Negócios do Esporte

A visão de longo prazo que o esporte precisa ter

Erich Beting

O UFC abriu mão de ganhar cerca de US$ 40 milhões neste final de semana com a venda de pacotes de pay-per-view da luta entre Cigano e Cain Velásquez. A decisão tomada pelos executivos do UFC tem a ver com a entrada de dois novos parceiros de transmissão da liga. Nos EUA, a Fox Sports vai exibir o combate ao vivo, enquanto no Brasil a luta marcará a estreia da TV Globo no evento.

Em troca da exposição mais ampla que essas duas emissoras vão dar, o UFC abriu mão de uma receita milionária imediata. E o que ele ganha com isso? No longo prazo, a tendência é que, cada um em seu mercado, Fox e Globo consigam ampliar o alcance da liga em seus países e, assim, gerem um aumento substancial de receitas para o UFC.

É exatamente essa visão de longo prazo que o esporte precisa ter. Em vez de olhar o imediato, o esporte tem de planejar a construção de uma marca. Se o gestor se importar apenas com o dinheiro de agora, poderá colocar a perder uma boa fonte de receita no longo prazo.

Essa é a maior dificuldade que o esporte no Brasil tem hoje. Por conta do passado de dificuldade, raramente o gestor tem condições de abrir mão de uma receita imediata pensando em ganhar mais dinheiro depois.

É essa visão deturpada de como é possível fazer dinheiro que leva o futebol, por exemplo, a lotear as suas camisas em troca de um aumento de receita imediata. Em vez de valorizar a exposição de apenas uma marca na camisa, num processo que demora tempo para ser concretizado, o clube loteia o espaço em busca de um dinheiro de curto prazo.

Da mesma forma, diversas outras modalidades não conseguem trabalhar de forma a traçar um planejamento para daqui a cinco, dez anos. Sempre o olhar está sobre a atual temporada.

Como disse aqui outro dia, o UFC é um bom exemplo a ser seguido pelas modalidades esportivas no Brasil. E agora mais um bom motivo foi dado por Dana White e sua equipe. A visão de longo prazo é fundamental para que o esporte fique cada vez mais sólido.