica do mundo futeboliístico ,onde a população é ´paixonada por futebol, analisando que Nova Yorque e as cidades chinesas e Indianas. as populações locais não são fanáticas.
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Erich Beting
05/08/2011 16:51:51
Bruno, acho que o Flamengo tem um problema ainda maior. Simplesmente qualquer contrato no Flamengo tem de ser aprovado por 1000 conselheiros!!! Aí fica difícil trabalhar com agilidade... Um abraço, Erich
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edvaldo almeida
05/08/2011 16:47:14
R$ 19,5 milhões um preço justo? Tu é louco cumpade? Tu tem noção que tá falando da marca Flamengo? Piadista, ha, ha, ha faz-me rir Erich. É lógico que vale muito mais.
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Erich Beting
05/08/2011 16:35:38
Martín, é só olhar no histórico as minhas opiniões sobre isso. É um retrocesso e falta de visão dos clubes e empresas. Um abraço, Erich
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Erich Beting
05/08/2011 16:34:52
Gabriel, acho que houve uma supervalorização do próprio potencial de mercado do clube, independentemente de a Traffic participar ou não. Agora o negócio é fechar um acordo. Um abraço, Erich
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Gabriel Kaufman
05/08/2011 16:03:21
Erich, você não acha que o grande culpado do fato de o Flamengo não conseguir patrocínio este ano foi o acordo com a Traffic para a contratação do Ronaldinho Gaúcho? Explico: O acordo inicial previa que qualquer valor arrecadado acima de 30 milhões seria dividido entre a Traffic e o Ronaldinho. Isso fez com que a Traffic barrasse empresas que estavam oferecendo menos de 30 (no começo do ano, aqui no Rio, falava-se muito que uma montadora chinesa teria oferecido mais de 25 mi). Eu acho que a Patrícia Amorim já deve ter gastado todo o valor recebido pela Globo pela transmissão do Brasileiro do ano que vem e, não tendo mais onde arrumar dinheiro, começou a aceitar todas as propostas que chegaram.
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Martín Ravanelli
05/08/2011 15:02:50
Erich,Que pensa deste excesso,de marcas, nas camisas de futebol? Não seria mais interessante,fechar um contrato master somente na frente,valorizando e unindo a marca, a marca do clube.Fato é que se eu tivesse uma grande empresa não pagaria,para expor minha marca numa camisa cheia de outras marcas.vide Corinthians e os clubes mexicanos. e voce que pensa?
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renato
05/08/2011 14:50:39
Erich, vc acha que se o flamengo deixasse o uniforme limpo ate o final do ano isso não valorizaria mais a sua camisa? Trazendo outros lucros futuros. Mais ou menos como o galo fez em 2009 por nao achar interessante os valores oferecidos. Abraço.
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CARLOS
05/08/2011 11:32:03
Então a botavo deve ter faturado muito o ano passado .Por que o Flamengo não saia das pagina dos tele jornais de todos os canais com o caso Bruno kkkkk.
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edu
05/08/2011 10:05:34
O Corinthians usou o fenômeno para ganhar patrocinios altos, mas queria saber qual ficar maior o do Fla ou do Cor contando todos os patrocionios de uniforme juntos
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Davi
05/08/2011 09:56:16
Há também a questão das administrações dos clubes, que ainda geram muita desconfiança por parte das empresas, que preferem não firmar contratos longos.
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carlos eduardo
05/08/2011 07:47:17
Erich, pensa quanto uma empresa lucraria em exposição da marca nos ultimos dias com o flamengo, se não me engano foram 5 minutos em pleno jornal nacional na quinta e mais 5 minutos no fantastico domingo, quanto custaria esse horario nobre !!?? Além das outras redes abertas e fechadas que exibiram lances do jogo exaustivamente !!
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raphael
05/08/2011 06:01:46
Erich,Apenas por exposiçao de marca no Flamengo e Corithians sempre é um bom negocio. Me lembro nos 3 anos que o Fla namorou com a segunda divisão a cobertura na mídia era até maior que quando estava bem. O numero de telespectadores torcendo pra não cair junto com os que torciam para que caisse faziam dos jogos sempre os de maior audiência.A diferença quando o time esta na ponta é a possibilidade de abrir outros mercados como libertadores e sul americana.Sobre o patrocionio no Corithians valer mais que Flamengo acho que depende do tipo de produto/mercado do anunciante. Como o Corithians é maior em SP (um mercado mais encorpado e com um campeonato regional com maior audiência em numeors absolutos) para produtos que tem uma presença no Sudeste o Corithians é melhor. Se o produto vai ser comercializado em todo o país o Flamengo leva vantagem.
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Bruno Leite
04/08/2011 19:21:35
Erich, não vou analisar a questão se é justo ou não o Flamengo receber menos que o Corinthians . Eu lhe pergunto uma coisa: você acha que o departamento de marketing do Flamengo ou o setor do clube que lida com o valor da marca Flamengo é não tem a competência que os outros clubes tem, como por exemplo, Corinthians, São Paulo, Internacional? Abraços!
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kemer, de Manaus
04/08/2011 18:05:05
Tem clubes que fecham bons contratos sem mostrar qualidades dentro do campo. O departamento de marketing do "mais querido do Brasil" tem se mostrado muito fraco na busca pelo convencimento de patrocinadores. Acho que não estão vendendo bem o peixe do Mengão.
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Débora Silveira
04/08/2011 18:02:02
Informação de qualidade. Infelizmente as empresas não veem o marketing esportivo como um grande negócio, mas sim exposição em camisa apenas. Mas acredito que um dia iremos evoluir a mentalidade de todos!
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Erich Beting
04/08/2011 17:55:56
Bruno, tudo é questão de negociação. E aí a justiça, quem dita, é o mercado. Um abraço, Erich
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Bruno
04/08/2011 17:50:20
Erich, vc acha justo o Flamengo receber menos que o Corinthians?
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