Negócios do Esporte

A Parmalat foi a maior vitoriosa do GP do Brasil!

Erich Beting

Que Red Bull que nada! A grande vitoriosa do GP do Brasil de Fórmula 1 foi uma empresa que há quase 30 anos não investe na modalidade. A Parmalat talvez tenha tido um dos melhores retornos de exposição de marca com a etapa brasileira da F1.

A volta de apresentação dada por Nelson Piquet a bordo do carro que ele pilotava em 1981 foi um dos pontos altos da transmissão do evento no domingo (veja ao término do texto parte do vídeo exibido pela Globo momentos depois do ocorrido, quando a emissora ainda não estava com a exibição ao vivo do GP).

A exposição que a Parmalat teve mostra o quão permanente pode ser o investimento no esporte. Com uma história de conquistas, a marca da empresa do ramo alimentício italiana ficou perpetuada na memória. É vista, até hoje, como vitoriosa, mesmo após esses anos todos tendo quebrado após a descoberta de um esquema de fraude e estar, atualmente, passando por um processo de reestruturação com novos donos em todo o mundo.

O vínculo emocional que o esporte consegue causar para o consumidor é um dos grandes diferenciais em relação a outros investimentos em patrocínios. O reflexo disso pode ser visto em Interlagos no final de semana. Qual outra marca teria uma exposição dessas durante mais de um minuto se não tivesse uma história de ligação com o esporte?

Esse é só mais um bom exemplo de como o esporte é diferente de tudo quanto é tipo de investimento em patrocínios que criam vínculos entre a marca e o público.